sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Pacientes têm experiência com Jesus em cirurgia, após serem evangelizados por médicos

Após uma explosão na Libéria, vítimas se entregam a Cristo no hospital missionário da Samaritan's Purse.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE SAMARITAN'S PURSE

Os médicos apresentaram Jesus aos pacientes. (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)

Sobreviventes de uma explosão no final de dezembro, na Libéria, estão experimentando o amor de Deus através de uma equipe médica da missão Samaritan's Purse.

A explosão ocorreu no dia 26 de dezembro em Totota, condado de Bong, a 130 quilômetros de Monróvia, capital do país.

Segundo o portal UOL, o policial Malvin Sackor, informou que o incidente aconteceu depois que alguns moradores se reuniram ao redor de um caminhão para tentar recuperar combustível.

De acordo com Francis Kateh, médico-chefe da Libéria, 74 mortes foram registradas.

Dezenas de sobreviventes gravemente feridos foram levados para uma instalação médica estadual local e para a ELWA (Eternal Love Winning África), um dos hospitais missionários parceiros da missão.

A Samaritan's Purse enviou cinco médicos especializados em cuidados com queimaduras para a ELWA.

Segundo a enfermeira Joany McDougall, a equipe da ELWA estava cansada depois de dois dias cuidando dos 22 sobreviventes que foram enviados para lá.

Joany contou que essa tarefa teria “sobrecarregado até um hospital nos Estados Unidos”. Porém, seus esforços incansáveis salvaram vidas.

“Se você não tratar adequadamente esses pacientes com rapidez, eles morrerão em 24 a 48 horas”, disse ela.

Equipe médica. (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)

Experiências com Deus

A Equipe de Resposta Médica a Desastres (DART) da Samaritan's Purse começou a trabalhar imediatamente.

Eles passaram horas limpando e corrigindo feridas profundas, um procedimento doloroso que eventualmente levou a enxertos cirúrgicos de pele.

“Louvamos a Deus que esses procedimentos diários ajudaram a salvar vidas e permitiram que nossa equipe ministrasse o amor de Jesus, compartilhando a verdade do Evangelho em meio ao medo e sofrimento”, relatou a missão.

O médico Josh Verner, testemunhou: “Vimos Deus trabalhando em nossos pacientes e na equipe do hospital”.

E continuou: “A equipe passou por várias noites seguidas sem dormir, vendo os pacientes falecerem. Agora, há alegria entre eles. Eu me lembro de um paciente dizer que não queria sair da sala de cirurgia porque é onde Jesus está”.

Todas as manhãs, enquanto os pacientes eram levados para o tratamento, eles compartilhavam o que Deus lhes ensinou. Incluindo um, que havia recebido Jesus como seu Senhor e Salvador, no hospital.

Depois de anos longe da igreja, vários outros começaram a frequentar a capela do hospital diariamente.

“A dor que estavam experimentando tinha um propósito. Um dos meus pacientes começou a orar durante os tratamentos, sussurrando: 'Jesus. Jesus. Jesus’. E eu dizia: 'Ele está aqui'”, contou Joany.

A enfermeira disse que a equipe médica teve dificuldades para se despedir.

“Eu chorei quando nos despedimos. Mas tenho esperança de que Jesus está com eles e que o hospital vai continuar o trabalho”, concluiu ela.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

‘Relógio do Juízo Final’ mantém marcação de 90 segundos para o fim do mundo

Cientistas atômicos dizem que a humanidade enfrenta um nível de perigo sem precedentes.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE CNN BRASIL


Cientistas atômicos atualizam o Relógio do Juízo Final. (Captura de tela/YouTube Jovem Pan News)

O mundo está prestes a viver o Apocalipse? Os ponteiros do famoso ‘Relógio do Juízo Final’ ou ‘Relógio do Apocalipse’ como também é conhecido, continuam avançando. Em 2024, ele indica que faltam ‘90 segundos’ para o fim do mundo. Em janeiro de 2023, indicava 100 segundos.

O grupo de cientistas nucleares ‘Bulletin of the Atomic Scientists’ atualizou o Relógio (doomsday clock, em inglês) na última terça-feira (23), avaliando quão perto a humanidade está de destruir o mundo, conforme a CNN.

A lógica é simples: quanto mais perto da meia-noite estiverem os ponteiros do relógio, mais próximo estaria também o mundo do seu fim. Os ponteiros avançam em caso de ameaças nucleares, fomes e crise global, tanto econômica quanto de saúde.

O que faz o Relógio avançar?

Embora o Relógio seja controlado por um grupo de cientistas, os cristãos também ficam de olho nele, comparando com as profecias bíblicas, incluindo as guerras, terremotos, doenças, mortes, perseguição aos cristãos e falta de amor nos corações humanos.

“A guerra na Ucrânia e a dependência generalizada e crescente de armas nucleares aumentam o risco de uma escalada nuclear. A China, a Rússia e os Estados Unidos estão gastando enormes somas para expandir ou modernizar os seus arsenais nucleares, aumentando o perigo constante de uma guerra nuclear por conta de erros ou falhas de cálculo”, diz o Boletim dos Cientistas Atômicos.

