segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A MULHER SOB A PESCPETIVA DE DEUS



Leitura inicial: Gêneses 2:18, 21-24 
 

“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”

Deus fez uma ajudadora para o homem e esse ajudar é em todos os aspectos da vida

Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Prov. 14:1

A principal característica de uma mulher feliz não é a posse de bens materiais, a realização profissional ou a sua atitude feminista libertária, mas sim a sua capacidade de se permitir ao controle do Espírito Santo, para que desfrute de intensa paz interior, sendo capaz de proporcionar felicidade àqueles que dela se acercam.
É justamente aí que reside a necessidade de se avaliar o tipo de mulher que você é. Deus te abençoou e te capacitou com peculiaridades que não podem ser negligenciadas se você deseja ser bênção e proporcionar felicidade àqueles que são "dependentes e carentes da força da mulher".
Vejamos então, com base no Texto Sagrado, quais as bênçãos que Deus te deu. A primeira delas é...

1. MULHER AJUDADORA

Ser mulher não é ser do sexo frágil; é ser do sexo feminino. Deus não apresenta a designação de sexo frágil, Gênesis 1.27 e “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” 2.18-24. No propósito do Criador ser mulher é estar ao lado do homem, com idoneidade e semelhança espiritual, apesar das diferenças físicas,
Ser mulher, na perspectiva da Palavra de Deus não é ser feminista, matrona e muito menos machona, numa tentativa alucinada e infrutífera de sobrepujar a masculinidade. Ser mulher é ser mulher... Com a naturalidade, as peculiaridades e a beleza contemplativa que só o sexo feminino é capaz de perceber na natureza.
Ser mulher é ser simplesmente feminina. É ter personalidade e ao mesmo tempo ser capaz de sonhar colorido. Ser mulher é ser resistente sem embrutecer o coração. Ser mulher é, por fim, ser a adjutória idônea para que sejas amada e honrada por seu marido.
A segunda bênção que Deus deu a você é...

2. MULHER SABIA

Exemplo de sabedoria, Ester primeiro orou para que Deus lhe desse estratégia para conseguir o que queria após a oração Ela preparou 2 banquetes para o rei, ou seja, agradou primeiro para depois pedir o que queria.
Sabedoria é conhecimento justo das coisas e dos fatos. É equilíbrio mental e espiritual que se manifesta nas ações de conduta e na expressão da vontade.
É incontestável o fato de que são as mulheres sábias que atuam como o fiel da balança nas relações humanas. Até no símbolo da justiça, que é uma balança, quem tem, mas o ponto de equilíbrio é uma mulher.
A sabedoria que Deus concede as mulheres transcende a inteligência do mais sábio homem. O mais inteligente dos homens ou o mais equilibrado,
Ser sábia é ser capaz de utilizar as palavras para transmitir além de idéias e informações. É saber expressar de forma profunda e sincera as suas razões, e por que não dizer a Razão, É ser hábil no transmitir os sentimentos e as emoções mais sinceras e fraternas. Ser sábia é ter grandeza de se fazer pequena diante de Deus, para ouvir a sua voz e conhecer sua vontade, proporcionando à família o bem-emocional e espiritual necessários. É fazer o marido acreditar que tem autoridade, que é o chefe da casa, mesmo quando você, em oração e submissão ao Senhor, precisar assumir o comando.
Por último, das grandes bênçãos de Deus, ele te deu...

 
3. MULHER EDIFICADORA

Êxodo 2 Joquebede mãe de Moisés ao invés de chorar as magoas que o rei ia matar seu filho usou de sabedoria, e astucia para proteger seu filho do Rei que havia mandado matar todas as crianças do sexo feminino.
O menino cresceu um pouquinho ............. Depois ele veio para que ela o criasse e com isso ela o ensinou todas as verdades de Deus e o educou para ser um servo de Deus.
                     
Edificar é erguer, levantar, criar. É construir. No contexto deste verso é induzir à virtude infundindo sentimentos morais e religiosos pautados nos absolutos de Deus.
Você não deve esperar de seu esposo um esforço contínuo na estruturação de seu lar e sua família, de sua casa como afirma o texto, este trabalho é seu e você não pode desperdiçar a bênção que é influenciar e educar os filhos para que sejam fiéis ao Senhor. É trabalhoso. É desgastante sim, mas nada se compara a alegria de se ter a uma família integrada à igreja e fiel a Jesus Cristo.
Seu trabalho, mulher, é edificar o seu lar. Não é erguer palácios ou ornamentar castelos. É construir sobre bases e estruturas sólidas o seu lar e a convivência familiar, preservando conceitos bíblicos que darão direcionamento à vida em família.
Se você for capaz de solidificar seu lar em Cristo, mesmo quando seus filhos formarem suas próprias famílias levará os absolutos de Deus gravados em suas mentes e corações, fazendo você sentir intensa alegria no trabalho de edificar um verdadeiro lar cristão.

