sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Rumores de guerra: China realiza grande exercício militar em volta de Taiwan

“Este é de longe o maior número de navios que vimos treinando com qualquer porta-aviões chinês até agora”, disse um analista de Taiwan.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA JOVEM PAN E REVISTA OESTE

Imagens do porta-aviões Shandong, em 2020. (Captura de tela: YouTube/Hoje no Mundo Militar)

A Marinha da China iniciou na madrugada de terça-feira (12), os maiores exercícios militares de sua história no Oceano Pacífico, conforme a Revista Oeste.

Cerca de 20 navios militares chineses estão navegando nas águas próximas da ilha de Taiwan, de acordo com o Ministério da Defesa de Taiwan, que detectou as embarcações da Marinha da China nos arredores da ilha.

Segundo a mídia ocidental, as manobras não anunciadas pelo governo chinês envolvendo o porta-aviões Shandong são uma resposta a uma série de exercícios militares liderados pelos EUA na região.

“Este é de longe o maior número de navios que vimos treinando com qualquer porta-aviões chinês até agora”, disse Su Tzu-yun, analista do Instituto de Pesquisa de Defesa e Segurança Nacional.

Lembrando que o Shandong é o segundo maior porta-aviões do mundo e pertence à Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP), ficando atrás somente do USS Gerald R. Ford, da Marinha dos EUA.

China planeja invadir Taiwan?

Não é a primeira vez que a China promove ‘exercícios de guerra’ ameaçando Taiwan. Vale ressaltar que Pequim considera Taiwan como parte de seu território.


Desde 2021, Xi Jinping vem liderando essas atividades, mas com frotas muito menores. Essa grande concentração é atípica e aumenta a tensão na região.

As autoridades taiwanesas noticiaram a movimentação do Shandong, no canal de Bashi, que separa a ilha de Formosa (Taiwan) das Filipinas.


Além disso, foi detectado 68 aviões de guerra nos territórios de Taiwan, na quinta-feira (14), conforme a Jovem Pan News.


Esse é o maior exercício militar realizado pela Marinha do Exército de Libertação Popular da China. A ação preocupa os analistas, pois poderia ser um teste geral de uma potencial invasão da ilha por parte de Pequim.


Autoridades militares japonesas também informaram atividades de 8 embarcações chinesas no estreito de Miyako, entre Japão e Taiwan.

Críticas a Taiwan

Conforme a CNN News, na quarta-feira (13), Wang Ting-yu, um legislador taiwanês do Partido Democrático Progressista, no poder, disse que o plano de integração de Taiwan por parte da China era “ridículo”.

“A China deveria pensar em como pode cuidar das suas dívidas incobráveis, mas não em como pode conduzir o trabalho de frente unida contra Taiwan”, disse Wang em uma mensagem de vídeo, referindo-se aos esforços afiliados ao governo para promover os objetivos de Pequim no exterior.

O conceito de transformar Fujian em uma zona de desenvolvimento integrado com Taiwan apareceu pela primeira vez no documento oficial da China em 2021, mas não forneceu quaisquer detalhes.

Em junho, quando um importante líder chinês levantou o plano de integração num fórum, o Conselho de Assuntos do Continente de Taiwan classificou a proposta como “sem sentido” e “fútil”, dizendo que não estava em linha com as expectativas públicas de Taiwan e que “menospreza Taiwan”.

Sinais do fim dos tempos?

Mesmo com o cuidado de chamar seus ‘exercícios de guerra’ de ‘Paz e Amizade—2023 (Aman Youyi-2023)’, a China não vai conseguir enganar a comunidade internacional.


Conforme o Guiame publicou em maio, o país comunista tem realizado uma série de exercícios militares envolvendo outras nações e tem feito alianças com outros países ditadores.


O pastor Hernandes Dias Lopes tem feito vários alertas sobre os ‘sinais do fim’ que estamos vivendo no tempo atual. Não só as guerras e os rumores de guerra, mas os terremotos, epidemias, esfriamento do amor e intensa perseguição aos cristãos.

