sábado, 23 de dezembro de 2017

"Quem chama a homossexualidade de pecado é Deus, não eu", diz filho de Billy Graham

O pastor alertou que mesmo com a militância LGBT atacando cristãos, as convicções bíblicas sobre a homossexualidade não irão mudar.

Pastor Franklin Graham é diretor da Associação Evangelística Billy Graham e da Bolsa do Samaritano. (Foto: BGEA)
Pastor Franklin Graham é diretor da Associação Evangelística Billy Graham e da Bolsa do Samaritano. (Foto: BGEA)
O evangelista Franklin Graham insistiu em afirmar que ele não odeia os homossexuais, mas disse que os ativistas LGBT precisam "falar com Deus" se eles não gostam que a homossexualidade seja chamada de pecado.

"Por que os cristãos não podem ter a liberdade de dizer 'Não' para o que eles querem dizer? A comunidade LGBT continua a atacar os cristãos para tentar que aceitemos seu estilo de vida, mas não vão conseguir", escreveu Graham no Facebook, na última quarta-feira (20), referindo-se a empresários cristãos sendo pressionados a prestar serviços para cerimônias de casamento gay.

"Deus chama o pecado da homossexualidade - vá falar com Ele se você não gosta disso. Ele é quem define o pecado, não eu. Como um cristão, é claro, eu não odeio os homossexuais, eu os amo e quero que eles saibam a verdade", acrescentou.

Graham destacou que respeita o direito que os homossexuais têm de fazer suas escolhas, mas não é por isso que precisa negar as convicções que desenvolveu conforme a Bíblia.
"Se eles optaram por viver esse estilo de vida, certamente têm a liberdade de fazê-lo neste país - mas não me diga que eu tenho que acreditar ou apoiar isso", afirmou.

O pastor, que também é presidente da Associação Evangelística Billy Graham e da Bolsa do Samaritano, compartilhou uma notícia, na qual um juiz da Califórnia decidiu a favor de Cathy Miller, dona da Confeitaria 'Tastries', em Bakersfield, que está sendo processada por se recusar a fazer um bolo de casamento para um casal gay.

"Aqui em Tastries, amamos a todos. Meu marido e eu somos cristãos e sabemos que Deus criou todos e Ele criou todos iguais", disse Miller sobre suas crenças.

"Não é que não gostamos de pessoas de certos grupos ... há apenas certas coisas que violam minha consciência", acrescentou a padeira.

Graham apontou que haverá outra audiência no caso em fevereiro e pediu aos cristãos "que orem por Cathy e que nossas liberdades religiosas sejam mantidas".

"Os tribunais nunca deveriam ter o direito de forçar os cristãos a ir contra o que a Palavra de Deus ensina", acrescentou o evangelista.

Os pontos de vista abertos do evangelista sobre questões LGBT e ensinamentos islâmicos radicais já chegaram a lhe causar certos "problemas", no entanto, como já em dezembro, membros do parlamento do Reino Unido e mais de 6.100 pessoas assinaram uma petição que chamou as autoridades a negarem a entrada do pastor no país.

A petição publicada no site 'Change.org' argumentava que Graham promove "preconceitos e ódio", com algum clero local também advertindo contra uma pregação do pastor, que estava agendada para setembro de 2018 no Lancashire Festival of Hope em Blackpool.

Gordon Marsden, membro do Parlamento que representa a Blackpool, disse que Graham poderia ter violado as regras britânicas sobre o 'discurso do ódio'.

"Penso que, francamente, a evidência está acumulando que sua visita ao Reino Unido ... não seria uma coisa boa e não provavelmente na minha opinião uma coisa muito cristã", disse Marsden, alegando que as crenças do evangelista eram "incompatíveis com o que Jesus disse na Bíblia".

