sábado, 17 de junho de 2017

Maioria dos cristãos que entram na universidade abandonam a igreja, diz professor

Dados de pesquisas incentivaram a idealização do “Encontro Nacional de Universitários”, que irá preparar estudantes para lidar com questionamentos da vida acadêmica.


Resultado de imagem


Cerca de 64% dos jovens que entram nas universidades afirmando serem cristãos, concluem seus estudos abandonando sua fé. Além disso, 83% dos jovens deixam de frequentar a igreja depois que são graduados nas universidades.

Esses são dados de pesquisas realizadas dentro e fora do Brasil, apresentadas em entrevista ao Guiame por Airton Dias, professor doutor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Dias observa que os jovens são conduzidos a conflitos religiosos por causa da divergência de ideias apresentadas no ambiente acadêmico. “Para o universitário cristão, lidar com uma sociedade que tira Deus da história é muito difícil. Ele tem que ter muito conhecimento sobre o que acredita e uma fé muito bem estabelecida”, afirmou.

A fim de preparar estudantes para lidarem com os questionamentos dessa jornada, foi idealizado o Encontro Nacional de Universitários, que irá reunir pastores e cientistas entre 28 e 30 de julho em Sumaré, no interior paulista.

Com o tema “A Razão da Fé”, o evento irá abordar conceitos científicos e religiosos que servem para refutar qualquer argumento que invalide as Escrituras Sagradas.

Mas diante de tantos conceitos acadêmicos, a Bíblia é suficiente para preparar um cristão? “Do ponto de vista de caminho, verdade e vida, a Bíblia é suficiente”, responde Dias. “Mas há um detalhe importante: a Bíblia não é um livro de ciências e nem tem o objetivo de explicar a razão de algumas coisas. A Bíblia tem o objetivo claro de nos salvar e nos levar até Deus”.

O professor observa que é válido buscar outras literaturas para adquirir mais conhecimento, porém, sem a Bíblia, a fé perde seus fundamentos. “Vá para a Bíblia e tenha as Escrituras enraizadas em seu coração. A sua fé é estabelecida pela Bíblia, mas o seu conhecimento e as possibilidades de defender a sua fé podem ser encontradas em outras literaturas”.

Dias ainda afirma que é possível um estudante identificar se o ambiente acadêmico está, de fato, influenciando sua fé. “A partir do momento que você começa a questionar aquilo que para você era tido como uma verdade absoluta, você já entrou em uma área de risco”, ressalta.

“Sempre que você se encontrar diante de uma discussão que invalida a sua fé, você precisa estar muito atento à sua argumentação e também a aquilo que você ouve. É importante compreender que a área de risco é real em qualquer ambiente universitário”, ele acrescenta.

Os participantes do Encontro Nacional de Universitários poderão se hospedar e se alimentar no local. Confira as opções de pacotes e valores no site uni17.org.

Serviço:
Encontro Nacional de Universitários - Uni17
Data: 28 a 30 de julho
Local: Estância Árvore da Vida
Endereço: Estrada Estância Árvore da Vida, 1, Sumaré - SP
Informações: uni17.org

FONTE: GUIAME, LUANA NOVAES

Israel reclama formalmente de votos do Brasil na ONU

Presidente israelense pede “agenda positiva entre os dois países"
por Jarbas Aragão

Israel reclama formalmente de votos do Brasil na ONU

O presidente de Israel, Reuven Rivlin, fez uma cobrança pública nesta quinta-feira (15) ao novo embaixador brasileiro no país, Paulo Cesar Meira de Vasconcellos. Ele reclamou do voto do Brasil na UNESCO em 2 de maio, onde o Brasil ficou ao lado dos países muçulmanos e votou pela negação da soberania israelense sobre Jerusalém.

Na resolução, apoiada pelo governo brasileiro, Israel é chamado de “poder ocupante” em Jerusalém e que não possui nenhum laço histórico ou legal com qualquer parte da cidade.

Rivlin discursou durante a cerimônia de entrega de credenciais a quatro novos embaixadores, vindos de Nepal, Honduras, Tanzânia e Brasil.