“As pessoas estão vivendo para si mesmas, egoisticamente, olhando para o próximo, não como alguém que deve ser servido, mas explorado”, disse na ocasião em que falou sobre o “fim do mundo”, num de seus vídeos.


“Jesus não nos deixou em dúvida acerca dos sinais. Em seu sermão profético ele os apontou e agora precisam estar muito claros ao nosso coração a fim de que nos gloriemos e vigiemos para esse glorioso dia”, alertou o pastor.


“A volta de Cristo será um dia de luz e de trevas. Luz para os que estão preparados e viverão a grande e gloriosa alegria do encontro com Jesus. Trevas para os despreparados que viverão a dor, o choro e a grande tristeza que nunca mais poderá ser reparada”, concluiu.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Liberdade de cristãos é impedida por lei na China: “Pior abusador do mundo”

O governo chinês controla a internet impondo controles rígidos de segurança, por meio de censura, bloqueio e remoção de conteúdos.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA PORTAS ABERTAS

Governo chinês bloqueia conteúdos cristãos na internet. (Foto representativa: Portas Abertas)

Em um relatório recente da organização americana “Freedom House” sobre liberdade da internet em 2022, a China está categorizada como “não livre” e é listada como “o pior abusador da liberdade da internet no mundo” há 8 anos consecutivos.

O relatório afirma: “Usuários convencionais enfrentam severas repercussões legais e extrajudiciais para atividades como compartilhar novos stories, falar sobre crenças religiosas ou se comunicar com membros da família ou outros no exterior”.

A internet é uma área em que o governo chinês impõe controles rígidos de segurança, por meio de censura, bloqueio e remoção de “conteúdo indesejado” que pode influenciar opiniões sociais.

Alguns sites cristãos e contas de mídias sociais com alto tráfego na web foram rotulados como “conteúdo indesejável” e bloqueados ou fechados.


Usuários da internet chineses são, de longe, o maior grupo de internautas (cerca de 1 bilhão) em todo o mundo e regularmente trocam informações por meio da internet e mídias sociais. Além disso, a maioria das transações comerciais na China ocorrem de forma digital, mesmo nas áreas rurais.

‘Situação difícil para os cristãos’

Nos últimos anos, diversas leis e regulamentos foram aplicados na China, alguns limitando diretamente a liberdade dos cristãos em praticar a fé.

Esses regulamentos colocam cristãos e igrejas em uma situação muito difícil, conforme a Portas Abertas.

Um deles — implementado em março de 2022 — é chamado de “Medidas para a Administração dos Serviços de Informações Religiosas na Internet”. Essa lei exige que grupos cristãos solicitem uma licença para hospedar conteúdos na internet.

‘Redução drástica da liberdade’

Com suas rígidas leis e regras, a China ocupa a 16ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2023, o ranking anual dos países onde há perseguição aos cristãos.

A igreja no país é cada vez mais afetada pela abordagem do Estado de interferir ativamente e controlar as igrejas, independentemente de serem registradas ou não.

Desde que Xi Jinping assumiu a posição de secretário-geral do Partido Comunista Chinês, em novembro de 2012, e de presidente, em março de 2013, uma forte redução da liberdade é vista em todos os setores da sociedade, inclusive na religião.

O objetivo declarado do governo é manter a estabilidade do país, que é rotulada como forma de manter uma “sociedade harmoniosa e pacífica”.
Para consolidar seu poder, o presidente promove a “sinização”, que é a pressão aplicada por autoridades chinesas a todas as etnias no país a fim de adotarem cultura, pensamento político, língua e identidade cultural da etnia majoritária han.

Uma campanha de sinização da religião é implementada por todo o país como uma tentativa de tornar a religião mais “chinesa” e remover os elementos “estrangeiros”.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Café ☕️ com Deus "Nossos Projetos São Falhos" Tiago 4:13-15

NOSSOS PROJETOS SÃO FALHOS, O DE DEUS NÃO.

