sexta-feira, 16 de junho de 2023

700 cristãos foram massacrados na Nigéria somente em maio

De acordo com um relatório da Intersociety, maio foi um dos períodos mais sangrentos ataques anticristãos na Nigéria.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA ACI AFRICA

Famílias enterram entes queridos após assassinatos em massa na Nigéria. (Foto: Intersociety)

Pelo menos 700 cristãos foram mortos por pastores Fulani na Nigéria somente em maio de 2023, indica um relatório investigativo publicado na segunda-feira (12) pela Intersociety (Sociedade Internacional para Liberdades Civis e Estado de Direito).

De acordo com o levantamento, 700 cristãos foram massacrados em maio, 1.100 em 60 dias (de 12 de abril a 12 de junho) e 2.150 em 160 dias (de 1º de janeiro a 12 de junho).

Em média, 17 cristãos são mortos por dia na Nigéria.

O relatório apontou ainda que os cristãos perderam suas vidas como “presentes de despedida” para Muhammadu Buhari, o predecessor de Bola Ahmed Tinubu, o novo presidente da Nigéria, que tomou posse em 29 de maio.

“Os líderes islâmicos radicais nigerianos, que marcaram o fim de seus mandatos em 29 de maio de 2023, receberam uma despedida pelos pastores Fulani jihadistas, que marcaram o fim de seu governo massacrando nada menos que 700 cristãos indefesos. em maio de 2023”, dizem os autores do relatório da Intersociety.

De acordo com o relatório do grupo de direitos humanos, que faz pesquisas e investigações por contatos com vítimas e testemunhas oculares, cerca de 300 cristãos foram massacrados somente no estado de Plateau, entre 15 e 17 de maio.

O segundo estado mais atingido é Benue, onde 110 cristãos foram massacrados em maio de 2023 — destes, 40 foram mortos entre 3 e 4 de junho, 18 cristãos foram mortos em 21 de maio e outros 28 foram mortos entre 7 e 10 de maio.

“Ao todo, o estado de Benue foi responsável por mais de 190 mortes de cristãos entre 12 de abril e 12 de junho de 2023”, diz o relatório.

O terceiro estado mais atingido é Kaduna, onde cerca de 100 cristãos foram massacrados entre 12 de abril e 12 de junho de 2023.

Comunidades saqueadas e ocupadas

Na investigação, os pesquisadores da Intersociety descobriram que 245 comunidades do sul de Kaduna foram saqueadas e violentamente ocupadas por jihadistas Fulani em seis anos, entre 2017 e 2023.

Muitos cristãos acabam sendo mortos durante as invasões.

Segundo o relatório, assinado pelo presidente do conselho e pesquisador principal, Emeka Umeagbalasi, o período analisado foi um “dos mais sangrentos ataques anticristãos na Nigéria”.

Os pesquisadores relatam que de 1.100 mortes de cristãos indefesos, os pastores Fulani foram responsáveis por não cerca de 800 assassinatos.

Além disso, “mais de 1.400 pessoas foram sequestradas; dos quais 10% podem ser incapazes de retornar vivas para suas famílias. O estado de Kaduna lidera a lista de sequestrados com pelo menos 700, seguido pelo estado de Níger, com 300.”

Eles observam que o governo liderado por Buhari “protegeu os jihadistas e suas forças de segurança pró-Jihad” enquanto comunidades cristãs eram saqueadas.

O relatório também indica que cerca de 100 igrejas foram danificadas, incendiadas ou destruídas por jihadistas islâmicos entre 12 de abril e 12 de junho.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Apesar da perseguição, jovens muçulmanos estão receptivos ao Evangelho na Indonésia

Uma organização cristã criou um novo idioma que une gerações e incentiva a juventude a compartilhar a Palavra de Deus.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE MISSION NETWORK NEWS

O cristianismo está atraindo jovens muçulmanos na Indonésia. (Foto: Reprodução/Unsplash/Gradikaa Aggi)

Na maior parte da Indonésia, os cristãos sofrem vários níveis de perseguição pelos muçulmanos.

Nas 17.000 mil ilhas do país ouve-se falar das experiências dos crentes. Sumatra do Norte e Papu Ocidental são áreas em que o Evangelho é melhor recebido.

Os muçulmanos que se convertem ao cristianismo, enfrentam assédio, e ameaças de morte de familiares e amigos.

Felizmente, a violência física é incomum devido à polícia antiterrorista da região.

Apesar da perseguição cristã, a tolerância religiosa está conectando jovens ao Evangelho.

A influência através da linguagem

Segundo a Mission Network News, a Indonésia possui um problema de má comunicação entre as milhões de pessoas nas ilhas, porém, a organização cristã FMI criou uma solução:

“Uma das respostas a isso foi criarmos uma língua nacional que as pessoas aprenderiam a falar para que, sim, pudessem conhecer seu idioma. Essa pode ser a linguagem que eles aprendem primeiro. Mas uma vez que vão para a escola, eles estão aprendendo a língua bahasa indonésia”, explicou Bruce Allen da FMI.