Sua crítica ao Brasil revela o quanto os israelenses estão irritados com a postura do governo Temer. “Não há um só brasileiro que não saiba da conexão entre o povo judeu e Jerusalém. Nem mesmo a Unesco pode mudar isso. A decisão deveria ser esquecida, deveria realmente ser modificada e eu peço que o governo brasileiro reconsidere seu voto”, disparou.

“Nossa amizade data da criação do Estado de Israel. Como as relações bilaterais envolvem muitos campos de cooperação e temos que aperfeiçoá-las, me dedicarei à agenda positiva entre os dois países”, finalizou, lembrando que as relações entre Israel e o Brasil “são muito importantes” e deixando claro que elas poderiam ser ampliadas.

O Ministério das Relações Exteriores não se manifestou sobre a cobrança. Com informações Folha de SP

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br


sexta-feira, 16 de junho de 2017

Marcelo Rezende desiste de quimioterapia por tratamento à base de fé e alimentação

Câncer do apresentador é um dos tipos mais agressivos
por Tiago Abreu
Rezende desiste de quimio por tratamento à base de fé e alimentação
O apresentador do Cidade Alerta na emissora TV Record, Marcelo Rezende, desistiu do tratamento de quimioterapia, considerado o mais eficiente contra o câncer no pâncreas, para tentar um tratamento alternativo, conciliado à leitura bíblica.

Marcelo segue uma dieta difundida por Lair Ribeiro, com gorduras e proteínas e sem carboidratos. De acordo com informações divulgadas pelo UOL, visa “matar as células da fome”.

Em um vídeo, mais magro, Rezende contou que estará iniciando uma nova etapa em seu tratamento. “Estou indo para o que eu chamo de ‘Farmácia de Deus’, um local onde estou sendo acolhido, cuidado e, mais do que isso, caminhando no sentido da cura”, disse.

Rezende reafirma sua preocupação com sua espiritualidade. “Não adianta você curar o físico sem ter à frente o espiritual. E eu cuido muito do lado espiritual, porque quem está fazendo essa travessia da cura é Deus, é Ele quem me conduz”.

Ao lado da filha e do apresentador Geraldo Luís, da mesma emissora, Marcelo também falou de questões de fé em um vídeo publicado no final de maio. “Nós vamos ficar a semana inteira em oração, pedindo a Deus que nos abençoe. Eu agradeço o tanto que vocês estão orando por mim, é isso que me deixa forte para seguir em frente”.

Geraldo publicou, há alguns dias, uma foto do livro Anticâncer – Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Naturais, do médico francês David Servan-Schreiber, morto em 2011 e que se tratou usando tratamentos alternativos.

No entanto, Schreiber afirmava que os tratamentos alternativos deveriam ser feitos como complemento aos trabalhos da medicina. E o câncer no pâncreas é considerado um dos mais agressivos, mesmo em estágios iniciais. No caso de Rezende, o estágio é avançado.

“Isso não significa que ele está desenganado. Temos pacientes com a doença controlada a longo prazo, embora não falemos em uma cura. Mas o jogo não termina enquanto não chega o apito final”, disse o oncologista Lucas dos Santos.

O médico também reitera que a quimioterapia seria um processo importante no tratamento de Marcelo. “Não existem provas contundentes de que esses métodos tenham resultado no tratamento do câncer no pâncreas. Mas, como também não faz mal nenhum ao paciente, você não proíbe. Apenas não recomenda com o mesmo afinco com que indica a quimioterapia”, concluiu.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Siamesas passam por cirurgia de separação e pais louvam a Deus: “Jesus cuidou de tudo”

As gêmeas siamesas foram separadas com sucesso em uma cirurgia que durou 11 horas e contou com mais de 30 profissionais de saúde.



Gêmeas Erin e Abby Delaney no Hospital Infantil da Filadélfia, em setembro de 2016. (Foto: AP)
Gêmeas Erin e Abby Delaney no Hospital Infantil da Filadélfia, em setembro de 2016. (Foto: AP)

As gêmeas siamesas Erin e Abby Delaney foram separadas com sucesso em uma cirurgia que durou 11 horas e contou com mais de 30 enfermeiros, médicos e profissionais de saúde.