As imagens podem ter direitos autorais. Saiba mais


Casal de missionários leva 35 budistas a Jesus na Tailândia

Grant e Mercy Merrell estão evangelizando a população através de atendimento oftalmológico.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE BAPTIST PRESS

Evangelismo na Tailândia. (Foto: Baptist Press)

Grant e Mercy Merrell* são missionários em Isaan, na Tailândia, e serviram no Conselho de Missões Internacionais dos Batistas do Sul por 24 anos.

Antes de cumprir o chamado no campo, o casal estava envolvido em missões locais evangelizando pessoas do Sudeste Asiático por meio da Primeira Igreja Batista de Houston no Texas.

Através dessa experiência, eles sentiram o desejo de alcançar o Sudeste Asiático com o Evangelho.

Mercy é natural do Laos, um país que faz fronteira com a Tailândia e sentiu seu coração queimar para alcançar o seu próprio povo.

Segundo o Baptist Press, antes de chegar à Tailândia, os Merrells serviram quatro anos no ministério local na Igreja Batista Catawba, nos Estados Unidos.

Depois o casal se mudou para as florestas do Peru e passou 12 anos plantando igrejas onde viu muitos frutos.

“Uma noite estávamos na nossa rede em uma comunidade tribal Asheninka e fomos dominados por uma sensação de liberdade para seguir em frente e tomar a decisão de sair do Peru”, disse Grant.

“Então, realmente sentimos que era uma confirmação do Senhor”, acrescentou ele.

Missão na Tailândia

Logo, o casal se mudaram para a Tailândia, onde servem há 11 anos. Eles dirigem cerca de 48 quilômetros para ministrar em pequenas aldeias.

Grant contou que eles estão trabalhando com produtores de arroz na zona rural do nordeste da Tailândia. Para ele, a tarefa mais difícil, foi aprender uma nova cultura e um novo idioma.

Além disso, o missionário explicou que existe uma dificuldade para compartilhar o Evangelho com o povo da Tailândia, pois a maioria da população é budista.

Grant informou que o cristianismo é considerado uma religião de estrangeiros no país. Entre as 20 províncias que compõem Isaan, menos de 1% são cristãos. Ele contou que a maioria já ouviu falar de Jesus, mas não sabe o que significa segui-lo.

De acordo com Grant, propagar o Evangelho na Tailândia é um processo longo que envolve a necessidade de criar um relacionamento.

“Paciência, consistência e viver fielmente para Cristo são ingredientes importantes”, disse ele.

Estratégia de evangelização

O trabalho evangelístico de Mercy e Grant consiste em visitas às aldeias, eventos e duas outras estratégias: uma ação social que oferece exame oftalmológico e grupo de costura.

O casal, junto com outros integrantes da equipe, visita a casa dos inscritos para realizar um exame oftalmológico.

Se houver a necessidade de um óculos, os Merrells o fornecem e agendam uma consulta de check-up.

“Durante as visitas nos sentamos e compartilhamos o Evangelho com cada pessoa em sua casa”, explicou Grant.

O atendimento oftalmológico começou há oito meses, e Grant contou que nesse período, cerca de 35 pessoas receberam Jesus em suas vidas.

“O povo tailandês normalmente responde ao Evangelho um por um ao longo de um bom tempo”, disse ele.

A empresa de costura feminina “Thai Country Trim”, fundada por missionários do IMB há 40 anos, também está auxiliando Grant e Mercy no cumprimento da missão.

As mulheres costuram adereços que são distribuídos para países como França, Inglaterra e EUA.

Uma mulher chamada Sue participava do grupo de costura que se reunia na casa dos Merrell.

Grant testemunhou que o coração dela estava sendo tocado por Deus. Segundo ele, Sue conversou com outra mulher sobre a possibilidade de “se converter à fé cristã”.

Então, de acordo com a Baptist Press, Grant as batizou em um evento de Natal na presença de seus colegas incrédulos.

“Isso foi algo muito ousado para eles, defender Cristo diante de tantos descrentes”, concluiu Grant.

*Nomes alterados por motivo de segurança