quinta-feira, 6 de maio de 2021

‘Quando o Todo-poderoso faz algo, Ele sabe por quê’, diz pai após nascimento de 9 gêmeos

Esperava-se que Halima Cisse desse à luz 7 bebês, mas ultrassonografias realizadas no Marrocos e em Mali mostraram mais dois.



FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO THE GUARDIAN

Cisse sorrindo e comemorando com seus médicos o nascimento de seus nove filhos. (Foto: Reprodução / Lagos Talks)

Uma mulher do Mali deu à luz nove bebês, um caso considerado um recorde mundial de sobrevivência de mais crianças em um único nascimento.

Esperava-se que Halima Cisse desse à luz sete bebês, mas ultrassonografias realizadas no Marrocos e em Mali mostraram mais dois. As cinco meninas e quatro meninos nasceram de parto cesariana.

O marido de Cisse, Adjudant Kader Arby, que ficou em Mali com a filha mais velha do casal, disse à BBC Afrique que esteve em contato constante com sua esposa e que não estava preocupado com o futuro.

“Deus nos deu essas crianças”, disse ele. “É ele quem decide o que vai acontecer com os bebês. Eu não estou preocupado com isso. Quando o Todo-poderoso faz algo, Ele sabe por quê.”

A gravidez do jovem de 25 anos fascinou a nação da África Ocidental e atraiu a atenção de seus líderes. Quando os médicos disseram em março que Cisse precisava de cuidados especializados, o líder de transição do país, Bah Ndaw, ordenou que ela fosse enviada ao Marrocos.

“A mãe e os bebês estão bem até agora”, disse a ministra da saúde de Mali, Fanta Siby, à Agence France-Presse, acrescentando que ela foi informada pelo médico do Mali que acompanhou Cisse ao Marrocos.

Eles devem voltar para casa dentro de algumas semanas, acrescentou ela.

Caso extremamente raro

Os médicos estavam preocupados com a saúde de Cisse e as chances de sobrevivência de seus bebês, de acordo com reportagens da imprensa local. Nônuplos são extremamente raros e as complicações médicas em nascimentos múltiplos desse tipo geralmente significam que alguns dos bebês não sobrevivem.

Bebês ocuparam boa parte do berçário. (Foto: Reprodução / Twitter)

Em fotos amplamente compartilhadas nas redes sociais, Cisse aparece sorrindo, comemorando com seus médicos perto de seus nove filhos, mantidos em uma fileira de incubadoras no hospital.

O primeiro caso conhecido de nônuplos foi em 1971 em Sydney, mas nenhum sobreviveu. Outros nasceram em 1999 na Malásia, mas nenhum viveu mais do que algumas horas.

Em 2009, Nadya Suleman, então com 33 anos, quebrou recordes quando deu à luz óctuplos na Califórnia, atraindo atenção global.

As raras boas notícias cativaram muitos no Mali, proporcionando a tão necessária alegria em um país assolado por turbulências políticas e uma insurgência jihadista.

Senador reconhece que Nigéria precisa de salvação contra a violência

Sequestros e mortes de cristãos são comuns no país em 9º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2021



Fonte: Portas Abertas


Rose, cristã nigeriana, junto com os filhos. Seu marido foi assassinado por um grupo extremista por ser cristão
Crédito: Portas Abertas

A falta de segurança na Nigéria é notícia nos principais jornais do mundo e tem preocupado as principais autoridades do país. De acordo com o senador Smart Adeyemi, “a nação está em chamas” e precisa de ajuda para que não seja destruída pelos jihadistas. “O presidente deve estar à altura da situação e trazer pessoas para salvar este país ou seremos consumidos. Não podemos ficar quietos por mais tempo”, declarou o político em entrevista à Reuters.

O crescimento da violência na Nigéria colocou o país em 9º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2021. Durante o período da pesquisa, 3.530 cristãos foram mortos em ações de grupos extremistas como Boko Haram e pastores de cabras fulani. “Estamos observando esses desenvolvimentos de perto. Por favor, permaneçam em oração pela Nigéria”, pede a porta-voz da Portas Abertas no país.

Igrejas, escolas e universidades como alvo

Uma igreja batista na aldeia de Manini, em Chikun, foi atacada por militantes fulani durante o culto em 25 de abril. Além de assassinar um cristão, eles feriram outro e sequestraram quatro mulheres. Uma delas teve o marido morto em um incidente anterior. A ação não foi isolada na região, cinco dias antes, homens armados invadiram a Greenfield University, mataram um homem e sequestraram 22 alunos e funcionários.