A cirurgia bem sucedida foi encarada como um milagre pela mãe das meninas, Heather Delaney, que é uma cristã devota.

“Deus tem grandes planos para estas meninas desde que elas vieram ao mundo”, disse ela em seu blog Our Journey With Conjoined Twins (Nossa Jornada Com As Gêmeas Siamesas, em tradução livre). “Elas são um milagre da vida real e eu sou muito abençoada por ser mãe delas”.

As bebês estavam unidas pela parte superior de suas cabeças — uma condição conhecida como “craniopagus parasiticus”, um tipo raro de xifopagia que ocorre de 4 a 6 nascimentos humanos em cada dez milhões.

Até a realização da cirurgia realizada na última semana no Hospital Infantil da Filadélfia, nos Estados Unidos, Erin e Abby nunca tinham olhado uma para a outra devido ao posicionamento de seus corpos.

O hospital anunciou nesta terça-feira (13) que já separou outros 22 gêmeos siameses nos últimos 60 anos, mas nunca havia separado irmãos que estavam unidos pela cabeça.

Os pais das gêmeas, Heather e Riley Delaney, estão planejando uma grande festa após as filhas receberem alta. (Foto: AP)
O procedimento foi um sucesso, embora as gêmeas ainda devam passar por outra cirurgia antes de receberam alta.

“Separar gêmeos siameses é uma cirurgia muito complexa, seguida de uma recuperação longa e complicada. Mas estamos muito esperançosos por um resultado positivo”, disse o cirurgião Jesse Taylor, que liderou a operação junto com o neurocirurgião Gregory Heuer.
Heather e o pai das meninas, Riley, estão ansiosos para levar as gêmeas para casa, pois as bebês nunca conheceram a casa da família na Carolina do Norte. “Vai ser uma grande festa”, disse Heather. “Vamos fazer festas de boas vindas, chá de bebê, aniversário…”

No entanto, a mãe das crianças observou que elas não estão em perfeita saúde e ainda conta com as orações. “As meninas estão fora de risco. Elas ainda estão em estado crítico, mas os médicos estão tomando providências para elas se recuperarem todos os dias. O processo de desmame vai ser longo e pedimos orações”.

O casal afirmou em seu blog que eles são “100% apaixonados pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e acreditamos que Ele está cuidando de tudo em nossas vidas”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE FAITHWIRE

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Missionária escreve carta antes de morrer em acidente: "Deus me chamou para estar aqui"

Sarah Harmening foi a única jovem que morreu em um acidente com um ônibus cheio de missionários em Botsuana. A carta que ela escreveu na viagem é uma lição de fé.


Sarah Harmening era uma jovem missionária, que acabou morrendo em um acidente de ônibus, em Botsuana, África. (Imagem: Facebook)
Sarah Harmening era uma jovem missionária, que acabou morrendo em um acidente de ônibus, em Botsuana, África. (Imagem: Facebook)

Sarah Harmening, uma jovem de 17 anos de idade, não estava exatamente pressentindo o que poderia acontecer enquanto viajava em um ônibus, que estava a caminho de uma ação missionária de curto prazo, em Botsuana (África), na semana passada. Mas seu diário, a jovem missionária escreveu uma mensagem emocionante, que mostrou o relacionamento de intimidade e sinceridade que ela tinha com Deus.

"Eu estava sentada aqui no ônibus, me sentindo um pouco triste. Acho que vou ficar tão longe e fiquei um pouco desconfortável", escreveu ela em seu diário.

Sarah contou que a leitura bíblica naquele momento mudou toda a sua perspectiva.
"Nós conseguimos participar de Sua natureza divina! Quero dizer, como isso é incrível! Então, acabei de lembrar porque estou aqui. Deus me chamou para estar aqui e ele fez isso por algum motivo. Então eu sei que ele vai fazer coisas incríveis".

