quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Cientistas usam campo magnético da Terra para confirmar acontecimento da Bíblia

A descoberta foi realizada por cientistas de 4 universidades de Israel, entre elas a de Tel Aviv e a Hebraica de Jerusalém.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO JERUSALEM POST

Um dos tijolos de barro queimados estudados. (Foto: Dr. Yoav Vaknin)

Utilizando uma tecnologia "inovadora" que se fundamenta na medição do campo magnético presente em tijolos queimados, pesquisadores de quatro universidades israelenses confirmaram a veracidade de um evento mencionado no Segundo Livro dos Reis da Bíblia: a conquista da cidade filisteia de Gate por Hazael, o rei de Arã.

A descoberta, conduzida por cientistas da Universidade de Tel Aviv (TAU), da Universidade Hebraica de Jerusalém (HU), da Universidade Bar-Ilan (BIU) em Ramat Gan e da Universidade Ariel em Samaria, além de permitir aos arqueólogos identificarem materiais queimados encontrados em escavações, permitirá que eles estimem as temperaturas de queima desses artefatos.

“Nossas descobertas são importantes para determinar a intensidade do incêndio e o escopo da destruição em Gate – a maior e mais poderosa cidade do país na época – e também para compreender as práticas de construção na região”, escreveram eles na revista PLOS ONE sob o título “Aplicando desmagnetização térmica a materiais arqueológicos: uma ferramenta para detectar argila queimada e estimar sua temperatura de queima”.

Aplicando o seu método às descobertas da antiga Gate (Tell es-Safi, situada entre as cidades de Ashkelon e Beit Shemesh, no centro de Israel), os pesquisadores confirmaram a veracidade do relato bíblico que descreve: "Então subiu Hazael, rei da Síria, e pelejou contra Gate, e a tomou; depois Hazael resolveu marchar contra Jerusalém" (2 Reis 12:17).

Informação determinante

Os cientistas explicam que, ao contrário dos métodos anteriores, a técnica de agora pode determinar se um item como um tijolo de barro foi queimado mesmo em temperaturas relativamente baixas, a partir de 200°C. Esta informação pode ser determinante para interpretar corretamente os resultados.

As argilas são ricas em minerais de ferro magnético, dependendo da geologia específica do local. Porém, é uma característica comum a todos os minerais argilosos contendo ferro o fato de que, ao serem aquecidos a temperaturas variando de cerca de 150°C a 700°C, passam por uma transformação em minerais ferrimagnéticos estáveis, tais como magnetita, maghemita e hematita.

O estudo multidisciplinar foi liderado pelo Dr. Yoav Vaknin, do Instituto Nadler de Arqueologia da Faculdade de Humanidades Entin da Universidade de Tel Aviv (TAU) e do laboratório paleomagnético da Universidade Hebraica de Jerusalém (HU).

Dr. Yoav Vaknin, do Instituto Nadler de Arqueologia da Faculdade de Humanidades Entin da Universidade de Tel Aviv. (Foto: Tel Aviv University)

Outros colaboradores incluíram o Prof. Ron Shaar, do Instituto de Ciências da Terra da HU; o Prof. Erez Ben-Yosef e o Prof. Oded Lipschits do Instituto TAU; o Prof. Aren Maeir do Departamento de Estudos Martin (Szusz) Terra de Israel da Universidade Bar-Ilan (BIU); e o Dr. Adi Eliyahu Behar do Departamento de Estudos e Arqueologia da Terra de Israel da Universidade Ariel, assim como o seu Departamento de Ciências Químicas.

“Ao longo das Idades do Bronze e do Ferro, o principal material de construção na maior parte da Terra de Israel eram os tijolos de barro. Este material barato e facilmente disponível foi usado para construir paredes na maioria dos edifícios, por vezes sobre fundações de pedra”, explicou Lipschits. “É por isso que é tão importante compreender a tecnologia usada na fabricação desses tijolos.”

Na mesma época, os habitantes de outras regiões, como a Mesopotâmia, onde a obtenção de pedra era difícil, adotavam a prática de queimar tijolos de argila em fornos, visando reforçar sua resistência e durabilidade.

O método remonta à era bíblica

“Esta técnica é mencionada na história da Torre de Babel no Livro do Gênesis”, acrescentou Vaknin. “E disseram uns aos outros: façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal” (Gênesis 11:3).

