sexta-feira, 17 de março de 2023

“Acordo entre Irã e Arábia Saudita é jogo estratégico contra EUA e Israel”, diz especialista

Conforme Seth Frantzman, o novo acordo é uma tentativa de enfraquecer os Acordos de Abraão.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE JERUSALÉM POST

Autoridades do Irã e Arábia Saudita durante a cerimônia para assinatura do acordo, em 11 de março de 2023. (Foto: Captura de tela/YouTube Al Jazeera English)

O novo acordo entre o Irã e a Arábia Saudita, no início de março, está sendo apontado por especialistas como um “golpe para EUA e Israel”, bem como para os aliados ocidentais.

A notícia foi dada no momento em que o Irã acelera seu programa nuclear após dois anos de tentativas fracassadas dos EUA de reviver um acordo de 2015 que visava impedir Teerã de produzir uma bomba nuclear.

De acordo com o PhD Seth Frantzman, analista em assuntos do Oriente Médio e correspondente sênior do Jerusalem Post: “A mídia iraniana, com o apoio do regime e do IRGC (Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica), está falando sobre esse acordo de forma a retratá-lo como algum tipo de jogo de xadrez do mundo real”.

“O conceito de xadrez tridimensional é aquele em que algo é excessivamente complicado e não é jogado em uma paisagem linear ou bidimensional. O regime do Irã não quer passar a mensagem de que o acordo com a Arábia Saudita foi simplesmente por necessidade e pragmatismo”, explicou.

Seth esclarece que o Irã não quer que o mundo pense que agora ele é pró-saudita. “Em vez disso, quer transmitir a mensagem de que está fazendo mais do que apenas normalizar os laços com os sauditas, fingindo que o fez para minar os EUA e Israel”, disse ainda.

Tentativa de prejudicar os “Acordos de Abraão”

Conforme o analista: “O novo acordo saudita-iraniano é parte de um processo maior pelo qual Teerã e seus aliados da ‘resistência’ na região estão revertendo os anos de sucesso israelense que surgiram por meio dos Acordos de Abraão”.

“O Irã estava muito preocupado com esse ‘acordo de paz’ e desconfiava dos laços de Israel com o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos e possíveis laços com a Arábia Saudita”, ele disse.

“A mídia iraniana, muitas vezes, tentou minar os Estados do Golfo que estavam trabalhando com o Estado judeu. O Irã também mobilizou grupos como os Houthis para ameaçar a Arábia Saudita e os Emirados Árabes. Os Houthis no Iêmen também são antiamericanos e anti-Israel”, mencionou.

“A mídia pró-regime do Irã publicou vários artigos esta semana descrevendo o acordo Irã-Arábia Saudita como um golpe para os EUA na região. O relatório recente diz que este é o começo do declínio da influência americana na região”, continuou.

“Essa narrativa é interessante porque, embora a mídia da República Islâmica diga que o acordo é importante e muda sete anos de tensões entre Irã e Arábia Saudita, as reivindicações também retratam isso como parte do processo de retirada dos EUA do Afeganistão e também dizem que os EUA falharam na Síria e na Ucrânia”, resumiu.

Irã e suas “mensagens subliminares”

“Por que o regime do Irã acha que também deve retratar o acordo como um revés para Israel? O Irã está espalhando essa mensagem por causa desse jogo de ‘xadrez 3-D’, onde quer fingir que fez uma coisa ‘assinar um acordo com Riad’, para conseguir outra coisa ‘a erosão da influência israelense no Golfo’.

“O acordo saudita-iraniano relatado em outras partes da região, como a Turquia, é visto como pragmático e incluirá potencial comércio e investimento. Este é um acordo ‘construtivo’, conforme um artigo do jornal turco Anadolu.

“A mensagem do Irã é diferente. Ele quer alegar que o acordo está realmente relacionado aos EUA e Israel. Teerã afirma ‘resistir’ a eles há décadas. Isso faz parte de sua propaganda geral na região. Mobiliza o Hezbollah, as milícias na Síria e no Iraque e os Houthis no Iêmen sob a bandeira da luta contra Israel e os EUA”, destacou o especialista.

Oposição aos EUA

“Mas esse ‘eixo de resistência’ é em grande parte uma história de propaganda. O Irã usa alegações de oposição a essas duas potências ocidentais como uma forma de colocar o pé na porta em lugares como Líbano, Síria e Iraque”, apontou.