Momentos depois de terminar de escrever, o ônibus que estava viajando entrou em uma colisão violenta e capotou, finalmente causando a morte de Sarah e ferindo outros 39 jovens que estavam no veículo. O texto escrito por ela em uma página do seu diário é como uma janela para a alma de uma adolescente com uma fé muito forte, e está servindo a seus pais e amigos aflitos como algum conforto em um momento difícil como este. Agora eles sabem o quão próxima ela estava de Deus antes de morrer.

Confira abaixo o texto completo que ela escreveu antes de sua morte:

"Eu estava sentada aqui no ônibus, me sentindo um pouco triste. Acho que vou ficar tão longe e fiquei um pouco desconfortável. Então eu decidi ler minha Bíblia. Eu orei e abri em I Pedro, capítulo 5 e II Pedro, capítulo 1. Praticamente tudo o que eu acabei de ler se aplica para mim agora.

Essas passagens me falaram sobre a importância de cuidar do rebanho confiado a nós - como por exemplo os meus pequenos amigos de Botsuana - nos humilhando, algo que eu preciso sempre fazer (e isso também significa estar um pouco desconfortável).

Também falaram sobre como o diabo está rondando como um leão, procurando quem ele possa devorar - algo que ele estará fazendo especialmente nesta viagem missionária - e sobre como devemos estar alertas e de mente sóbria e, finalmente, como podemos participar da Sua natureza divina! Quero dizer, Como isso é incrível! Na maioria das vezes, as passagens simplesmente me lembraram por que estou aqui e que Deus me chamou para estar aqui por uma razão. Então eu sei que ele vai fazer coisas incríveis".

A mensagem mostra o relacionamento de intimidade que Sarah tinha com o Deus. Seus escritos e as palavras de seus pais também contam a história de uma adolescente notável, com uma maturidade que superava sua própria idade.

Com todas as coisas loucas que os adolescentes escrevem nos dias de hoje, aqui está uma de suas mensagens de texto finais (e profética) que ela acabou deixando para seus amigos e familiares, pouco antes de morrer no trágico acidente.

"Somos como um fio de fumaça. Vivemos apenas por um momento e isto não está focado apenas em nós. A vida não é apenas sobre nós. É sobre Deus, que é eterno, então eu quero dedicar o único momento que eu estou aqui inteiramente e completamente para Ele", escreveu a jovem em outra página de seu diário.

Esse é o tipo de postura mais comumente vista em um cristão mais experiente. Os pais de Sarah decidiram falar com a imprensa, ler sua última mensagem do diário e fazer um pedido de fé.

"Pedimos a oportunidade de falar porque nossa filha Sarah foi um presente que foi concedido em 20 de dezembro de 1999. E ela amava a Deus com um amor tão tangível. E eu sei que vocês, na mídia, não gostam de ouvir muito sobre isso, mas espero que vocês prestem atenção nisso, porque foi o que ela viveu e respirou", disse a mãe da jovem.

A mãe não conteve suas lágrimas, quando ela leu a última mensagem do diário, que sua própria filha escreveu.

Outra fato que tem surpreendido amigos e familiares da jovem foi um texto que Sarah enviou a um primo no dia anterior, citando 1 Peter 1 23-25.

"23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada", diz a passagem.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO FAITH WIRE

terça-feira, 13 de junho de 2017

Com 60 anos de união, casal revela segredo para relacionamento: "Tudo isso é por Deus"

O casal acredita que estar centrado em Deus é o grande segredo. “Tudo isso é por Deus! A gente se ama de verdade e temos uma família muito querida".


Dessa união, o casal teve sete filhos, 18 netos e 11 bisnetos. (Foto: Valera Fotografia).
Dessa união, o casal teve sete filhos, 18 netos e 11 bisnetos. (Foto: Valera Fotografia).