“A maioria dos investigadores, no entanto, acredita que esta tecnologia só chegou à Terra de Israel muito mais tarde, com a conquista romana; até então os habitantes usavam tijolos de barro secos ao sol. Assim, quando são encontrados tijolos numa escavação arqueológica, várias questões devem ser colocadas: Primeiro, os tijolos foram queimados e, em caso afirmativo, foram cozidos num forno antes da construção ou no local, num evento de conflagração destrutivo? Nosso método pode fornecer respostas conclusivas.”

Campo magnético

O novo método baseia-se na medição do campo magnético registado e “bloqueado” no tijolo à medida que este queimava e arrefecia. “A argila com a qual os tijolos foram feitos contém milhões de partículas ferromagnéticas – minerais com propriedades magnéticas que se comportam como minúsculas 'bússolas' ou ímanes”, explicou Vaknin.

“Em um tijolo de barro seco ao sol, a orientação desses ímãs é quase aleatória, de modo que eles se anulam. Portanto, o sinal magnético geral do tijolo é fraco e não uniforme. O aquecimento a 200°C ou mais, como acontece num incêndio, liberta os sinais magnéticos destas partículas magnéticas e, estatisticamente, elas tendem a alinhar-se com o campo magnético da Terra naquele momento e local específicos. Quando o tijolo esfria, esses sinais magnéticos permanecem bloqueados em sua nova posição, e o tijolo desenvolve um campo magnético forte e uniformemente orientado que pode ser medido com um magnetômetro. Esta é uma indicação clara de que o tijolo foi, de fato, queimado.”

Na segunda fase do estudo, os pesquisadores progressivamente "apagaram" o campo magnético do tijolo utilizando um processo chamado desmagnetização térmica. Isso inclui aquecer o tijolo em um forno especial em um laboratório paleomagnético, neutralizando assim o campo magnético da Terra. O calor libera os sinais magnéticos, que, mais uma vez, se organizam aleatoriamente, anulando-se mutuamente, resultando em um sinal magnético global enfraquecido e perdendo sua orientação.

“Conduzimos o processo gradualmente”, continuou Vaknin. “Primeiro, aquecemos a amostra a uma temperatura de 100°C, o que libera os sinais de apenas uma pequena porcentagem dos minerais magnéticos. Em seguida, resfriamos e medimos o sinal magnético restante. Em seguida, repetimos o procedimento em temperaturas de 150°C, 200°C e assim por diante, procedendo em pequenos passos até 700°C. Desta forma, o campo magnético do tijolo é gradualmente apagado.”

“A temperatura na qual o sinal de cada mineral é ‘desbloqueado’ é aproximadamente a mesma que a temperatura na qual foi inicialmente ‘bloqueado’ e, em última análise, a temperatura na qual o campo magnético é totalmente apagado foi atingida durante o incêndio original.”

Os pesquisadores aplicaram a técnica em um ambiente laboratorial; submeteram tijolos de argila a condições controladas de temperatura e campo magnético, mediram o campo magnético adquirido por cada tijolo e, posteriormente, procederam à desmagnetização gradual. Os resultados revelaram que os tijolos estavam completamente desmagnetizados na temperatura em que foram queimados – provando que o método funciona.

“Nossa abordagem permite identificar queimadas que ocorreram em temperaturas muito mais baixas do que qualquer outro método”, disse Vaknin.

Gate, a casa de Golias

Após comprovar a validade do método, os pesquisadores aplicaram-no a uma disputa arqueológica específica - uma estrutura de tijolos descoberta em Tell es-Safi, identificada como a cidade filisteia de Gate, a casa de Golias.

A questão em debate era se essa estrutura específica era composta por tijolos queimados previamente ou se foram queimados no local. A hipótese predominante, baseada na Bíblia, fontes históricas e datação por Carbono-14, atribui a destruição da estrutura à devastação de Gate por Hazael, rei de Arã Damasco, por volta de 830 a.C.

Contudo, um estudo anterior, liderado por Maeir da BIU, que supervisionou as escavações em Tell es-Safi, propôs que o edifício não foi incendiado, mas sim colapsou ao longo de décadas, e que os tijolos queimados encontrados na estrutura foram queimados em um forno antes da construção. Se essa hipótese estiver correta, seria a mais antiga evidência de tecnologia de queima de tijolos descoberta na Terra de Israel.

Descobertas conclusivas

Para resolver a controvérsia, a equipe de pesquisa aplicou o novo método a amostras do muro de Tell es-Safi e aos destroços encontrados ao lado dele.

As descobertas foram conclusivas: os campos magnéticos de todos os tijolos e detritos desabados apresentavam a mesma orientação – norte e para baixo. “As nossas descobertas significam que os tijolos queimaram e arrefeceram no local, exatamente onde foram encontrados, nomeadamente num incêndio na própria estrutura, que ruiu em poucas horas”, declarou Vaknin.