As mudanças climáticas também foram citadas como justificativa: “Em 2023, a Terra viveu o ano mais quente de que há registo, além de inundações massivas, incêndios florestais e outras catástrofes relacionadas com o clima que afetaram milhões de pessoas em todo o mundo”.

Conforme os cientistas, 90 segundos para a meia-noite foi o mais próximo que o Relógio esteve da catástrofe global. “A humanidade enfrenta um nível de perigo sem precedentes”, justificaram.

“Os líderes e cidadãos de todo o mundo deveriam encarar esta declaração como um aviso severo e responder com urgência, como se hoje fosse o momento mais perigoso da história moderna. Porque pode muito bem ser”, alertaram.

O que é o Relógio do Juízo Final?

Para o grupo científico, o relógio é uma ideia de marketing para fomentar a discussão sobre a má qualidade de vida no planeta Terra.

Apesar da explicação simples, a posição dos ponteiros do relógio é determinada por uma série de cálculos matemáticos complexos que medem a probabilidade real de eventos catastróficos acontecerem. Entre eles estão guerras nucleares, doenças epidêmicas e mudanças climáticas.

Quando a contagem começou, em 1947, o relógio estava a sete minutos da meia-noite. Em meio às tensões nucleares, o relógio chegou a marcar dois minutos para o fim do mundo em 1953. Com o fim da guerra fria, voltou para 17 minutos.

Mas o respiro durou pouco e ele voltou a marcar dois minutos no início deste século, com o avanço das mudanças climáticas e ameaças nucleares da Coreia do Norte. Em 2021 e 2022, o relógio chegou a marcar 100 segundos para a meia-noite, por causa da pandemia da Covid-19 e dos riscos de uma nova corrida armamentista.

O que acontece se o Relógio marcar meia noite?

O relógio nunca chegou a bater meia-noite, e Rachel Bronson, presidente e CEO do Boletim de Cientistas Atômicos, espera que isso nunca aconteça: “Não queremos chegar lá”.

“Quando o relógio bater meia-noite, significa que ocorreu algum tipo de troca nuclear ou mudança climática catastrófica que acabou com a humanidade”, ele concluiu.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Otan se prepara para conflito com a Rússia: “Não será fácil nos próximos 20 anos”

De acordo com o chefe militar da Otan, o resultado da guerra entre Rússia e Ucrânia “vai determinar o destino do mundo”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA CNN BRASIL


Rob Bauer. (Captura de tela: YouTube Arctic Circle)

De acordo com Rob Bauer, o chefe do comitê militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), existe uma preparação para um eventual conflito contra a Rússia e os grupos terroristas.

Ao falar sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o almirante holandês disse que a Otan vai continuar apoiando a Ucrânia e alertou que o resultado desse conflito vai “determinar o destino do mundo”.

“Nem tudo é planejável e nem tudo será fácil nos próximos 20 anos”, ele disse aos jornalistas durante uma entrevista coletiva na última quinta-feira (18). De acordo com o militar, tanto os governos quanto os civis “devem se preparar para conflitos esmagadores”.

‘Transformação bélica’

Bauer explicou que uma eventual guerra com Moscou só aconteceria se a Otan fosse atacada: “Não estamos buscando nenhum conflito, mas se eles nos atacarem, temos que estar preparados”.

Ele também disse que a paz é incerta. “É por isso que temos planos e é por isso que estamos nos preparando para um conflito com a Rússia e grupos terroristas”, disse ainda conforme a CNN.

Em Bruxelas, sede da aliança, o almirante ainda disse que a Otan precisa de uma transformação bélica para o momento. Segundo ele, no passado, os governos tinham abundância de recursos, previsibilidade e controle — um cenário totalmente diferente dos dias atuais.

‘90.000 soldados em exercício militar’

A declaração de Bauer ocorre na mesma semana em que a Otan anunciou que vai realizar os maiores exercícios militares da aliança desde a guerra fria. Cerca de 90 mil soldados estarão envolvidos.

Os exercícios, chamados “Steadfast Defender 2024”, ocorrerão até maio, conforme o principal comandante da Otan, Chris Cavoli. Haverá simulações de guerra com a participação de mais de 50 navios, de porta-aviões a destróieres — mais de 80 caças, helicópteros e drones e ao menos 1.100 veículos de combate, incluindo 133 tanques e 533 veículos de combate de infantaria.

A organização não mencionou o nome da Rússia no seu anúncio, mas seu principal documento estratégico identifica a Rússia como a ameaça mais significativa e direta à segurança dos membros do bloco.

Sobre a Otan

A Aliança Atlântica conhecida como Otan é um tratado militar assinado em 4 de abril de 1949, que formou um sistema de defesa coletivo, conhecido também como “Tratado de Bruxelas”. Os estados-membros concordam com a defesa mútua em caso de ataques externos.

A sede da organização fica em Bruxelas, na Bélgica, um dos 31 países membros da América do Norte e Europa. O país a ingressar mais recentemente foi a Finlândia, em 4 de abril de 2023.

Existe também uma ligação da Otan com 21 outros países através da “Parceria para a Paz” e mais 15 países que se envolvem em programas de diálogo institucionalizado.