Os jovens na Indonésia cresceram sob o mesmo idioma, algo que as gerações mais velhas não vivenciaram.

“Portanto, os adultos mais velhos ainda falam seu idioma de origem. Para os mais jovens, é uma espécie de sentimento 'Bahasa até o fim'”, contou Bruce.

Uma porta aberta

Bruce explicou que, quando uma geração cresce sob um idioma compartilhado, é possível obter maior senso de unidade dos jovens.

“Um senso que diz: ‘Cooperaremos uns com os outros, mesmo que sejamos diferentes uns dos outros'”, disse ele.

E continuou: “Vejo isso mesmo nas ilhas. Há uma abertura para o Evangelho, desde que haja obreiros dispostos a apresentar a Palavra de Deus às pessoas”.

A FMI apoia plantadores de igrejas locais na Indonésia que alcançam seu próprio povo.

Segundo a MNN, cerca de 80% dos indonésios que seguem o Islã, nunca ouviram a mensagem de salvação de Jesus Cristo.

Em contrapartida, a Igreja Evangélica na Indonésia está crescendo a uma taxa anual de 2,8%, apenas um pouco mais rápido do que a taxa de crescimento global para os evangélicos.

À medida que a geração mais jovem descobre o Deus da Bíblia, por meio da interação com colegas cristãos, eles encontram a verdadeira liberdade espiritual em Jesus.

“O Islã não oferece uma garantia de perdão dos pecados, mas as pessoas ao redor do mundo anseiam por isso. Eles sabem que estão quebrados. Eles conhecem seus defeitos”, declarou Bruce.

“Eles conhecem sua pecaminosidade, e quando descobrem que alguém pagou a pena por isso, é libertador, mesmo em uma cultura muçulmana como a Indonésia”, concluiu ele.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Homem diz que ficar paralítico o levou a Jesus: “Para mim, foi o melhor”

Joaquim testemunhou que através de um acidente que o deixou paralítico, ele conheceu Jesus e foi liberto de vícios.

FONTE: GUIAME

Joaquim testemunhou sobre Jesus. (Foto: Reprodução/Instagram/Powlaco)

Enquanto passeava em um parque na cidade de Curitiba, o produtor de conteúdo digital conhecido como “Powlaco”, encontrou um senhor apreciando o pôr do sol.

O homem se chama Joaquim, e ao ser abordado pelo jovem, testemunhou uma grande lição de maturidade na fé.

Ele contou que há dezoito anos é dependente de uma cadeira de rodas, devido a um acidente.

“Eu bebia muito, de cair sabe? Eu estava bebendo em um bar e ao invés de eu ir andar pela ponte, eu errei o caminho”, relembrou Joaquim.

Ele contou que caiu de pé, e com a queda, quebrou as vértebras T11, T12 e sofreu um vazamento na medula. “Eu fiquei paralítico ali mesmo”, disse ele.

Conhecendo Jesus

Durante a conversa, Joaquim continuou a contar sua história: “Mas pra mim foi a melhor coisa, porque eu conheci Jesus”, disse ele, se referindo ao acidente.

Ele afirmou que Cristo o libertou das drogas, cigarro e bebida.

Seu filho, que segundo ele, estava só “pele e osso” por conta do vício em crack, também foi restaurado por Jesus.


No vídeo publicado no perfil do Instagram do jovem, Joaquim citou a passagem bíblica de Mateus 6:6: “Quer falar com Deus, entra no seu quarto, fecha a porta e desabafa. Foi ali que eu fui curado por Jesus”, afirmou ele, apontando para sua cabeça.

Assim como o apóstolo Paulo declarou que a graça de Deus era suficiente em sua vida, Joaquim demonstrou que a presença e a salvação do Senhor, lhe bastam.

Ele continuou admirando a vista e elogiou a gentileza do jovem que o abordou.

O vídeo, publicado no dia 29 de maio, alcançou mais de três mil visualizações até o momento.

Diversas pessoas comentaram que foram impactadas pelo testemunho do idoso: "Louvado seja a Deus pela vida deste homem sábio“, escreveu uma usuária.

“Ele conseguiu ver o propósito da vontade de Deus pra vida dele, apesar de todas as consequências pelas próprias escolhas dele, o Senhor fez o milagre, pois ele tem agora a mente curada”, disse outro perfil.

“Eu entendo ele na sua profundidade, eu estava fora dos caminhos de Deus, foi preciso quebrar uma perna em um acidente que seria fatal pra voltar pra Ele. Questionar a permissão de Deus é não compreender que aqui tudo é passageiro, hoje ele pode não andar, mas na eternidade ele vai poder se levantar e andar na presença Dele. Uma perna quebrada me rendeu um casamento, dois filhos e uma pessoa melhor. Tudo pra honra e glória a Deus”, testemunhou um usuário.