“Em seguida, explora as condições locais para dominar a economia e a política, esvaziar o Estado e lucrar com o declínio desses países”, explicou.

“Embora coloque uma bandeira de “oposição aos EUA”, no geral, todos que observaram o Líbano na última década e meia devem notar que a ‘resistência’ que levou o Líbano à falência, mas não se opôs aos EUA ou a Israel mais do que costumava ser. Isso mostra que as mensagens do Irã são amplamente usadas para adoçar a realidade”, resumiu.

Sobre os Acordos de Abraão

No dia 15 de setembro de 2020, Israel, Bahrein e Emirados Unidos Árabes assinaram um acordo de paz no Oriente Médio, que ficou conhecido como os “Acordos de Abraão”.

O nome do patriarca Abraão no acordo, conforme explicaram os envolvidos, é uma homenagem às três religiões abraâmicas enraizadas no que hoje é Israel e nações vizinhas.

O evento que estabeleceu as relações diplomáticas entre os três países de maioria muçulmana no golfo Pérsico foi presidido pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca.

A assinatura do acordo de paz entre os três países, até então inimigos, foi considerada como uma grande mudança no curso da história, depois de décadas de divisão e conflito.

“Graças à coragem dos líderes presentes, damos um grande passo em direção a um futuro no qual pessoas de todas as religiões e origens possam viver juntas em paz e prosperidade”, declarou Trump na ocasião.

quarta-feira, 15 de março de 2023

“Conversões em massa estão acontecendo debaixo dos nossos olhos”, admite oficial do Irã

Há muitos relatos sobre “a mão de Deus se movendo no Irã”, mostrando que o número de cristãos secretos não para de crescer.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE GLOBAL CHRISTIAN RELIEF

Oficiais iranianos admitem o crescimento da Igreja no país. (Foto ilustrativa: Wikimedia Commons)

Apesar de ser ilegal a conversão ao cristianismo no Irã, há notícias de uma conversão em massa no país. De acordo com o Global Christian Relief, o movimento tem sido tão intenso que o próprio governo reconheceu o crescimento exponencial da Igreja.

Durante uma reunião, dirigindo-se aos líderes muçulmanos xiitas, o ministro da Inteligência do Irã, Mahmoud Alavi, disse abertamente ter convocado cristãos convertidos para interrogatório, dizendo: “Conversões em massa estão acontecendo bem diante de nossos olhos”.

Mesmo com a intensificação da perseguição aos cristãos, a Igreja permanece forte. Para tentar combatê-la, no entanto, Alavi admitiu que sua agência está colaborando com seminários religiosos muçulmanos para tratar do assunto.

‘Conversões estão acontecendo em massa’

Em seu discurso, Alavi também disse que “esses convertidos são pessoas comuns, cujo trabalho é vender sanduíches ou coisas semelhantes”.

De acordo com o Diretor de Advocacia do Artigo 18, Mansour Borji, essa admissão representa uma “grande mudança” da retórica usual do Irã de que os convertidos são “agentes do Ocidente” que passaram por treinamento significativo para minar a segurança nacional.

“Também é interessante ver o ministro da inteligência admitir a conversão de famílias inteiras”, disse Borji observando que isso é “uma admissão de que tais conversões estão longe de ser um evento raro; ao contrário, elas estão acontecendo em massa e em todo o país”.

Iranianos que se converteram ao cristianismo e foram presos pelo regime ditador muçulmano. (Foto: Reprodução/Cortesia Artigo 18)

‘O número de cristãos secretos pode chegar a 1 milhão’

Os clérigos islâmicos estão expressando sérias preocupações sobre muitos jovens se convertendo ao cristianismo. Um líder de seminário islâmico, o aiatolá Boroujerdi, observou que “relatórios precisos indicam que os jovens estão se tornando cristãos em Qom e frequentando igrejas domésticas”.

Qom é a sétima maior cidade do Irã e o epicentro do país para estudos islâmicos. E agora, os relatos de dentro do país que costuma ser extremamente fechado revelam que Deus está trabalhando por meio da fidelidade de cristãos corajosos para expandir Seu Reino.

Existem vários relatos sobre “a mão de Deus se movendo” e os muçulmanos aceitando a Cristo como Salvador. Em 1979, o número de cristãos secretos era cerca de 500, atualmente fala-se em 500.000 e há fontes que acreditam que este número pode estar perto de 1 milhão.