Um representante da Associação Evangelística Billy Graham disse ao 'Christian Post' em um comunicado no momento em que Graham "está viajando ao Vietnã, compartilhando a mesma mensagem de esperança que ele foi convidado a compartilhar no próximo ano na Inglaterra".
"A Associação Billy Graham está trabalhando em parceria com as igrejas locais para realizar um evento no próximo ano em Blackpool. Será um evento positivo e encorajador com música e uma mensagem de Franklin Graham sobre a esperança que pode ser encontrada através de um relacionamento com Jesus Cristo. Será gratuito e todos serão convidados a participar ", acrescentou o comunicado.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN POST

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Com voto do Brasil, ONU aprova resolução para “anular” decisão dos EUA sobre Jerusalém

Assembleia Geral da ONU declara o reconhecimento de Jerusalém como capital "nulo e sem efeito"

por Jarbas Aragão

Resultado de imagem para auditorium
Com voto do Brasil, ONU "anula" resolução dos EUA sobre Jerusalém

A Assembleia Geral das Nações Unidas reuniu-se nesta quinta-feira (21) para uma sessão de emergência para debater o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel. Anunciado pelo presidente Donald Trump no dia 6, a decisão vem sendo criticada por vários países, sobretudo os islâmicos.

Com aprovação de uma esmagadora maioria (128 a favor, e 9 contrários) declara o reconhecimento de Jerusalém como capital “nula e sem efeito”. Além dos Estados Unidos e Israel, os contrários foram Honduras, Guatemala, Palau, Ilhas Marshall, Micronésia, Togo e Nauru. Ao mesmo tempo, 35 países optaram por abster-se.

A Assembleia foi aberta pelo embaixador do Iêmen na ONU, que apresentou a resolução da ONU, afirmando que todos os “países amantes da paz” deveriam votar a favor. Khaled Hussein Mohamed Alyemany chamou a atitude de Trump de “uma flagrante violação dos direitos do povo palestino, das nações árabes e de todos os muçulmanos e cristãos do mundo”. Segundo ele, manter o reconhecimento de Jerusalém “ameaça a paz no mundo, prejudica qualquer chance de paz no Oriente Médio e só serve para incentivar a violência e o extremismo”.


Em seguida, a embaixador dos EUA, Nikki Haley, respondeu a Alyemany e à resolução, lembrando os 193 estados membros da ONU que irá realizar cortes de financiamento das nações que votaram contra. Deixou claro que “nenhum voto nas Nações Unidas fará qualquer diferença” pois a decisão dos EUA de transferir sua embaixada para Jerusalém seguirá em frente, pois “é a coisa certa”. Ressaltou que Assembleia Geral não pode impedi-los de “exercer nosso direito como uma nação soberana”.

Os Estados Unidos é o pais que faz as maiores contribuições do mundo para a ONU, mas que o resultado da votação “fará a diferença na forma como os americanos olham para a ONU e como olhamos os países que nos desrespeitam na ONU”.

O representante do Irã disse que “a Palestina está no coração de todos os países muçulmanos” e a Turquia garantiu que eles não seriam “intimidados”. Até a Arábia Saudita — aliada dos EUA em várias questões e que, nos últimos tempos, tem registado uma aproximação a Israel — anunciou que continuará defendendo Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestino.

O embaixador de Israel, Danny Danon, criticou duramente a resolução da ONU: “Quarenta e dois anos atrás, essa Organização adotou uma resolução vergonhosa equiparando o sionismo com o racismo. Foram necessários 16 longos anos para que essa resolução odiosa fosse revogada. Não tenho dúvidas de que a resolução de hoje também acabará, eventualmente, na lixeira da história. Não tenho dúvidas de que virá o dia em que toda a comunidade internacional finalmente reconhecerá Jerusalém como a eterna capital do Estado de Israel”.

“Jerusalém é o lugar mais sagrado para Israel e o povo judeu, ponto final. Este é um fato indiscutível. O rei Davi declarou isso há 3.000 anos. Na Bíblia judaica, Jerusalém é mencionada 660 vezes… [o Primeiro Primeiro-Ministro de Israel] David Ben-Gurion disse que Jerusalém é uma parte inseparável do futuro e do destino de Israel “, acrescentou.

Em seguida, Danon apresentou uma antiga moeda de Jerusalém. “A moeda que tenho nas mãos é do ano 67 e diz ‘Liberdade de Sião’. Esta é uma evidência clara do período do Segundo Templo, e prova uma conexão direta entre os judeus e Jerusalém”.

