sábado, 20 de fevereiro de 2010

PELOS FRUTOS CONHECEREIS QUEM É SALVO!

Mateus 13.1-9; “Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” 13.18-23 Escutai vós, pois, a parábola do semeador. Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

O ÚNICO MODO DE SABER SE UMA PESSOA REALMENTE É SALVA É VERIFICANDO SEUS FRUTOS.

- Quer saber o que simbolizam os diversos tipos de solos descritos nesta parábola?
- Simbolizam o caráter e o coração das pessoas que ouvem a Palavra de Deus. Vejamos:

“CAIU AO PÉ DO CAMINHO.”
1) O SOLO À BEIRA DO CAMINHO simboliza o homem de coração endurecido (vs 4 e 19).
- Esse coração é “via pública”, onde transitam todas as idéias e más influências; por isso ficou assim endurecido:
- Incapaz de acolher a mensagem do reino.
- Completamente insensível para as coisas do mundo espiritual.
- Há muito tempo preferiu não dar ouvidos a Deus.
Romanos 1.20-21 diz que estes indivíduos deliberadamente desprezam a Deus: “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”.
Com estas pessoas, Satanás age com dupla garantia:
(1) Que a terra batida continue endurecida, para não acolher a Palavra, e;
(2) Que as aves roubem a semente, antes que qualquer chance de vida apareça.
Se for este o seu caso, deixe-me alertá-lo: Você está a caminho da condenação eterna. Viverá sem Deus, morrerá sem Deus e passará toda a eternidade longe de Deus, em sofrimentos indescritíveis.
Clame por sua alma, enquanto é tempo! Se a vida endureceu o seu coração, há alguém que pode quebrantá-lo: Jesus Cristo. Renda-se a Ele! Frutifique!

“CAIU EM PEDREGAIS”
2) O SOLO ROCHOSO simboliza o homem de coração superficial (vs 5, 6, 20 e 21).
Onde há pouca terra e o pedregulho fica perto da superfície, a semente se desenvolve rapidamente, porque o calor do dia, preservado pelas pedras, fornece o calor necessário para um desenvolvimento rápido, mas a semente não pode lançar raízes, devido à superficialidade do solo. Tal homem:
- Sente atração imediata pela pregação do reino dos céus e com alegria a recebe (achando que ela é capaz de lhe satisfazer todas as necessidades e esperanças). O falso calor da emoção cria de imediato uma expressão de intensa religiosidade, porém, superficial.
- Ele tem visão superficial dos deveres, da responsabilidade e dos sofrimentos que a adoção da mensagem por impor-lhe.
- Quando lhe sobrevêm a “angústia” e a “perseguição” a alegria desaparece e a intensidade do interesse diminui; são os sinais da morte iminente.
Estes indivíduos não querem, de fato, seguir Jesus, pois o discipulado importa em sofrimentos. Disse Jesus: “ ...quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim” (Mateus 10.38). Tomar a cruz é um morrer diário. Ninguém deve esperar que a aceitação da mensagem evangélica o isente dos problemas da vida humana. O evangelho nos traz esperança em meio aos sofrimentos.
Se for este o seu caso, deixe-me alertá-lo: Você também está a caminho da condenação eterna. Deus não aceitará suas desculpas por abandonar o caminho. Crie raízes e frutifique!
Clame por sua alma, enquanto é tempo! Se a cruz parece-lhe pesada, peça forças a Deus, mas deixe de dar desculpas por seu fracasso como cristão.

“CAIU ENTRE ESPINHOS”
3) O SOLO COBERTO DE ESPINHOS simboliza o homem de coração mundano (vs 7 e 22).
Alguns pensam que o termo bíblico “mundano” aplica-se somente àquelas pessoas que estão atoladas em sérios e vergonhosos pecados, mas, mundano é todo aquele que se dedica aos “cuidados do mundo”.
A semente cresce e produz, mas a planta não floresce por causa dos obstáculos. Tem raízes, mas as “ervas daninhas” e os “espinhos” não permitem o aparecimento de frutos maduros. Tal homem:
Recebe a Palavra com sinceridade e boa intenção, mas preenche sua vida com diversos cuidados do mundo (conforto, fama, prestígio, posição social, laser, possessões materiais), ao ponto da vida espiritual tornar-se simplesmente impossível, pois o coração repleto de interesses materiais sempre encontra razões para continuar sua busca e até intensificá-la.
É impossível manter a busca espiritual e a materialista ao mesmo tempo e obter êxito nas duas.
Jesus alertou: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” – Mateus 6.24.
Se for este o seu caso, deixe-me alertá-lo: Você também está a caminho da condenação eterna. Deus não o perdoará por trocar a glória celestial por bens e valores materiais. Dedique-se ao reino de Deus e frutifique!
Clame por sua alma, enquanto é tempo! Você precisa romper com este mundo. Quem é amigo do mundo é inimigo de Deus. Converta-se a Cristo verdadeiramente, agora mesmo!

“CAIU ENTRE ESPINHOS”
4) O SOLO BOM simboliza o coração que recebeu a Palavra de Deus (vs 8 e 23).
Mesmo a produção mais baixa (30 por 1) era considerada alta para os agricultores daquela época e ainda o é, hoje em dia.
- O solo bom é aquele que não é via pública de idéias e influências humanas.
- O solo bom é aquele que tem profundidade.
- O solo bom é aquele que está livre de ervas daninhas e espinhos.
- O solo bom é aquele que foi revirado, rasgado pelo arado, preparado.
Assim diz a Palavra de Deus, quanto aos frutos de um crente verdadeiro: “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça” – Salmo 92.12-15.
A sua morte na cruz nos trouxe vida – Efésios 2.4-7.
Se for este o seu caso, aleluia! Deus seja louvado!
Coloque-se nas mãos de Deus e diga ao Senhor: “Eis-me aqui; usa-me a mim”. Usa-me no Teu reino para o que quiseres (evangelizar, discípula, apoiar, etc). Aliste-se neste exército de Deus, vitorioso. Mais que vitorioso.

CONCLUSÃO:
Não basta ouvir a Palavra de Deus. É preciso abrir o coração, suportar a angústia ou a perseguição e livrar-se de todo embaraçado da vida. Somente corações assim podem “frutificar” para Deus.
Abra seu coração para a Palavra de Deus – verdadeiramente. Deixe-a transformá-lo em “terra boa”, terra profunda, livre de embaraços, produtiva. Pois, somente pelos frutos pode-se conhecer quem é salvo.
Extraido do site: www.ositedopregador.com.br