sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Evangélicos venezuelanos oram pela paz em meio a protestos massivos contra Maduro

Orações pela democracia e por um futuro melhor têm sido feitas em encontros públicos.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO EVANGELICAL FOCUS

Orações públicas pela paz na Venezuela. (Foto: Evangélico Digital)

Diante das crescentes tensões na Venezuela, desde a posse do segundo mandato de Nicolás Maduro em 10 de janeiro, várias organizações cristãs venezuelanas pediram para orar em prol da paz no país. Ao mesmo tempo em que milhares de pessoas protestam nas ruas, cristãos ocupam os espaços públicos em correntes de oração.

Em uma mensagem de vídeo compartilhada nas mídias sociais, o pastor Samuel Olson, presidente do Conselho Evangélico da Venezuela, convidou a nação inteira a orar.

“Juntos como uma família, pediremos a Deus que através do Seu Espírito Santo cuide, dirija e abençoe nossa nação nesta hora crítica de sua história”, disse.

Orações pela democracia e por um futuro melhor têm sido feitas pelos evangélicos em reuniões públicas.

Enquanto isso, a União Confederativa de Igrejas Cristãs da Venezuela foi muito enfática em uma declaração pública reconhecendo o presidente do Parlamento e líder da oposição Juan Guaidó como o novo chefe do país “chamado a conduzir a nação neste período de transição”.

Eles também pediram pelo “fim da usurpação da presidência da República” e ainda que seja levantado “um governo urgente de transição e eleições livres no contexto de um grande acordo nacional”.

Oposição

Juan Guaidó, o líder oposicionista que se autodeclarou o novo presidente do país, convocou uma série de assembleias abertas do conselho da cidade em várias províncias.

A oposição dentro do país e a maioria dos países latino-americanos disseram não reconhecer Nicolás Maduro, pois consideram que as eleições foram uma fraude.

O Parlamento da Venezuela, a Assembleia Nacional, tem maioria do movimento de oposição. Os parlamentares anunciaram que assumiriam as competências do governo.

O presidente do Parlamento, Juan Guaidó, já foi reconhecido como presidente interino da Venezuela pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pelos EUA.

Na tarde desta quarta-feira (23), o governo brasileiro também reconheceu o governo de Guaidó.

Trump promete usar “todo poder econômico e diplomático” dos EUA para restaurar a democracia no país.

Na terça-feira (22), centenas de venezuelanos começaram a tomar as ruas de várias cidades para protestar contra o regime de Maduro. Uma estátua do ex-líder Hugo Chávez foi incendiada, segundo a imprensa local. Nesta quarta-feira (23) acontece o início das marchas gerais contra o regime.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

"A felicidade é um resultado da santidade", diz pastor

Greg Laurie destacou que a felicidade do cristão não de coisas ou momentos, mas sim exclusivamente da vida com Deus.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO FAITH WIRE

Greg Laurie é pastor da Harvest Church, nos EUA. (Foto: Harvest Church)

Quando compartilham seus testemunhos de conversão, muitos cristãos falam sobre o que abandonaram para seguir Jesus Cristo. Porém o pastor Greg Laurie tem chamado a atenção para a importância de olhar para a vida, não somente como uma renúncia ao mundo, mas sim como a descoberta do real propósito.

"Do que nós realmente desistimos? Para alguns, é o vício de drogas ou álcool. Para a maioria, é culpa, vazio, solidão e, é claro, aquele sempre presente medo da morte. Assim, podemos concordar com as palavras do apóstolo Paulo, que disse: 'Sim, tudo o mais é inútil quando comparado com o infinito valor de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu descartei todo o resto, contando tudo como lixo, para que eu pudesse ganhar a Cristo' (Filipenses 3: 8 NLT)", destacou o pastor em sua coluna recente para o Faith Wire. "Paulo estava dizendo: "As coisas que desisti não são nada comparadas ao que Deus me deu".

O pastor então, continuou explicando que as Escrituras relacionam a felicidade à santidade.

"Vemos na Bíblia que a felicidade está sempre ligada à santidade. Também achamos que a felicidade não é algo que deve ser procurado de imediato; em vez disso, é um resultado de buscar outra coisa. E essa outra coisa é santidade", afirmou.

Pastor Greg também apontou a surpreendente situação analisada pelo filósofo Eric Hoffer sobre a busca pela felicidade.