O casal Milton e Maria de Oliveira estão comemorando 60 anos de união. Foi na cidade de Ibitiúra de Minas, no sul de Minas Gerais, que essa história teve um início. Os dois se conheceram ainda muito jovens e se encontravam em locais frequentados por seus pais. Assumiram o namoro na adolescência e em pouco tempo Maria, na época com 18 anos, e Milton com 20 anos, se casassem, mais exatamente no dia 26 de maio de 1956.

Após alguns anos, já com dois filhos, eles se mudaram para a cidade de São João do Ivaí, no Paraná. Ali, a família aumentou, agora eles estavam com sete filhos, três homens e quatro mulheres. Nesse período, se converteram a Jesus. “Um casal de paranaenses que morava em São João do Ivaí foi muito persistente conosco. Eles vinham de longe de carroça até a nossa casa para dar estudo. Então conhecemos a verdade, fomos batizados e estamos na igreja até hoje”, relembra Milton.

A descoberta da Bíblia e a comunhão com Deus fizeram com que casamento tomasse novos rumos. Segundo Milton, o relacionamento melhorou ainda mais. “Depois que conhecemos Jesus e Ele entrou no meio da nossa família, aí ficamos casados em três. Passamos a nos amar mais ainda. Com Jesus foi só alegria!”, pontuou.

Segundo Maria, Milton sempre foi muito presente, desde a criação dos filhos até no sustento da família. “Ele me ajudava quando os filhos choravam à noite, levantava e ia trocar as fraldas de pano na época. Tinha um período que eu fazia pão, salgadinhos, doces e ele saía para vender na rua. Sempre lutamos nós dois juntos, e conseguimos construir a nossa casinha”, revela Maria.

E o segredo?
Hoje, sessenta anos se passaram desde o dia do casamento. Em maio, Milton, com 80 anos, e Maria, com 78 anos, comemoraram as Bodas de Diamante. Mesmo com os obstáculos que a vida traz, o matrimônio sempre foi composto de muito amor e cumplicidade. “Não tem como não amá-lo, porque ele é companheiro, muito dedicado, está sempre junto quando preciso. Cada dia a gente vai se apegando mais. Um precisa muito do outro”, ressaltou Maria.

O casal acredita estar centrado em Deus é o grande segredo. “Tudo isso é por Deus! A gente se ama de verdade e temos uma família muito querida. Deus realmente está no comando, se não fosse Ele não estaríamos aqui agora”, enfatiza Maria. Já Milton diz que “o segredo é muito fácil. Quando a gente ama, toleramos algumas coisas também. Fiz a escolha certa. Ela me ama muito e eu também a amo”.

Dessa união, o casal teve sete filhos, 18 netos e 11 bisnetos. Todos moram no Paraná em cidades da região metropolitana de Curitiba. Atualmente, Maria e Milton residem em São José dos Pinhais e frequentam a igreja de Posto Paris. Após tanto tempo, ainda é perceptível o carinho e admiração de um para com o outro, o amor transborda. “Parece que cada vez a gente se ama mais! Somos mais que namorados, é amor demais!”, conclui Milton.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO SITE NOTÍCIAS ADVENTISTAS

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Camboja deve construir 500 novas igrejas, após se libertar da repressão comunista

"Este é o nosso momento kairos... Vemos que o Evangelho está gerando um grande impacto em nossa nação", disse uma cristã, celebrando a liberdade religiosa.

Cristãos participam de culto no Camboja. (Foto: Los Angeles Times)
Cristãos participam de culto no Camboja. (Foto: Los Angeles Times)
Dezenas de pastores se aglomeraram em torno de Hun Sen, com os smartphones estendidos, engajados para comemorar o primeiro encontro do primeiro-ministro cambojano com os cristãos locais.

A reunião do governante com 2.500 líderes cristãos no meio do ano passado foi um gesto significativo em uma nação predominantemente budista, onde os cristãos foram martirizados e oprimidos apenas algumas décadas atrás, devido à ditadura comunista, conhecida como Khmer Vermelho (1975-1979).

O encontro de Hun com os cristãos "foi um evento histórico", disse Tep Samnang, diretor executivo da Comunidade Evangélica do Camboja (EFC), uma rede interdenominacional que representa a maioria dos cristãos do país. "É um sinal de que [o governo] aceita a comunidade cristã de forma mais oficial".