Na ocasião, eles pediram uma quantia equivalente a 1,5 milhão de euros como resgate. Caso o valor não fosse pago, eles iriam eliminar os reféns. Até agora, os corpos de cinco vítimas foram encontrados. Entre 15 de fevereiro e 12 de março de 2021, quase 1.100 pessoas foram sequestradas na Nigéria. Mais de 700 alunos foram capturados enquanto estavam nas escolas ou universidades.

Por medo de ataques, muitas escolas foram fechadas e os pais estão com medo de mandar os filhos para as aulas. Mas essa situação é comum desde 2020, quando 47% das crianças ficaram fora das salas de aula no norte do país, garantiram os dados da UNICEF. Essa situação piora a marginalização da Nigéria em termos de educação.

Você pode ajudar

Ataques de grupos radicais islâmicos traumatizam a vida de mulheres na Nigéria, seja pela perda de marido e filhos ou ao serem sequestradas. Essas sobreviventes precisam de cura para o trauma em todas as áreas da vida. As viúvas cristãs se tornam responsáveis pelo sustento de casa após a morte do marido. Muitos deles foram assassinados por grupos extremistas, como Boko Haram e pastores de cabra fulanis. Encontrar um emprego que pague as despesas, como taxas escolares dos filhos, alimentação e moradia é quase impossível.

Ao doar aos projetos da Portas Abertas, você se envolve com essas cristãs e dá a elas a oportunidade de persistir na fé em Jesus, apesar da dor e do luto. Saiba mais na campanha Socorro para Viúvas Cristãs

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Patricia Abravanel leva pastor aos bastidores do SBT para orar pela equipe

A reunião de fé, no entanto, foi criticada pelos sindicatos dos jornalistas e radialistas de São Paulo.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO UOL

Patrícia Abravanel é apresentadora do "Vem Pra Cá". (Foto: Divulgação/SBT)

Os bastidores do SBT foram tomados por palavras de fé e esperança na última sexta-feira (30). Depois da transmissão do programa “Vem Pra Cá”, Patricia Abravanel convidou membros da equipe para um momento de oração.

Três líderes da Zion Church, sediada na Zona Sul de São Paulo, realizaram um pequeno culto com profissionais da área técnica, produtores e editores. Na ocasião, eles também oraram por aqueles que apresentavam algum tipo de enfermidade.

O momento foi relatado primeiramente pelo jornalista do site TV Pop, Gabriel de Oliveira, que alegou que os funcionários foram “forçados a participar de uma sessão do descarrego improvisada”.

No entanto, um funcionário do SBT que participou da oração disse ao UOL que “ninguém foi obrigado a descer para o estúdio”. A intenção da apresentadora teria sido de, neste momento difícil, oferecer “um carinho” para a equipe, “uma simples oração”.

O SBT ainda negou que três funcionários tenham sido dispensados por causa da reunião de oração, como relatou o site. Segundo a emissora, já estava programada a demissão de um desses funcionários no final do mês devido a uma necessidade de reestruturação da equipe.

Críticas

A reunião de oração foi criticada pela diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. “Relações de trabalho não envolvem religião. As pessoas têm direito à liberdade religiosa e não podem ser constrangidas por crenças vinculadas ao empregador”, disse ao UOL.

O diretor coordenador do Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo, Sérgio Ipoldo, também se manifestou: “Vivemos em um país laico. A empresa deveria cuidar mais das pessoas que estão se infectando pelo novo coronavírus, inclusive com mortes de trabalhadores em São Paulo e no Rio de Janeiro”, afirmou.

Ipoldo sugeriu ainda que irá “levantar junto aos trabalhadores e ver se cabe alguma denúncia ao Ministério Público ou órgãos sanitários”.

A filha de Silvio Santos, proprietário do SBT, tem sido cada vez mais aberta sobre sua fé cristã. Nas redes sociais, confraternizações de fim de ano e programas especiais da emissora, ela têm expressado os valores do cristianismo e sua relação com Deus.

“Orar faz muito parte da minha vida. Tudo o que eu conquistei começou com uma sementinha de oração. Eu acredito muito que minhas orações moveram os céus para as coisas acontecerem”, disse ela em live com o pastor André Valadão no ano passado.