sábado, 3 de dezembro de 2011

ESMIRNA IGREJA QUE VAI MORAR NO CÉU

Leitura Apocalipse 2:8-11


1º) A cidade de Esmirna, nesta época tinha cerca de 200 mil habitantes e ficava à 50Km do Norte de Éfeso; esta foi destruída e reconstruída várias vezes. Era uma das cidades mais lindas do mundo antigo.

2º) Tinha em Esmirna, muitos templos pagãos. 100 anos d.C., foi instituído o culto à César; daí a expressão: “Ave César”. Ou seja: “Graças a Roma” temos saúde, etc. César é o Senhor!

3º) Havia em Esmirna um pequeno grupo de cristãos, que não participava deste culto, pois reconhecia que somente Jesus era o Senhor! Estes cristãos eram perseguidos, queimados vivos, mas não se dobravam. Foi o caso do Bispo cristão Policarpo que não afirmou ser César o Senhor. Foi queimado vivo.

v8 – “E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:”

O Senhor se apresenta a igreja como “O PRIMEIRO E O ÚLTIMO QUE FOI MORTO E REVIVIEU”
1º) (v. 8) – Jesus se revela de acordo com a necessidade.
Se você está cansado, Ele é o Bom Pastor;
Se você está com fome, Ele é o Pão da Vida;
Se você está com sede, Ele é a Fonte da Água da Vida;
Se você está em trevas, Ele é a Luz do Mundo.
A igreja de Esmirna estava em tribulação. Estava vivendo em dificuldades. Estava sob ameaça de mortes e estava vendo seus líderes sendo assassinados.
Jesus é O primeiro e O último. Ou seja, antes de tudo isso Ele é o EU SOU. Ele vai continuar a ser antes de César e depois dele, continuará Senhor (Sl. 90:2).
Ele esteve morto, mas tornou a viver. O maior desafio de Esmirna, naquele momento era a morte. Queridos(as), o túmulo está vazio. Onde está ó morte a tua vitória?
 
v9 – “Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.”

2º) (v. 9) – Depois da identificação, Jesus diz que conhece.
Os critérios de Jesus são diferentes dos nossos, pois quando Ele analisa uma igreja, observa COMPORTAMENTO NA TRIBULAÇÃO. Como você se comporta na luta?
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (I Co. 10:13)

 3º) (v. 9b) – Jesus conhece a pobreza.
A pobreza aqui não é falta de recursos pura e simples, mas a pobreza provocada pelo sistema (Hb. 10:34). A igreja de Esmirna se alegrou mesmo com o espólio dos vossos bens.

4º) (v. 9c) – Jesus conhece a sinagoga de satanás.
Quando há falsidade no meio do povo; quando apresentamos uma aparência de espiritual, mas há insubmissão, mal testemunho, infidelidade nos dízimos e nas ofertas.

v10 – “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”

5º) (v. 10a) – Jesus faz uma proclamação.
Para ser Igreja de Cristo, vem junto os sofrimentos. Agora, não temas! Há um propósito nas dificuldades. “Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tg. 1:12-13).
Jesus não prometeu bonança na terra Ele disse: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33 
O Céu é conquistado com esforço. Lucas 16:16
Nessa época morreram muitos cristãos, decapitados, queimados e devorados pelos leões.

Nero fazia "cristãos-tocha", ou seja, amarrava cristãos em mastros no jardim de seu palácio e os queimava vivos em público. 


A maioria dos imperadores levaram centenas de cristãos à arena do anfiteatro de Roma para serem devorados por leões, o que era visto pela cidade toda como platéia.


Outros eram ainda mais sanguinários: cobria cristãos com peles de animais e os lançavam aos cães selvagens, que os devoravam até a morte.

Hoje não e diferente. Na índia cristãos são queimados vivos, na china são degolados.
Na Coréia do Norte apesar da perseguição e morte dos crentes há mais de 400 milhões de cristãos.

Helen Berhane que ficou conhecida no mundo todo por ter sido presa em um contêiner de metal na Eritréia. Eritreia é um Estado localizado ao norte da África. Helen ficou dois anos presa por seguir o cristianismo. Ela foi presa sem qualquer julgamento ou acusação formal. A jovem teve suas pernas quebradas várias vezes e recebeu a proposta de assinar um papel negando tudo o que dizia em suas canções em troca de sua liberdade.

No Site (http://www.portasabertas.org.br/) tem a lista dos países que mais perseguem os cristãos. Aqui citamos alguns deles, Arábia Saudita, Argélia, China, Cuba, Egito, Índia, Iran, Iraque, Nigéria, Palestina, Paquistão e vários outros.

Em nossos dias os cristãos do ocidente não estão vivendo sob perseguição física, mas sob uma perseguição moral e espiritual que se abate sobre a terra, liderada por um sistema corrupto. Semelhantemente aos cristãos de Esmirna também é preciso perseverar na fé. (Fp 1.27-30).
A fé em Cristo é a única forma do cristão vencer o mundo, a carne e o diabo.  (I Jo 5.4-5).

6º) (v. 10b) – A ação do diabo nunca surpreenderá Jesus.
A tribulação teria um tempo determinado: 10 dias (II Co. 4:16-18). Antes de serem lançados na prisão, o Senhor já sabia.
Para os nossos dias quer dizer que há um tempo determinado para o sofrimento. Costumo dizer que o deserto é para passar e não para morar.  Lembrando também que no deserto há pelo caminho Oasis que mata a cede dos que por lá passam.

7º) (v. 10c) – O Senhor sabendo de tudo isso, ordena! Ele promete anjos e bênçãos.
“ser fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. O grande interesse de Deus é FIDELIDADE Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.  (I Co. 4:2)
Eles viam além da morte. Como Estevão viu a glória de Deus quando estava sendo apedrejado.
PARA ESSA IGREJA FIEL, JESUS GARANTE 4 COROAS

a) A coroa da vida (Tg. 1:12); para aqueles que são fiéis.
b) A coroa da justiça (I Tm. 4:8); para aqueles que vivem em santidade.
c) A coroa de glória(I Pe.5:4); para aqueles que têm autoridade e maturidade espiritual.
d)A coroa de vidas salvas (I Tes. 2:19); para os que são ganhadores de almas.

v11 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.”

CONCLUSÃO
  1)- Nunca associe tribulação à maldição e prosperidade à bênção! (Ap. 3:17) A Igreja é abastada (farta), mas longe de Deus; (Ap 3:8) Tem pouca força, mas é abençoada; (Ap 2:9) É pobre, mas tem a coroa da vida.

  2)- Por mais avassaladores que sejam as trevas, nunca suplantarão a menor luz! A igreja de Esmirna é pequena, no meio de lutas, mas ela é VENCEDORA! Agüenta firme, você vai vencer (Hc. 2:1-3).

Creio que o Senhor falou poderosamente ao seu coração através dessa mensagem. 

 v11 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” 


Adélia Brunelli
2ª Vice Presidente da Comadespe