Enquanto a perseguição religiosa ainda é uma dura e evidente realidade em outros países do Sudeste Asiático, os cristãos cambojanos gozam de uma sensação promissora de abertura ao Evangelho.

"Vocês estão em paz e têm o direito de que todas as religiões no Camboja lhes respeitem", disse Hun aos pastores reunidos em uma propriedade de luxo do governo, em Koh Pich, a "Ilha Diamante", que est em rápido desenvolvimento no centro da Capital, Phnom Penh. Embora os cristãos não tenham tido permissão para orar ou compartilhar seus discursos durante a reunião, Tep disse: "pelo menos esta já é uma faísca para manter a chama acesa".

Os cristãos continuam a ser um grupo pequeno, porém crescente (2,5%) das 16 milhões de pessoas que vivem na antiga nação comunista, onde os tetos dos templos budistas, cortados em ouro, se torcem sob o céu da cidade e as paisagens rurais. Os templos servem como lugares de encontro para dezenas de festivais budistas, celebrados nível nacional ao longo do ano.

Mas o Camboja finalmente tem uma geração de líderes cristãos, que estão sendo treinados e desfrutam da liberdade de evangelizar em uma escala nacional. Encorajados por esta nova fase, os evangelistas estão aproveitando a abertura dada ao Evangelho.
A Aliança Cristã e Missionária (CMA) - a denominação mais antiga e mais conhecida no país - estima que a população cristã cambojana cresceu mais de metade desde 2010 e agora inclui mais de 300 mil crentes.

O EFC lançou a campanha 'Mission Kampuchea 2021', uma iniciativa para plantar uma igreja em cada aldeia.

A Comunidade das Igrejas Nova Vida, uma rede emergente baseada na igreja mais popular de Phnom Penh, planeja inaugurar 500 igrejas e grupos de células no mesmo período. Até agora, mais de 200 novas congregações já foram abertas em 13 das 24 províncias.

"Este é um momento realmente aberto ao Evangelho e não sabemos por quanto tempo isso durará", disse Neak Phanna, uma professora de inglês de 32 anos, que está entre os 2.000 novos convertidos do Camboja, desde o início do novo milênio.

"Este é o nosso momento kairos... Nós vemos que o cristianismo está gerando um grande impacto em nossa nação. Deus está fazendo tudo o que lemos na Bíblia", declarou.

Entre as denominações, os líderes afirmaram ao site 'Christianity Today', que este é o momento para a realização de grandes planos e que as orações devem continuar.

Eles querem ver a população cristã do Camboja chegar a pelo menos 10% (quatro vezes mais que a porcentagem atual), surgindo "do mesmo jeito que Deus mudou a Coreia do Sul", disse Sem Sophea, pastor de uma congregação da Nova Vida no subúrbio de Phnom Penh. À medida que a capital cresceu, Sem viu a sua própria igreja crescer de 25 membros adoradores para mais de 300 atualmente.

"Reunimos 200 pessoas em uma manhã de domingo", disse um missionário americano. "É como se fosse [proporcionalmente], a igreja Saddleback [liderada por Rick Warren nos EUA] do Camboja. Aqui, 80% da população vive em províncias rurais onde a única presença cristã pode ser uma igreja doméstica pequena - e se tiver".


Conferências
Na conferência anual de cristãos asiáticos em Phnom Penh, jovens cantavam: "estou levantando as mãos para Aquele a quem eu adoro", enquanto as luzes brilhavam no palco.

A conferência é o maior evento cristão no Camboja, segundo informou o pastor da Igreja Nova Vida, Jesse McCaul. Seu pai, Chuck, fundou a congregação em 1994, assim que os missionários estrangeiros foram autorizados a voltar para o país. O evento de 2016 atraiu mais de 4.500 pessoas e recrutou 550 estudantes voluntários da Igreja.

Como tudo no Camboja, o cristianismo confronta em maior parte os jovens. Depois de uma guerra civil e o genocídio resultante, sintetizado nos famosos e assustadores campos de matança, 60% da população do país tem menos de 30 anos.