A decisão de hoje é muito semelhante à resolução do Conselho de Segurança (14 votos a 1), que foi vetada pelos EUA na segunda-feira. Uma das consequências a curto prazo é o fortalecimento da Rússia em sua influência sobre o Oriente Médio. Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, já pediu que Putin substitua Trump como mediador no futuro.

O Brasil, mantendo a tradição iniciada com o governo Lula, continuou votando contra Israel, preservando seu alinhamento com os países islâmicos.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Logo após sofrer acidente, jovem aproveita para evangelizar: "Procure Jesus"

Minutos depois de sofrer um grave acidente de trânsito, Lucas Oliveira decidiu fazer um vídeo para incentivar as pessoas a entregarem suas vidas a Deus.


O carro de Lucas Oliveira capotou, mas ele sobreviveu sem grandes ferimentos. (Foto: Reprodução/Facebook)
Minutos depois de sofrer um grave acidente de trânsito, o jovem Lucas Oliveira decidiu fazer um vídeo para falar sobre o amor de Jesus Cristo e incentivar as pessoas a entregarem suas vidas a Deus. 

“Se eu morresse agora eu estaria tranquilo porque eu sei para onde eu vou. E você amanhã, para onde vai?”, questionou Lucas, que é um dos líderes no ministério Conexão Jovem, da Igreja Catedral Jesus Vive em Taquara, no Rio de Janeiro.

“Não estou falando uma história que eu ouvi falar, estou falando da minha vida. Por muito menos a gente abandona Jesus. Por que você está abandonando Jesus?”, questionou Lucas.

“Eu acabei de sofrer um acidente e a única coisa que eu queria saber era Jesus e poder falar Dele para as pessoas que estavam aqui perto. Você que está vendo esse vídeo, procure Jesus. Ele te ama e pode mudar a sua história”, acrescentou o jovem.

Mostrando o estado do veículo capotado, Lucas finalizou sua mensagem: “Isso aqui conserta, isso aqui passa. Agora, a sua salvação é eterna”.
As imagens que foram publicadas no último domingo (17) no Facebook já contam com mais de 56 mil visualizações. Assista:
FONTE: GUIAME

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Yudi reconhece ação de Deus em sua transformação: "Sozinho eu não teria poder para isso"

Yudi Tamashiro conta como abandonou uma vida desregrada, afundada nas drogas e alcoolismo e decidiu seguir a Jesus Cristo.



Na última sexta-feira (15), a cantora e vlogueira Priscilla Alcântara publicou em seu canal do Youtube um bate-papo especial, com um amigo de longa data: Yudi Tamashiro. Na entrevista, o apresentador falou mais sobre seu testemunho de conversão e como Deus realmente tem transformado sua vida completamente.

Quando questionado por Priscilla sobre o que Deus tem mudado em sua vida, Yudi se lembrou dos momentos complicados que vivenciou em sua carreira e vida pessoal, já na época em que apresentava o programa infantil 'Bom dia & Cia'.

"Você via o que eu passava. É que a televisão nunca mostrou esse outro lado, mas você via eu chegando bêbado no 'Bom dia & Cia'. Aí foram aparecendo várias coisas na minha vida... até o lance de responsabilidade mesmo, né? Eu trabalhava desde novo e tudo mais. Eu buscava a felicidade, buscava uma saída para essa confusão da minha cabeça, busca em bebida, em balada, em garotas de programa...", relatou.

Yudi contou que sua saída do programa infantil também teve muito a ver com esta fase "maluca" de sua vida.

"Um dos motivos de ter saído do 'Bom dia & Cia.' também foi essa vontade de querer aproveitar, de querer me conhecer. Eu era muito perdido, não sabia quem era o Yudi, não sabia o que eu queria dali para frente, eu não estava planejando mais nada, só queria viver", disse.

Mas certa noite, as coisas começaram a mudar e alguns 'sinais' começaram a aparecer na vida do jovem apresentador.

"Eu estava perdido nessa loucura de balada e tudo mais, e um dia eu estava fazendo um show na Vila Olímpia, em um bar, e Quando eu cheguei nesse bar, três jovens estavam ali na frente, querendo conversar comigo. Eles me entregaram uma Bíblia. Eu pensei: 'O que eu vou fazer com essa Bíblia, mano?'. Eu zoava todo mundo que era crente, zoava até a Priscila. Eu falava: 'Nossa, crente é zoado, mano. Que ridícula essa coisa de crente, maior coisa chata", lembrou.