De acordo com Elam Ministries — organização fundada em 1990 por líderes da igreja iraniana — mais iranianos se tornaram cristãos nos últimos 20 anos do que nos 13 séculos anteriores desde que o islamismo chegou ao Irã.

O que está impulsionando os iranianos ao cristianismo?

Em 2016, a organização de pesquisa missionária Operation World nomeou o Irã como tendo a igreja evangélica que mais cresce no mundo. Mas, qual seria a motivação?

De acordo com especialistas, o crescimento explosivo do cristianismo no Irã foi impulsionado pela “fome espiritual e desilusão com o regime islâmico” e pela fidelidade dos cristãos que arriscam tudo para compartilhar o Evangelho, mesmo em meio à perseguição.

A violência em nome do Islã causou desilusão generalizada com o regime e levou muitos iranianos a questionar suas crenças. Múltiplos relatórios indicam que até mesmo filhos de líderes políticos e espirituais estão trocando o islã pelo cristianismo.

Sobre a necessidade da Igreja se manter secreta

Como os cultos em farsi (língua persa) não são permitidos, a maioria dos convertidos se reúne informalmente em igrejas domésticas ou recebe informações sobre o cristianismo por meio da mídia, como TV via satélite e sites.

O movimento ilegal de igrejas domésticas, que inclui milhares de cristãos, continua a crescer em tamanho e impacto à medida que Deus trabalha por meio de vidas transformadas. Os líderes da igreja no Irã acreditam que milhões podem se converter nos próximos anos.

Amin Khaki, Milad Goodarzi, Yaghoob Nateghi, Shahebedin Shahi e Alireza Nourmohamadi foram presos por causa de sua fé, em dezembro de 2017. (Foto: Reprodução/Artigo 18)

‘O crescimento da Igreja no Irã vai impactar as nações muçulmanas’’

“Se permanecermos fiéis ao nosso chamado, nossa convicção é que é possível ver a nação transformada durante nossa vida”, compartilhou um líder da igreja doméstica.

“Como o Irã é uma nação estratégica, o crescimento da igreja impactará as nações muçulmanas em todo o mundo islâmico”, continuou.

É como a igreja de Atos nos mostra — a perseguição que os crentes sofreram como um grupo de discípulos comprometidos, inspirados e inflamados pelo Espírito Santo — tornou-se um catalisador para a multiplicação de crentes e igrejas”, disse ainda.

“Quando veio a perseguição, eles não se dispersaram, mas permaneceram na cidade onde era mais estratégico e perigoso. Eles foram presos, envergonhados e espancados por sua mensagem. Ainda assim, eles permaneceram para lançar as bases de um movimento que sacudiu a terra”, destacou.

‘Quanto mais perseguição, mais crescimento’

“Assim é no Irã. Quando a revolução iraniana de 1979 estabeleceu um regime islâmico de linha dura, as duas décadas seguintes deram início a uma onda de perseguição que continua até hoje”, relacionou.

Ainda conforme o líder, todos os missionários foram expulsos, o evangelismo foi proibido, as Bíblias na língua persa ou farsi foram proibidas e vários pastores foram mortos.

Muitos temiam que a pequena e incipiente igreja iraniana não sobreviveria. Em vez disso, a igreja, alimentada pela devoção e paixão dos discípulos, multiplicou-se exponencialmente. Os iranianos se tornaram o povo muçulmano mais aberto ao Evangelho no Oriente Médio.

A equipe do Global Christian Relief exorta a todos para que apoiem os cristãos perseguidos no Irã através de orações e súplicas.

“Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estivessem sofrendo no corpo”. (Hebreus 13.3)

segunda-feira, 13 de março de 2023

Café ☕️ com Deus “Semeia a tua semente.” Eclesiastes 11:4-6

Plante sementes boas, para quando colheita chegar, colha frutos bons.
Agrotécnico 2022 - Todos os Direitos Reservados



Alunos de universidade cristã são banidos de parceria devido às suas crenças

Os advogados da ADF, que representam a Arizona Christian University, entraram com ação contra o fim inconstitucional da parceria.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA ADF INTERNATIONAL

Fachada da Arizona Christian University. (Foto: Reprodução/Alliance Defending Freedom-ADF)

A Alliance Defending Freedom, que representa a Arizona Christian University (ACU), entrou com uma ação na quinta-feira (09) contra o Washington Elementary School District por ter rompido permanentemente os laços com a universidade devido às suas crenças religiosas.