Os primeiros missionários protestantes chegaram ao Camboja em 1923 com o CMA. Eles treinaram pastores locais, traduziram a Bíblia e conduziram o ministério nas aldeias por décadas. Mas somente após a agitação em torno da Guerra do Vietnã a Igreja viu um grande crescimento, passando de 1.000 a 10.000 cristãos entre 1970 e 1975. Então veio o reinado mortal do ditador comunista Khmer Vermelho (1975-1979).

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIANITY TODAY

domingo, 11 de junho de 2017

Judeus que creem em Jesus estão sendo barrados de imigrar para Israel

Embora Israel seja uma nação democrática, judeus messiânicos revelaram que têm tido o direito negado de imigrar para o país, por causa de sua fé.

Organização Jews For Jesus (Judeus Por Jesus) durante evangelismo. (Foto: Jewdas)
Organização Jews For Jesus (Judeus Por Jesus) durante evangelismo. (Foto: Jewdas)
Quando o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que a nação estava “comprometida com a liberdade de todos os credos”, muitos judeus messiânicos tentaram fazer a aliá, termo que designa a imigração judaica para Israel.

“Em todo o Oriente Médio, as comunidades cristãs têm sido dizimadas e as minorias perseguidas. Mas aqui em Israel, estamos orgulhosos de ter uma comunidade cristã que está crescendo e prosperando, e nós garantimos os direitos de todos”, afirmou Netanyahu enquanto recebia o presidente norte-americano Donald Trump em seu país.

No entanto, judeus messiânicos revelaram que têm tido o direito negado de imigrar para Israel, por causa de sua fé. Um deles disse ao site Kehila News Israel que quando ouviu o discurso de Netanyahu, “só conseguia pensar: infelizmente os direitos de todos ainda não estão garantidos”.

Israel tem encorajado ativamente judeus de todo o mundo para fazerem a aliá. Aqueles que imigram, recebem um pacote de benefícios para começar a construir sua vida na nação, incluindo descontos em compras de casas e carros, reduções de impostos sobre sua renda e aulas gratuitas de hebraico.

Durante esse processo, o indivíduo precisa provar com seus documentos que é judeu ou neto de judeus. No entanto, os judeus que acreditam em Jesus Cristo são encarados como “cristãos” e não são considerados elegíveis para a cidadania israelense — mesmo que tenham provado a sua linhagem judaica.

Um casal de judeus messiânicos, que escolheu manter sua identidade anônima, apresentou todos os seus documentos para fazer aliá e esperou uma resposta por meses. Eles compraram uma casa em Israel e começaram a viver de suas economias, sem contar com o apoio do estado. Finalmente, veio a resposta do Ministério do Interior de Israel.

“‘Você teve a cidadania negada porque pertence ao judaísmo messiânico, que é uma exceção à Lei do Retorno’, apesar do fato de sermos 100% judeus”, contou J.

Ele ainda observou que em todas as nações democráticas do mundo, os judeus são livres para acreditar no que quiserem. Mesmo em Israel, é possível encontrar um judeu envolvido na Nova Era, Budismo ou ateísmo.

“Mas se eu acredito em Yeshua (Jesus), sou rotulado como um ‘missionário perigoso’”, disse J. “A ideia do Primeiro-Ministro não é garantir os direitos de todos. Talvez, agora é a hora de defender as palavras que ele proclamou ao presidente dos Estados Unidos”.

Os advogados de J. acreditam que o casal não irá receber a cidadania, apesar de um processo de apelação que já dura anos.

Em outro caso, a judia israelense A. e seu marido, que não é judeu, foram chamados pelo Ministério do Interior e interrogados separadamente. “Nós sentimos como se fôssemos criminosos”, disse ela.

“Nós não estamos aqui para tentar mudar as leis de Israel. Estamos apenas pedindo alguma forma de permanecer aqui e continuar servindo a nossa cidade”, disse J.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE KEHILA NEWS ISRAEL