“Se os tijolos tivessem sido queimados num forno e depois colocados na parede, as suas orientações magnéticas teriam sido aleatórias. Além disso, se a estrutura tivesse entrado em colapso ao longo do tempo, e não num único incêndio, os detritos colapsados ​​teriam apresentado orientações magnéticas aleatórias. Acreditamos que a principal razão para a interpretação equivocada de nossos colegas foi a incapacidade de identificar queimadas em temperaturas abaixo de 500°C. Como o calor aumenta, os materiais na parte inferior do edifício queimaram a temperaturas relativamente baixas, abaixo dos 400°C, e consequentemente o estudo anterior não os identificou como queimados – levando à conclusão de que o edifício não tinha sido destruído pelo fogo.”

“Paralelamente, os tijolos da parte superior da parede, onde as temperaturas eram muito mais elevadas, sofreram alterações mineralógicas e foram, por isso, identificados como queimados, o que levou os investigadores a concluirem que tinham sido cozidos num forno antes da construção. Nosso método nos permitiu determinar que todos os tijolos, tanto na parede quanto nos escombros, haviam queimado durante a conflagração: os que estavam na parte inferior queimaram em temperaturas relativamente baixas, e aqueles que foram encontrados nas camadas mais altas ou caíram do topo – em temperaturas mais altas do que 600°C”, observou ele.

“Nossas descobertas são muito importantes para decifrar a intensidade do incêndio e o alcance da destruição em Gate, a maior e mais poderosa cidade da Terra de Israel na época, bem como para compreender os métodos de construção predominantes naquela época”, disse Maeir.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Missão diz que iranianos estão abertos ao Evangelho: “Milhões se desiludiram com o Islã”

A Transform Iran é uma missão que prega o Evangelho aos iranianos, além de plantar igrejas, discipular os cristãos e treinar líderes.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA MNN

Lana Silk, diretora executiva da Transform Iran. (Foto: Reprodução/ Transform Iran)

A desilusão com o Islã é uma das maiores portas abertas para os iranianos ao Evangelho, segundo constata Lana Silk, da Transform Iran, missão que prega o Evangelho aos iranianos, além de plantar igrejas, discipular os cristãos e treinar líderes.

“O Irã é uma terra de oportunidades para o Evangelho porque milhões e milhões de iranianos estão desiludidos com o Islã”, afirmou Lana.

“Consideramos o Irã fechado e impossível, talvez sem esperança. E, no entanto, quando vemos o que Deus está realmente fazendo, a nossa compreensão muda”, explica a diretora executiva.

Para conhecer o Deus da Bíblia, os iranianos necessitam de acesso às Escrituras em seu idioma. Além de cristãos que compreendam o contexto cultural local. Segundo a Transform Iran, apenas quatro das 39 línguas do Irã têm a Bíblia completa.

“Algumas dessas línguas terão fragmentos; eles podem ter, digamos, ‘Jesus, o Filme’ ou ferramentas como essa. Mas, em geral, a Igreja não está estabelecida nestas comunidades e o Evangelho não penetrou”, diz Lana.

“Até 30 milhões de pessoas no Irã não têm a Bíblia na sua língua.”

Parcerias missionárias

Em colaboração com a desdobramentoWord, Strategic Resource Group e outros parceiros, a Transform Iran está impulsionando iniciativas de tradução da Bíblia em diversas línguas minoritárias. No ano passado, os fiéis concluíram a tradução do Novo Testamento para o idioma Gilaki.

“Há 3 milhões de Gilakis em Gilan, sem igrejas estabelecidas naquela região e sem crescimento de igrejas”, diz ela.

“Estamos muito entusiasmados por trazer o Novo Testamento e ajudar a estabelecer igrejas nesta região e nesta língua.”

Traduzir a Bíblia para línguas minoritárias, como o Gilaki, é fundamental por várias razões.

"A linguagem atualmente utilizada para comunicar o Evangelho é a língua das autoridades (Farsi). Essa é a mesma língua utilizada para controlar e oprimir esses grupos de pessoas, então você está erguendo barreiras em seus corações", diz Lana.

"É realmente importante quando comunicamos as Boas Novas de Jesus Cristo, fazê-lo no idioma materno das pessoas", diz Lana, que pede apoio ao trabalho missionário que a Transform Iran realiza.

“Apoie a tradução da Bíblia no Irã. Você também pode ir às redes sociais, seguir-nos, compartilhar, curtir – coisas que aumentarão a conexão para que outras pessoas descubram o que Deus está fazendo no Irã”, diz Lana.