segunda-feira, 1 de março de 2010

A MULHER SABIA EDIFICA SUA CASA

Provérbios 14:1 “TODA a mulher sábia edifica a sua casa: mas a tola derruba-a com as suas mãos.”
I Samuel 25:1-37 v22 Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até a manhã de tudo o que tem, mesmo até um menino. v24 - E lançou-se a seus pés, e disse: Ah! Senhor meu, minha {seja} a transgressão; deixa, pois falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. 28 - Perdoa, pois à tua serva {esta} transgressão, porque certamente fará o Senhor casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do Senhor, e não se tem achado mal em ti por {todos os} teus dias.
Uma mulher que podemos tomar como exemplo de sabedoria é Abigail. Davi era um eterno fugitivo de Saul, tinha vários homens sob seu comando após prantear a morte de Samuel, desceu para o deserto de Parã. Estava próxima a fazenda de Nabal e enviou alguns dos seus homens na casa dele pedindo mantimentos para seus homens, Nabal porem não fez caso do pedido de Davi, até mesmo zombando dizendo que poderia ser um escravo fugitivo. v10 “E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem {é} Davi, e quem o filho de Jessé? muitos servos há hoje, e cada um foge a seu senhor.” Será que ele realmente não conhecia Davi? Veja o que diz o versículo 7b “ora os pastores que tens estiveram conosco; agravo nenhum lhes fizemos, nem cousa alguma lhes faltou todos os dias que estiveram no Carmelo.” A impressão que tenho que ele conhecia sim, pois Davi e seus homens cuidaram dos pastores dele quando estiveram no Carmelo. Podemos ver que diferente de Nabal, Abigail sabia quem era Davi ela sabia que ele era escolhido de Deus para ser rei em Israel v30 “E há de ser que, usando o Senhor com o meu senhor conforme a todo o bem que já tem dito de ti, e te tiver estabelecido chefe sobre Israel,” Nabal com a decisão de não ajudar Davi traria tragédia a sua casa v22 “Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até a manhã de tudo o que tem, mesmo até um menino.” não fosse à sabedoria da sua mulher. Abigail soube através de um dos seus servos da atitude do seu marido. v14 “Porém um dentre os mancebos o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; porém ele se lançou a eles. v15 Todavia, aqueles homens têm-nos {sido} muito bons, e nunca fomos agravados {deles}, e nada nos faltou em todos os dias que conversamos com eles quando estávamos no campo. v16 De muro em redor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas. v17 Olha pois, agora, e vê o que hás de fazer porque {já} de todo determinado está o mal contra o nosso amo e contra toda a sua casa, e ele {é} um tal filho de Belial, que não há quem lhe possa falar.” Ela poderia ter falado com Nabal, mas ela conhecia seu marido, sabia que era um homem difícil de se lidar v3b”porém o homem {era} duro e maligno nas obras,” é tanto verdade que o servo não teve coragem de falar com ele. Abigail estava diante de um grande impasse o que fazer para desviar a ira de Davi contra sua casa. Na sua sabedoria decidiu aplacar a fúria de Davi, levando ela mesma os mantimentos. v18 “Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de {trigo} tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e {os} pôs sobre jumentos. v19 E disse aos seus mancebos: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. O que, porém, não declarou a seu marido Nabal.”
O que achei mais interessante ela mesma assumiu toda culpa, sendo que ela nem sabia do acontecido até que seu moço veio a ela. v23 “Vendo, pois Abigail a Davi apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou a terra. v24 E lançou-se a seus pés, e disse: Ah! Senhor meu, minha {seja} a transgressão; deixa, pois falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. v25 Meu senhor, agora não faça {este} homem de Belial, {a saber}, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal {é} o seu nome, e a loucura {está} com ele, e eu, tua serva, não vi os mancebos de meu senhor, que enviaste.” E você assumiria a culpa de alguém até mesmo do seu marido para evitar uma catástrofe? Pois é a mulher sabia muitas vezes assumi erros que não cometeu para evitar tragédias, para evitar bate boca, para evitar problemas. Há mulheres que ao contrario da sabia leva seu esposo, filhos, parentes, para dentro dos problemas, fazendo intrigas contra os vizinhos, contra os irmãos e até mesmo contra a sua família, trazendo com isso grandes problemas e até mesmo morte para dentro da sua casa. Porem a sabia não permite que sua família passe por constrangimentos, ela faz de tudo para proteger seus filhos, seu esposo, sua família e até mesmo amigos, irmãos e vizinhos. Abigail com sua sabedoria aplacou a fúria de Davi com sua atitude de serva do Senhor. v32 “Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. v33 E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me estorvaste de vir com sangue, e de que a minha mão me salvasse. v34 Porque, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e me não vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até à luz da manhã nem mesmo um menino. v35 Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês {aqui} que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face.” A mulher sabia só deixa seu marido a par da situação após a solução do problema. v37 “Sucedeu pois que pela manhã, havendo {já} saído de Nabal o vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas palavras: e se amorteceu nele, o seu coração, e ficou ele como pedra.” Nesse texto percebemos que o marido não tinha noção do que estava acontecendo, mas a mulher com todo sabedoria e amor, solucionou o problema e salvou sua família. Por isso mulher se não tem sabedoria peça a Deus, pois a Palavra de Deus diz: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e {o} não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5. Que Deus possa falar melhor em seu coração.
Autora: Adélia Brunelli