"Mas nesse dia esses jovens me entregaram essa Bíblia e disseram: 'A gente quer te entregar essa Bíblia, porque Deus tocou no nosso coração. A gente queria falar da Palavra de Deus'. Aí eu falei: 'Mano, faz o seguinte. Eu vou fazer um show aqui, vocês entram aí, fica tudo de graça. Vocês pegam a sua Bíblia, ficam aí, sentam, assistem ao show e depois a gente troca ideia", acrescentou.

Após o show, os rapazes tentaram compartilhar a Palavra de Deus outra vez com Yudi, mas ele novamente se esquivou.

"Não, eu não posso agora. Tenho que ir para uma balada agora, já trabalhei, agora vou me divertir", contou Yudi, lembrando o modo como ele dispensou aqueles jovens. "Eu peguei a Bíblia joguei no carro e me despedi dos moleques".

Yudi conta que saiu daquela boate com algumas garotas, que levou para sua casa. Mas após uma das meninas entrar bêbada no quarto dos pais dele, a situação realmente se complicou.

"Começou a maior gritaria na minha casa. Aquela noite foi a primeira vez que eu realmente tive medo do rumo que as coisas tomavam", contou.

Mas no dia seguinte, um amigo passou em sua casa e o convidou para assistir a um culto na igreja Bola de Neve e aquilo o deixou surpreso, mas Yudi aceitou o convite.

"Caramba, ontem teve aquilo e agora é isso", lembrou. "Quando eu cheguei no Bola começou a dar uma tremedeira. Era o pastor Felipe que estava lá e ele falou: 'Você precisa parar de viver o passado, você tem talento'. Eu pensei: 'Mano, ele está falando comigo'. Cada palavra era um soco no coração".

"Eu me joguei no chão e falei: 'Deus, por favor, eu quero um recomeço na minha carreira, eu quero um recomeço, eu preciso de algo novo, eu preciso mudar, preciso fazer as coisas certas'. Eu estava perdido. Eu não sabia o que era certo, o que era errado, qual caminho seguir", destacou.

Recomeço

Yudi conta que, em paralelo à sua conversão, passou por um momento de incerteza com relação à sua carreira e o programa "Dancing Brasil" (rede Record) foi como uma resposta às suas orações.

"Eu precisava pagar as minhas contas, porque antes [da conversão] eu só queria curtir, gastar e não queria saber de trabalhar", contou.

Ele falou sobre sair vitorioso do programa e o 'medo' que isso também trouxe ao seu coração.

"A Xuxa falou assim: 'Quem ganhou o Dancing Brasil, quem vai levar meio milhão pra casa é o Yudi e a Bárbara'. Eu me joguei no chão e só agradecia. Mas a minha oração para Deus sempre foi: 'Deus, eu tenho medo de depois que eu ganhar tudo isso, que tudo de bom acontecer, eu voltar para a vida louca que eu tinha, perder a minha fé'. Mas não, eu acho que Deus colocou ainda mais fé no meu coração, eu passei a acreditar ainda mais Nele e depois apareceu o meu programa na Record News".

Yudi explicou que hoje compartilha com alegria as bênçãos que Deus tem derramado em sua vida, porque isso também vai ser uma forma da revelação divina acontecer nas vidas de outras pessoas.

"Todas as coisas que foram acontecendo, eu perdi o controle e Deus começou a cuidar das coisas. O que está acontecendo na minha vida, eu sozinho não teria capacidade, nem inteligência, nem poder para isso. Então é visível para as outras pessoas. Eu não preciso falar. A minha atitude, o meu trabalho, as coisas que estão acontecendo na minha vida já são prova que Deus existe e que realmente Ele está comigo".

FONTE: GUIAME

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Israel quer provar que Jerusalém pertence aos descendentes de Davi

Governo de Israel irá investir U$ 70 mi para provar ligação dos judeus com Monte do Templo

por Jarbas Aragão

Israel quer provar que Jerusalém pertence aos descendentes de Davi

A decisão dos EUA em reconhecer Jerusalém como a capital de Israel ainda tem repercussões no mundo todo. Uma das “armas” dos palestinos para tentar anular a decisão é o argumento de que isso fere resoluções da ONU e da UNESCO, que insistem em dizer que não há ligação dos judeus com a cidade, em especial com o Monte do Templo.

A ministra da Cultura, Miri Regev, anunciou que a Autoridade de Antiguidades de Israel terá um orçamento de 70 milhões de dólares para escavações em muitos locais históricos de Jerusalém.

O objetivo é fortalecer, através de novas descobertas, os laços dos judeus com a cidade antiga. Obviamente, isso poderá gerar mais condenações por parte dos muçulmanos, que afirmam serem os legítimos donos da cidade que dominaram durante mais de 1500 anos.

Ao contrário das escavações anteriores na cidade que sempre visavam “proteger” os sítios arqueológicos, o plano atual pretende descobrir, preservar e desenvolver a Cidade Velha de Jerusalém, da região de Har Etzion até a Cidade de Davi.

O projeto, no entanto, exclui o complexo do Monte do Templo, onde nenhuma escavação pode ser realizada. Mesmo assim, apenas revelar que havia uma ligação do palácio de Davi e de Salomão com o local já é o suficiente para comprovar o que está claramente relatado no Antigo Testamento.

Projeto Salém

Esse plano é uma iniciativa histórica, sendo a primeira vez que uma agência oficial do governo israelense realiza escavações de tamanho alcance na cidade declarada capital de Israel pelo rei Davi cerca de mil anos antes de Cristo.

Os documentos internos da Autoridade de Antiguidades de Israel, divulgados à imprensa apresentam o “Projeto Salém”, que cobrirá cinco anos de trabalho. A decisão de iniciar as escavações foi tomada em maio passado, mas ganhou novo impulso agora.

A ministra Regev negocia com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu como cobrir os altos custos para a execução dos trabalhos, mas deverá receber uma resposta nas próximas semanas.

Entre os locais a serem escavados pelo projeto estão o Tanque de Siloé, a Fortaleza da Primavera, uma antiga passarela (rua elevada) que ligava a Cidadela de Davi ao Monte do Templo, a entrada do bairro judeu na Cidade Velha, as bases do Muro das Lamentações abaixo do Arco de Robinson.

O presidente da Autoridade de Antiguidades, Israel Hasson, disse que o “projeto Salém” dará uma resposta adequada a qualquer pessoa que questione o direito de Israel sobre Jerusalém.

“A imensa importância das escavações arqueológicas que ocorrem em Jerusalém não pode ser questionada. As escavações estão descobrindo as raízes profundas que temos em nossa terra”, afirmou.

Ao mesmo tempo Regev disse à imprensa que o desejo de ‘fortalecer’ os laços judaicos com a cidade é o coração dessa iniciativa. “Mesmo que (o presidente da Autoridade Palestina) Mahmoud Abbas conseguisse cavar centenas de metros no chão, não encontrará uma única moeda palestina de 2.000 ou 3.000 anos atrás”, enfatiza.

“A realidade mostrada toda vez que Jerusalém é escavada vale mais do que mil palavras. É a melhor resposta para todos aqueles que negam nossos vínculos com Jerusalém. Escavarmos a antiga Jerusalém, é a melhor confirmação para a declaração do presidente Trump [reconhecendo a cidade como capital de Israel]”, concluiu a ministra. Com informações Ynet News

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Arqueólogos encontram sinais da cidade de Corinto e comprovam relato bíblico

A cidade ficou sob as águas após um forte terremoto, no início do século 7 d.C, mas está sendo descoberta por arqueólogos.

Mergulhador busca vestígios da cidade grega de Corinto. (Foto: Lechaion Harbour Project)
Mergulhador busca vestígios da cidade grega de Corinto. (Foto: Lechaion Harbour Project)
Novas buscas arqueológicas no antigo porto do terremoto que atingiu a cidade bíblica de Corinto, que agora está subaquática, descobriram detalhes sobre antiga cidade. Corinto foi visitada pelo apóstolo Paulo, enquanto ainda estava sob o domínio romano, de acordo com a Bíblia.

Os arqueólogos gregos e dinamarqueses que investigam as áreas portuárias de Lechaion, como parte do projeto Lechaion Harbor, descobriram vestígios de engenharia romana e edifícios antigos, o que comprova boa parte do relato bíblico sobre a cidade.

"Por quase duas décadas, busquei o contexto arqueológico perfeito em que todo o material orgânico normalmente não encontrado em terra estivesse preservado", afirmou Bjørn Lovén, diretor do projeto, segundo o jornal 'Sunday Express'. "O potencial para descobertas mais únicas é o sopro da mente".

O porto, que está localizado no golfo de Corinto, era anteriormente um dos dois que conectou Corinto para trocar redes na região que ajudaram a área a tornar-se fabulosamente rica. Os romanos destruíram Corinto em 146 aC ao conquistar a Grécia, e Júlio César reconstruiu a cidade e seus portos em 44 aC.

O porto foi atingido por um terremoto em torno do início do século 7 dC, mas as fundações de madeira na área estão bem preservadas, bem como alguns artefatos.

"As estruturas de madeira extremamente raras que encontramos nos estágios iniciais de Lechaion nos dão esperança de que encontremos outros materiais orgânicos, como ferramentas de madeira, móveis, peças de madeira de edifícios e naufrágios - o potencial é imenso e é importante sublinhar que quase nunca encontramos material orgânico em terra na região do Mediterrâneo central", diz Lovén.

O Projeto Lechaion Harbour é uma parceria entre o Instituto Dinamarquês em Atenas, a Universidade de Copenhague e o Éforo Grego de Antiguidades Subaquáticas.

Recentemente, as escavações no oeste da Galileia em Israel levaram à descoberta de um mosaico de 1.600 anos, o que sugeriu que algumas mulheres desempenharam um papel fundamental na igreja primitiva, com uma doadora feminina do século 5 presumivelmente a homenagem de uma mulher descrita como assistente Jesus Cristo na Bíblia.

O mosaico de língua grega remonta ao século 5 e memorializa uma mulher com o nome de "Sausann", ou Shoshana, que foi uma das doadoras que ajudaram na construção de uma vila da igreja. Susannah é mencionada em Lucas 8:3 como uma das mulheres que ajudaram a apoiar Jesus e seus discípulos.

O arqueólogo da faculdade de Kinneret, Mordechai Aviam, que liderou as escavações, explicou que uma mulher independente doando dinheiro para a igreja fornece indícios sobre a estrutura social na vila galileana na época.

Os pesquisadores, juntamente com uma parceria multidisciplinar de estudiosos, estão juntando esforços para conceituar como era a vida cristã no 4º e 5º século na região.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN POST

domingo, 17 de dezembro de 2017

PM socorre vítima esfaqueada e ora pela vida dela

'Eu te peço [Deus] agora nesse momento pela vida desse rapaz”, clamou o policial.

Por Jarbas Aragão

PM socorre vítima esfaqueada e ora pela vida dela

Nesta quinta-feira (14), em meio a uma briga de bar na zona rural de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, um homem de 44 anos foi esfaqueado. Ao chegar para socorrê-lo, um policial militar fez uma oração pedindo a Deus pela vida da vítima enquanto aguardava o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegar.

O vídeo com a oração do PM, que não foi identificado, circula pela internet. “Vou orar por você agora. Olha, pai, eu não sou nada, nem sou ninguém. Sou um ser humano mortal, eu não mereço teu perdão, nem que tu me escute. Mas eu te peço agora nesse momento pela vida desse rapaz, eu entrego em tuas mãos”, clamou.

Em seguida, enquanto pressionava os ferimentos, disse “Se for da tua vontade, permaneça com ele aqui e nas minhas mãos para que nada falte, e nem a vida dele ceife, seja ceifada por esses ferimentos. É isso que te peço agora em nome de Jesus”.


O homem ferido foi levado para um hospital da cidade e não corre risco de morte. A Polícia Civil ainda investiga o caso. Com informações G1

Assista:
Fonte:https://noticias.gospelprime.com.br