Segundo a ADF, durante os últimos 11 anos, a Arizona Christian University e o Washington Elementary School District, o maior distrito de ensino fundamental em Phoenix e Glendale, mantiveram uma parceria mutuamente benéfica. Por meio dela, os alunos do programa educacional elementar da universidade ensinavam e acompanhavam os professores nas escolas do distrito.

Há duas semanas, essa parceria chegou a um fim abrupto quando o distrito escolar encerrou seu relacionamento com a ACU devido às crenças religiosas da universidade sobre casamento e sexualidade bíblicos, embora nenhuma reclamação tenha sido feita sobre um aluno ou ex-aluno cristão do Arizona.

Violação constitucional

A decisão do distrito escolar de romper seu relacionamento com a escola e interromper acordos futuros devido ao seu status religioso e crenças, viola as liberdades constitucionalmente protegidas da universidade.

“Ao discriminar a Arizona Christian University e negar-lhe a oportunidade de participar do programa de professor aluno por causa de seu status religioso e crenças, o distrito escolar está em flagrante violação da Constituição dos EUA, sem mencionar a lei estadual que protege a liberdade religiosa da ACU”, disse o conselheiro sênior da ADF David Cortman, vice-presidente de litígios nos EUA.

E continuou: “Os funcionários do Distrito Escolar Primário de Washington estão causando danos irreparáveis ​​à ACU todos os dias, forçando-a a escolher entre suas crenças religiosas e a parceria com as escolas públicas da área”.

“Em um momento em que há uma escassez crítica de professores qualificados e atenciosos, os funcionários do Washington Elementary School District estão escolhendo suas próprias ideologias políticas em vez das necessidades das crianças do ensino fundamental”, disse o conselheiro sênior da ADF, Ryan Tucker, diretor do ADF Center for Christian Ministries.

“Os funcionários da escola não apenas estão prestando um tremendo desserviço às famílias de Phoenix e Glendale ao privar seus filhos da tão necessária assistência pedagógica, como também estão violando a Primeira Emenda e a lei estadual, ao privar os alunos da ACU, por causa de sua fé, da oportunidade de parceria com o distrito escolar.”

Benefícios retirados

Através da parceria com o Washington Elementary School District, os alunos da ACU adquiriram a experiência prática necessária para se formarem, enquanto o distrito escolar se beneficiou da assistência gratuita adicional no ensino. Na verdade, vários graduados da ACU, que anteriormente lecionaram em uma das escolas do distrito, foram contratados pelo mesmo.

Durante uma reunião do conselho do distrito escolar em 23 de fevereiro, os cinco membros votaram unanimemente para encerrar o relacionamento com a ACU devido às suas crenças religiosas.

De acordo com o processo, os funcionários do distrito escolar demonstraram abertamente hostilidade em relação a essas crenças, questionando como alguém poderia “estar comprometido com Jesus Cristo” e, ao mesmo tempo, respeitar os alunos e membros do conselho LGBTQ.

Um membro do conselho chegou a afirmar que a mera presença de alunos-professores da ACU faria alguns alunos – e ela própria – se sentirem "inseguros". Outra afirmou que estava “envergonhada” por ter permitido que a parceria do distrito escolar com a ACU continuasse por tanto tempo.

Liberdade religiosa

“Por mais de uma década, os programas de Educação Primária da Arizona Christian University atenderam alegremente as crianças nas comunidades de Phoenix e Glendale em parceria com o Washington Elementary School District. Nossos alunos universitários que seguem carreiras docentes trazem respeito, gentileza e excelência para as salas de aula do ensino fundamental”, disse a Dra. Linnea Lyding, reitora da Escola de Educação Shelly Roden e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da ACU.

“Certamente esperamos poder continuar nossa parceria com este distrito para o benefício das crianças do ensino fundamental em nossa comunidade e para nossos alunos-professores”, declarou.

Os advogados da ADF entraram com o processo Arizona Christian University v. Washington Elementary School District no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito do Arizona.

A Alliance Defending Freedom é uma organização jurídica sem fins lucrativos, de construção de alianças, comprometida em proteger a liberdade religiosa, a liberdade de expressão, os direitos dos pais e a santidade da vida.