4. A MULHER SERIA SENSÍVEL

Mateus 27:19E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.”
A mulher de Pilatos teve um sonho ao orientar seu marido sobre como Jesus era justo livrou seu marido da culpa da morte de Jesus.

5 – MULHER OBSERVADORA

2 Reis 4:9 “E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.” Ela observava sempre o profeta Eliseu que passava próximo a casa dela.

 
6 – MULHER APAZIGUANDORA

“Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias,
Então Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro.
E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.” 1 Samuel 25:28,32,33

Abigail assumiu o erro do marido para livrar seu marido e sua família da ira de Davi.

Conclusão

A mulher é o equilíbrio do Lar. Muitas mulheres dizem que seus maridos não param em casa, outras dizem que eles só vivem na igreja, será que não é sua culpa, pois nós queremos ficar onde encontramos paz, harmonia, alegria, prazer. Será que não está faltando isso na sua casa?   Sei que não é fácil a vida, mas com a ajuda do Espírito Santo E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26 tudo se torna muito fácil, busque a ajuda do Senhor e você cantara o hino da vitória, busque ajuda do Espírito Santo e você verá que a vida é maravilhosa.
Provérbios 31:28, 29 “Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior.”

Conta uma historia de um homem que teve a escolha de ter um dia maravilhoso ou um dia de cão.
Infelizmente ele escolheu um dia de cão.

 
Quando uma mulher toma voluntariamente a opção de ser submissa por causa da Palavra de Deus e assim sujeitar-se a um estado de subordinação ao seu marido, ela torna a ser uma pessoa dependente. É esta atitude de dependência que é difícil para a mulher aceitar. É nesta colocação que ela necessita que o marido seja tudo o que ele deva ser. Ela voluntariamente se coloca numa posição vulnerável, quer dizer, numa posição de dependência de outro que pode ou não pode ser o que ela precisa. Se o homem do lar for menos do que ele deve, ela sentirá desamparada, exposta aos perigos e muito insegura.
Desde que submissão tem o aspecto de dependência, a sociedade tem interpretado isso em um ponto de fraqueza e desigualdade na parte da mulher. Há partidos políticos e movimentos na sociedade que visam remover essa dependência. Leis são promovidas para posicionara mulher ao lado do homem como igual. É claro que esta atitude desafia o propósito de Deus. Ela foi criada para ajudar o homem e não competir com ele. Isso não quer dizer que a mulher é menos capacitada que o homem, mas só que a capacidade dela deve ser direcionada diferentemente que o homem. A capacidade total dela é para ajudar o homem, e a Bíblia mostra quais são as áreas que ela deve empregar a sua ajuda indispensável.

(veja a tabela sobre O Domínio da Mulher - O Seu Lar)


Provérbios 9

  • v. 1 edificou a sua casa (14:1) lavrou as suas sete colunas
  • v. 2 abateu seus animais misturou o seu vinho preparou a sua mesa
  • v. 3 ordenou às suas criadas nota que o tempo dos verbos é passado.

Provérbios 31

  • v. 1-9 ensina o filho a profecia moral, conduta e sabedoria
  • v. 13 busca lã e linho trabalha com suas mãos
  • v. 14 traz de longe o seu pão
  • v. 15 dar de comer aos da casa distribui a tarefa das servas
  • v. 16 examina e adquire propriedade planta uma vinha
  • v. 17 cinge os seus lombos de força fortalece os seus braços
  • v. 18 Vê que é boa a sua mercadoria sua lâmpada não se apaga de noite
  • v. 19 opera o fuso e a roca (isso é maquina de costurar)
  • v. 20 estende as suas mãos ao necessitado
  • v. 21 cuida da vestimenta dos do lar
  • v. 22 faz panos de linho fino e vende-os entrega cintos aos mercadores
  • v. 27 está atenta ao andamento da casa nota que o tempo dos verbos é presente ou contínuo
  • v.28 Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo:
  • v.29 Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior