sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Delegação de Israel viaja ao Sudão para discutir normalização das relações entre os países

O ministro da Inteligência israelense, Eli Cohen, disse que ele acreditava que Israel estava "muito perto de normalizar os laços com o Sudão".


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA REUTERS

Bandeira do Sudão (esquerda) e Israel (direita) tremulam lado a lado. (Foto: Al-Monitor)

Uma delegação israelense fez uma rara visita ao Sudão nesta quarta-feira (21) para discutir a normalização dos laços, disse a emissora pública israelense Kan, enquanto um ministro previa um possível avanço diplomático entre os dois países.

O ministro da Inteligência israelense, Eli Cohen, disse ao Canal 13 News de Israel que ele acreditava que Israel estava "muito perto de normalizar os laços com o Sudão".

A rádio Kan não deu mais detalhes sobre as discussões realizadas em Cartum. O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o Ministério das Relações Exteriores de Israel se recusaram a comentar quando questionados sobre as perspectivas de um avanço com o Sudão.

Em um florescimento da política externa antes das eleições presidenciais dos EUA, os principais assessores do presidente Donald Trump escoltaram esta semana delegados israelenses ao Bahrein e delegados dos Emirados Árabes Unidos a Israel, cimentando as novas relações de Israel mediadas pelos Estados Unidos com os Estados do Golfo.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo disse na última quarta-feira (14) que os Estados Unidos haviam iniciado o processo de remoção do Sudão de sua lista de patrocinadores estatais do terrorismo e também estavam trabalhando "diligentemente" para fazer Cartum reconhecer e normalizar suas relações com Israel.

Pompeo não chegou a dizer que a remoção do Sudão estaria ligada à concordância de normalizar as relações com Israel. Fontes sudanesas não indicaram até agora que as negociações de normalização estavam muito avançadas.

O Ministro de Cooperação Regional de Israel, Ofir Akunis, disse que os Estados Unidos anunciariam outro acordo estabelecendo laços entre Israel e um país árabe ou muçulmano antes das eleições nos EUA.

“Tenho uma base razoável para acreditar que o anúncio será feito antes de 3 de novembro. É o que entendi de minhas fontes”, disse Akunis à Rádio do Exército de Israel.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Igrejas da Índia pedem proteção para vítimas de ataques extremistas

A aliança de igrejas quer garantir que os cristãos atacados tenham proteção e liberdade religiosa

Fonte: Portas Abertas


Uma união de igrejas evangélicas convocou o governo do estado de Chhattisgarh, no Centro-Leste da Índia, para assegurar que os cristãos que enfrentam perseguição sejam amparados e tenham liberdade e respeito para crer em Jesus.

A carta da Sociedade Evangélica da Índia a um ministro do Estado cita um incidente que ocorreu entre 22 e 23 de setembro, em que uma multidão atacou as casas de 16 famílias cristãs nas aldeias de Kakdabeda, Singanpur e Tiliyabeda no distrito de Kondagaon de Chhattisgarh. No ocorrido, pelo menos 75 cristãos fugiram de suas casas e precisaram de atendimento médico, pois foram agredidos pelos aldeões.

A Sociedade pede que o ministro tome medidas imediatas para fornecer segurança e resguardar o direito constitucional dos cidadãos de praticar a fé. "Também pedimos a garantia de que os autores dos ataques sejam levados à justiça e sejam presos, para que a lei seja cumprida e nenhuma situação tão desagradável possa surgir no futuro", disse a organização que representa mais de 65.000 igrejas e instituições na Índia.

Além disso, líderes cristãos em Chhattisgarh solicitaram uma legislação que criminaliza o boicote social, em que os seguidores de Cristo são coagidos a abandonar a fé sob a ameaça de serem excluídos das atividades sociais e econômicas das comunidades. O único estado indiano que até agora introduziu uma legislação que criminaliza boicotes sociais é Maharashtra. A lei proíbe a exclusão social em nome de casta, comunidade, religião, rituais ou costumes, e as violações são puníveis com três anos de prisão e multa.

A Índia é 10° país na Lista Mundial da Perseguição 2020 e os cristãos no país tem lidado com a hinduinização que, segundo o primeiro-ministro, quer limpara a Índia de outras religiões até 2021.

Como vivem os cristãos na Índia

A revista Portas Abertas de Agosto relembra a história da cristã inidana Kirti*. Após ser curada milagrosamente durante um culto em uma vila distante, ela teve de voltar à sua vila, onde o hinduísmo é parte da comunidade e ir contra ele leva a possível expulsão ou até á morte. Ao voltar para casa, a notícia de sua conversão se espalhou: "Kirti rejeitou os deuses hindus e agora segue ao 'deus estrangeiro', Jesus", diziam sobre ela. A história de Kirti é trágica e recheada de tortura, agressões, morte e dor. Mas também é permeada pelo amor de Deus, que lhe concedeu uma fé inabalável.

Para saber mais, acesse o site e receba a revista Portas Abertas, que é editada mensalmente.

Você pode fazer mais por cristãos perseguidos na Índia

A Portas Abertas atua no país, fornecendo ajuda emergencial, bem como treinamento de líderes, apoio pós-trauma e apoiando cristãos para que permaneçam firmes em sua fé. Para saber mais sobre os projetos e como você pode ajudar esses irmãos, acesse a Campanha Global da Índia e tenha mais informações.

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Inspirados na ‘profecia bíblica’, cristãos sul-coreanos ajudam judeus a voltar para Israel

Cristãos da Coreia do Sul fizeram uma doação de 1 milhão de dólares para ajudar judeus a retornar para Israel.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA CBN NEWS

Cristãos da Coreia do Sul ajudam judeus no processo de aliyah em Israel. (Foto: One New Man Family)


Os cristãos na Coreia do Sul estão trabalhando para ajudar a levar os judeus exilados de volta à Terra Santa.

A organização cristã coreana One New Man Family fez uma doação de US$ 1 milhão (equivalente a quase R$ 5,6 milhões no câmbio atual) para a ajudar centenas de judeus a fazerem a “aliyah”, ou seja, imigrar para Israel. O retorno de judeus é feito através da Agência Judaica para Israel.

Os cristãos conseguiram atingir a meta de doações apesar da pandemia global do coronavírus. “Tempos difíceis também trazem oportunidades para construir pontes”, disse o presidente da One New Man Family, o pastor Eun Soo Seol.

“Através das nossas ações, estamos expressando nosso amor pelo povo judeu e fazendo uma parceria com Deus no cumprimento da profecia bíblica, que promete o retorno dos judeus exilados à Terra Santa dos ​​quatro cantos da terra”, disse Seol.

A Agência Judaica para Israel agradeceu aos cristãos sul-coreanos por seu apoio.

“Encontrar formas de envolver os cristãos coreanos no apoio a Israel é uma honra para mim”, disse Dvora Ganani-Elad, da Agência Judaica para Israel.


Cristãos da Coreia do Sul ajudam judeus no processo de aliyah em Israel. (Foto: One New Man Family)

“Os cristãos coreanos são pessoas bonitas por dentro e por fora. Muitos dos 10 milhões de cristãos na Coreia do Sul veem seu apoio a Israel como mais do que apenas uma escolha moral, mas um mandato bíblico. Somos muito gratos por seu apoio generoso e amizade”, ela continuou.

A imigração judaica para Israel continua, apesar do avanço da Covid-19. A expectativa da Agência Judaica para Israel é que, nos próximos cinco anos, pelo menos 250 mil judeus façam a aliyah.

“Precisamos trabalhar junto com o governo de Israel para construir um plano especial que os ajudará a fazer aliyah”, disse Shay Felber, diretor de Aliyah e Absorção da Agência Judaica.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Uma Oração por Unidade

 “Tenham coragem. Eu venci o mundo.”

Fonte: YoyVersion


Logo após dizer essas palavras, Jesus orou para que a futura Igreja “estivesse unida,” assim como Ele e o Pai estavam unidos, dessa forma o mundo O conheceria.

O que é unidade?

Unidade significa estarmos unidos em um mesmo propósito e paixão, e envolve trocar a nossa vontade pela vontade de Cristo. Mesmo que a unidade seja difícil, Jesus parecia crer que ela era necessária para que o mundo conhecesse a Ele.

Quando cultivamos a unidade no corpo de Cristo, reconhecemos que Jesus está no controle e que Sua graça é suficiente para cobrir nossas diferenças.

Hoje, vamos buscar o coração de Deus, pedindo que unifique a Sua Igreja, para que o mundo creia Naquele que Deus enviou para nos unir.

VAMOS ORAR

Jesus,

Obrigado por ter vencido o mundo. Por conta disso, podemos experimentar a unidade contigo. E por estarmos unidos a Ti podemos experimentar a unidade uns com os outros.

Tu manténs todas as coisas. Ao centrarmos nossas vidas em Ti, ajuda-nos a ver todas as formas pelas quais estás atuando no mundo.

Nos aproxime do Teu coração para que comecemos a nos ver como o Senhor nos vê. Que isso nos encoraje a buscar não apenas nossos próprios interesses, mas também os dos outros.