"Buscar a felicidade em si é geralmente uma busca fútil. Como o filósofo Eric Hoffer disse: 'A busca pela felicidade é uma das principais fontes de infelicidade", lembrou. "Muitas pessoas hoje em dia que buscam a felicidade nunca a terão. Há pessoas com muitas realizações, muita fama e muito dinheiro que vivem vidas miseráveis ​​e vazias. Eles estão procurando por algo, mas da maneira errada".

"A felicidade é um resultado da santidade. Quando você colocar sua vida em ordem, a felicidade virá como consequência", acrescentou.

O pastor ainda alertou que a verdadeira felicidade nunca poderá ser encontrada enquanto não for procurada na única fonte, que é Deus.

"É por isso que os incrédulos nunca podem conhecer a verdadeira felicidade. Eles vão atrás das falsificações baratas do mundo, que são superficiais. O conceito de felicidade do mundo depende de coisas boas acontecendo", disse. "A Bíblia nos diz como encontrar e manter a santidade e, como resultado, a felicidade em nossas vidas. E no Salmo 119 temos o desígnio original de Deus".

"Primeiro nos é dito que se quisermos ser santos, então devemos andar de maneira não contaminada: 'Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração. E não praticam iniqüidade, mas andam nos seus caminhos'. (Salmo 119: 1–3)", apontou. "Se você quer ser santo - e feliz como resultado - então você deve andar ativamente nos caminhos de Deus".

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Em meio a altos índices de suicídio no Japão, pastor prega que Jesus é a razão para viver

Atualmente, o Japão enfrenta sua maior taxa de suicídio em 30 anos.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA CBN NEWS

Pastor Miyahara evangeliza do lado de fora de uma estação de metrô, no Japão. (Imagem: CBN News)


O Japão está enfrentando sua maior taxa de suicídio em 30 anos. Uma tendência assustadora é o crescente número de crianças que se matam por causa do bullying e da pressão escolar.

Houve diferentes razões dadas para tentar explicar porque o suicídio continua crescendo tanto no país, mas os cristãos locais dizem que a falta de conhecimento sobre Deus pode ser o motivo pelo qual tantos japoneses desesperados tiram suas próprias vidas.

A estudante japonesa Aiko Kudou ainda acha difícil acreditar que seu amigo de infância tenha cometido suicídio.

"Como ele pode tirar a própria vida e deixar para trás sua família, sentindo tanta tristeza? Ele ficou deprimido quando sua mãe não aprovou a escola de sua escolha. Ele fugiu de casa. Depois de três dias eles o encontraram morto em um banheiro do parque. Ele cortou o pulso e sangrou até a morte", lembra Kudou.

A taxa de suicídio entre os jovens japoneses subiu ao seu nível mais alto em três décadas. Segundo o Ministério da Educação do Japão, 250 alunos do ensino fundamental e médio cometeram suicídio no ano passado.

Os relatórios dizem que, com base nas notas de suicídio deixadas por essas crianças, o bullying é a principal razão que os levou a tirarem suas próprias vidas.

O Pastor Miyahara Tatsuhiro diz: "Ser parte de um grupo é muito importante em nossa cultura. E é por isso que, se a criança é diferente fisicamente, ele é sempre intimidada".

Ele diz que as pessoas que tomam esse caminho muitas vezes não têm propósito na vida. Ao longo da história, o Japão não teve uma religião dominante. A religião é percebida como tradição, não como uma maneira de encontrar propósito. Por isso, a fé não é vista como algo importante. Os japoneses procuram outras formas de realização.

Mina Kuboi dá abraços grátis na estação de trem de Shibuya. "Dou abraços livres porque quero que as pessoas relaxem", diz ela.

Quando questionada se ela sabe sobre Jesus e se ela acha que a fé é importante, ela diz: "Sim, sei sobre Jesus. Mas para mim, isso não é importante".

Menos de 1% da população japonesa é cristã. E é por isso que o pastor Miyahara está comprometido em compartilhar o evangelho com a população japonesa. Ele prega fora do lado de fora de uma estação de trem todos os dias enquanto as pessoas voltam para casa do trabalho.

"Jesus me mandou compartilhar o evangelho e é isso que eu faço. Alguns param e conversam comigo. É quando eu lhes falo sobre o amor e o sacrifício de Jesus por eles. E também tenho a oportunidade de levá-los à oração", ele diz.

O pastor Miyahara acredita que Cristo pode resolver o problema do suicídio ajudando pessoas desesperadas a encontrarem esperança e uma razão para viver.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Missionários se unem ao Exército de Israel para socorrer sírios na fronteira

Em cooperação com militares, grupo cristão leva ajuda material e espiritual a muçulmanos.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO TIMES OF ISRAEL

Juntas, Forças de Defesa de Israel e Friend Ships abençoaram milhares de sírios em perigo (Foto: The Christian Broadcast Network)

A fronteira de Israel e Síria é uma das mais conturbadas do mundo. Ali, onde as Forças de Defesa de Israel (IDF) mantêm guardas para preservar o território israelense, outro grupo está presente para ajudar os refugiados sírios, o Friend Ships. A missão conjunta na fronteira já ajudou mais de 8.000 sírios traumatizados.

“Nossos amigos judeus ajudaram nossa equipe cristã a socorrer os muçulmanos sírios. Somos um só coração... o coração de Deus, [trabalhando] com as Forças de Defesa de Israel quando se trata dos sírios”, disse Sondra Tipton, fundadora do Friend Ships junto com seu marido, Don Tripton.

O Friend Ships, “Amigos do Navio” (que também pode ter o sentido de “Amizade”) é um ministério que atua em um grande navio que dá assistência a pessoas em situações vulneráveis, como é o caso dos sírios.

A missão, nas Colinas de Golã, acontece no Camp Ichay que recebe milhares de sírios. Lá, o grupo cristão oferece auxílio material e espiritual aos refugiados desesperados. O IDF e a equipe do Friend Ships é o exemplo de força e cooperação entre israelenses e cristãos para salvar muçulmanos.

De acordo com a liderança do Fried Ships, homens e mulheres entre os 18 e os 25 anos são preparados no programa Sea Hawks cujas missões são realizadas em lugares com pouco ou nenhum recurso.

Assim como o IDF é uma força militar de elite, a equipe do Sea Hawks também está nessa categoria, porém com preparos que constroem nos jovens um caráter espiritual, mental e fisicamente forte para atender as missões para onde são enviados, segundo o Friend Ships.

Mudança radical

Anteriormente, o estilo de vida de Don Tripton, que morava ao lado do ex-presidente Ronald Reagan, incluía sair com estrelas famosas em Beverly Hills. Sua vida mudou radicalmente de direção quando sua fé cristã se tornou o alicerce de sua vida.

Primeiro Don fundou a instituição de caridade Friend Ships, em 1983, com o Park West Polo & Hunt Club em Beverly Hills, para ajudar crianças que sofriam maus tratos e deficientes.

Navio do Friend Ships (Foto: Friendships.org)

Então, em 1985, a instituição de caridade adquiriu um navio, equipou-o e há décadas, uma pequena frota de navios amigo serve aos pobres em nações do mundo inteiro. Hoje eles também ajudam comunidades nos Estados Unidos devastadas por desastres naturais.

Ajuda aos sírios


Na Friend Ships, sediada em Lake Charles, Louisiana, Don e Sondra começaram a considerar, em espírito de oração, como o ministério deles poderia ajudar depois de ouvir as terríveis histórias que chegavam da Síria. Eles já tinham uma forte ligação com o povo judeu e Israel por causa de sua fé cristã e consideravam o judaísmo como o berço do cristianismo.

Assim como as comunidades judaicas em todo o mundo, Don e Sondra abraçam o valor altruísta, independentemente da religião ou nacionalidade daqueles que precisam de ajuda. Através de contatos no Líbano e na Jordânia, começaram a se informar sobre o que poderiam fazer para ajudar a região.

As orações de Don e Sondra foram respondidas quando o IDF aceitou a oferta de estabelecer um alcance humanitário adicional de acordo com as políticas e a proteção da equipe militar. Assim, a Friend Ships começou a funcionar no início de 2017 e, em agosto, eles abriram as “portas” para suas tendas de misericórdia.

Durante meses, a operação estava disfarçada e isso combinava bem com o sigilo dos Tiptons. Em seu próprio ministério, eles preferiam agir em segundo plano e levantar terceiros para a execução do trabalho.

A equipe civil e seus voluntários se acostumaram com concussões, operações noturnas da IDF entregando mercadorias através da fronteira, e conferiram os pontos ao primeiro veterinário e depois permitiram que os sírios entrassem por um dia para receber assistência médica, remédios, alimentos, roupas domésticas e abraços.

Mais tarde, as operações do IDF e do Friend Ships tornaram-se públicas. Seus esforços compassivos apareceram no noticiário israelense, USA Today, e equipes que estavam filmando seu trabalho na Rede de Transmissão Cristã, Trinity Broadcast Network e Fox News.

A exposição na mídia tem sido benéfica para o recrutamento de voluntários tanto para a ajuda humanitária de cidadãos judeus nas Colinas de Golã quanto para doações financeiras.

Filha dos fundadores do Friend Ships, Teri Shields comentou: “Até mesmo o povo judeu no sul de Israel, vivendo sob anos de foguetes terroristas e agora incêndios, enviou dois ônibus de voluntários com itens doados”.

O esforço conjunto tem salvado milhares de pessoas sem esperança.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Rick Warren faz alerta sobre saúde mental: “É o maior campo de batalha”

O pastor compartilha três maneiras pelas quais os cristãos podem melhorar sua saúde mental.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN POST


Rick Warren, pastor da Saddleback Church em Lake Forest, Califórnia, durante Conferência de Pastores. (Foto: Sonny Hong /The Christian Post)

A saúde mental começa a ser um tema abordado no meio cristão, incluindo dentro das igrejas. O que antes era tabu e até mesmo preconceito, tem sido trazido à luz para discussão com a comunidade evangélica. Líderes de renome têm sido os principais responsáveis por esta mudança, que deve ser vista como algo positivo. Afinal, ninguém está isento de enfermidades, assim precisa dar atenção à saúde física quanto mental.

Com essa visão, Rick Warren, pastor da Igreja de Saddleback nos EUA, traz ensinamentos sobre os cuidados a serem dispensados pelos cristãos sobre sua saúde mental. O pastor viveu em sua própria família uma questão complexa de doença mental: seu filho se suicidou devido a depressão profunda.

Para quebrar a religiosidade, que é um dos impedimentos para que os cristãos prestem atenção na saúde mental, o pastor é claro ao dizer que Deus quer que Seus filhos sejam saudáveis em todas as áreas de suas vidas - emocional, espiritual e fisicamente.

Rick Warren lista três maneiras pelas quais as pessoas podem salvaguardar sua saúde mental.

Em um devocional publicado no início deste mês, ele disse que, para ser mentalmente saudável, deve-se concentrar suas atenções nas coisas certas, acrescentando: “Sua mente é seu maior patrimônio e o maior campo de batalha”.

De acordo com Warren, o primeiro foco que o cristão deve ter para aumentar sua saúde mental é Jesus.

“Você já ouviu o ditado: você se torna o que mais pensa”, disse ele. “Se você quer se tornar mais como Jesus, você tem que preencher seus pensamentos com ele”.

Em segundo lugar, ele aconselhou os cristãos a pensar sobre os outros, apontando para Filipenses 2:4: “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (NVI).

O pastor chama a atenção para quanto isso é contra a cultura que vivemos hoje, quando cada um pensa em si. “Nosso mundo ensina você a pensar em si mesmo e em mais ninguém. Mas Jesus era contracultural, e quando você pensa sobre Ele, você naturalmente pensa nos outros”, disse.

Finalmente, Warren recomendou pensar sobre a eternidade, citando 1 Coríntios 2:9: “Olho Nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (NVI).

Verdades
Autor do livro Uma vida com propósitos, Warren disse que “quando você começa a se concentrar em verdades como essas, todos os seus problemas parecem inferiores em comparação com a glória, a alegria e o prazer das coisas que nos esperam na eternidade”.

“Peça a Deus para ajudá-lo a fazer a escolha todos os dias para se alimentar da Palavra de Deus, libertar sua mente de pensamentos destrutivos e enchê-la com Jesus, com os outros e com a eternidade. Então você terá vencido a batalha”, aconselhou.

Experiências da dor

Recentemente, Rick Warren encorajou os cristãos a verem doenças mentais como qualquer doença médica: “Se um pássaro tem uma asa quebrada, você pode apenas acreditar que pode voar, mas não vai voar”, disse ele, que em 2013 passou pela experiência dolorosa do suicídio do filho Matthew por causa da depressão.

Ele explica que se os neurônios não estão funcionando direito é preciso buscar ajuda, assim como para qualquer parte do corpo e do organismo.

“Se meu coração não está funcionando, e eu tomo uma pílula, ninguém pensa em nada. Mas se meu cérebro não funciona direito e eu tomo uma pílula, eu deveria ter vergonha disso? O que há de errado com isso?”, perguntou.

Rick Warren e a esposa Kay abordam a importância da saúde mental e organizam regularmente conferências sobre o assunto, pedindo mais engajamento cristão a respeito do tema.