Queremos que o Teu reino venha na terra como no céu. Unifica-nos em um mesmo propósito, para que nada impeça que aqueles que Te buscam creiam em Ti. Que possamos experimentar uma unidade perfeita, mostrando ao mundo que Tu nos enviaste, e que o amas incondicionalmente.

Venha, Senhor Jesus, e faça em nossas vidas o que somente Tu podes fazer.

Em nome de Jesus, Amém.

Recebido por e-mail 

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Netanyahu agradece apoio de cristãos em evento: “Vocês são amigos extraordinários”

O primeiro-ministro de Israel fez um agradecimento especial aos cristãos durante a 4ª Cúpula Anual da Mídia Cristã, em Jerusalém.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO BREAKING ISRAEL NEWS

Primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na Cúpula da Mídia Cristã de 2019. (Foto: Amos Ben Gershom/GPO)

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez um agradecimento especial aos cristãos durante a 4ª Cúpula Anual da Mídia Cristã do governo israelense, transmitida online na noite de domingo (18) a partir do museu Friends of Zion, no centro de Jerusalém.

“Israel não tem melhores amigos do que os nossos amigos cristãos ao redor do mundo”, disse Netanyahu. “Sua amizade e apoio são muito apreciados, grandemente apreciados”.

O premiê também mencionou o acordo de paz estabelecido recentemente entre Israel, Emirados Árabes Unidos e Bahrein. Ele acredita que foi um “marco histórico” que marca pela primeira vez o reconhecimento “da legitimidade de Israel” por países árabes.

Em mensagem aos cristãos, Netanyahu fez um agradecimento especial: “Se alguém esteve lá, durante todo o tempo, foram vocês. Vocês entenderam o imperativo histórico, esta grande odisséia do retorno do povo judeu voltando à sua terra, construindo seu Estado, reconstruindo sua capacidade de criar e defender seu presente e seu futuro”.

“Vocês têm sido amigos extraordinários. Vocês foram campeões extraordinários da terra de Israel e do povo judeu e campeões extraordinários da verdade”, acrescentou o premiê. “Continuem levantando a tocha da verdade porque, mais cedo ou mais tarde, todos verão”.

O presidente de Israel, Reuven Rivlim, também participou da cúpula e comentou sobre a normalização com os países árabes. “O histórico ‘Acordo de Abraão’ pode fornecer um modelo de coexistência pacífica entre todas as pessoas e religiões em nossa região e ao redor do mundo. Israel continuará fazendo tudo o que for necessário para buscar a paz com todos os nossos vizinhos”.

O evento também contou com a participação do embaixador dos Estados Unidos em Israel, David Friedman.

Durante a cúpula, o fundador do Friends of Zion Heritage Center, Dr. Mike Evans, anunciou a entrega do Prêmio Amigos de Sião a onze líderes mundiais, incluindo dois reis, um primeiro-ministro, um sultão, um príncipe herdeiro e seis presidentes.

Entre os premiados, estão: o rei Hamad bin Isa Al Khalifa, do Bahrein; o rei Mohammed VI, de Marrocos; o primeiro-ministro Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, dos Emirados Árabes Unidos; o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita; o sultão Haitham bin Tariq, de Omã; o presidente Aleksandar Vučić, da Sérvia; o presidente Klaus Iohannis, da Romênia; o presidente Mario Abdo Benítez, do Paraguai; o presidente de Miloš Zeman, da República Tcheca; o presidente Yoweri Museveni, de Uganda e o presidente Lazarus Chakwera, do Malawi.

Negociações de paz

De acordo com o Dr. Evans, “todos esses presidentes moverão suas embaixadas para Jerusalém e todos os líderes muçulmanos farão a paz com Israel a tempo”.

O Dr. Evans, que fez parte de uma delegação que se reuniu com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman na Arábia Saudita, disse que as iniciativas de paz estão tomando forma na região do Golfo.

“O príncipe herdeiro Mohammed bin Salman disse ao nosso grupo que os palestinos podem resolver seu problema copiando Israel. Ele também disse que o ensino às crianças de ódio aos judeus deve parar e que o mundo deve ter tolerância zero com o terrorismo sendo usado para atingir objetivos políticos”, disse Evans.

O Prêmio Amigos de Sião foi encomendado pelo 9º presidente de Israel, o falecido Shimon Peres, que também atuou como presidente internacional do Friends of Zion Heritage Center Heritage Center. Este prêmio foi concedido a líderes mundiais que apoiaram o Estado de Israel e o povo judeu.

Entre os premiados anteriores estão o atual presidente dos EUA, Donald Trump, o ex-presidente americano George W. Bush, o príncipe Albert II de Mônaco, a presidente Salome Zourabishvili da Geórgia, o secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo e muitos outros.