sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Israel inaugura embaixada no Bahrein, como resultado dos Acordos de Abraão

Yair Lapid, ministro de Israel, chega ao Bahrein para também assinar acordos entre os dois países.



FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO TIMES OF ISRAEL


O primeiro-ministro Naftali Bennett [Centro] com o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa 
al-Marar, [à dir.] e o Ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Abdullatif Al Zayani [à esq.]. (Foto: Avi Ohayon / GPO)

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, se prepara para inaugurar embaixada israelense em Manama, capital do Bahrein nesta quinta-feira (30).

A viagem de Lapid ao Baherein, que está em andamento há meses, marcará a primeira visita ministerial oficial de Israel ao Bahrein desde que os países estabeleceram relações diplomáticas no ano passado.

Lapid se encontrará com seu homólogo do Bahrein, o ministro das Relações Exteriores, Abdullatif bin Rashid Al-Zayani. Juntos eles devem inaugurar a embaixada e assinar uma série de acordos bilaterais.

O chanceler será acompanhado em sua viagem pelo diretor-geral de Relações Exteriores Alon Ushpiz, e pelo diretor-geral adjunto para Assuntos do Oriente Médio, Oded Yossef.

Os voos diretos entre Tel Aviv e Manama - operados pela Gulf Air e operando duas vezes por semana – também estão programados para inaugurar oficialmente na quinta-feira, com um voo do Bahrein para Israel.

O primeiro-ministro Naftali Bennett se reuniu no domingo em Nova York com Zayani e o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa al-Marar, à margem da Assembleia Geral da ONU. Bennett disse a Zayani que estava ansioso para se encontrar com o rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa, em algum momento no futuro.

No início deste mês, o diplomata de longa data Eitan Na'eh foi escolhido para servir como embaixador de Israel em Manama. A nomeação de Na'eh - que ainda está servindo como enviado aos Emirados Árabes Unidos enquanto aguarda sua confirmação - veio no mesmo dia em que o Embaixador do Bahrein em Israel Khaled Yousef al-Jalahmah se encontrou com Lapid no Knesset e presenteou o ministro das Relações Exteriores com suas credenciais.

Duas semanas depois, Jalahma apresentou oficialmente suas credenciais ao presidente Isaac Herzog, um dia antes do aniversário de um ano da assinatura dos Acordos de Abraão.

Jalahma disse que foi "uma grande honra" ser o primeiro embaixador do Bahrein em Israel, acrescentando que estava "confiante de que esta etapa histórica estabelecerá uma base sólida para as relações entre os nossos dois países, com base nos valores de tolerância e coexistência entre os povos, crenças e religiões”.

Desde que se tornou ministro das Relações Exteriores, em junho, Lapid também visitou os Emirados Árabes Unidos e o Marrocos, dois países com os quais Israel normalizou relações no ano passado.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Cristãos arrecadam milhões para restaurar a antiga Igreja da Natividade em Israel

Localizada na Cisjordânia, a Igreja é um destino turístico popular entre os peregrinos cristãos que visitam a Terra Santa.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO THE CHRISTIAN 


A Igreja da Natividade é um destino turístico popular entre os peregrinos cristãos que visitam a Terra Santa. 
(Foto: Laila Tours).

Cristãos dos Estados Unidos arrecadaram milhões de dólares para restaurar a antiga Igreja da Natividade na cidade de Belém, em Israel.

Localizada na Cisjordânia, a Igreja é um destino turístico muito popular entre os peregrinos cristãos que visitam a Terra Santa e, em 2012, foi nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O local histórico é considerado pelos cristãos católicos o lugar onde Jesus nasceu. Enquanto que para os cristãos evangélicos, o Campos dos Pastores é reconhecido como o local do nascimento do menino Jesus.

A Igreja da Natividade já esteve na lista de patrimônios mundiais em perigo da UNESCO, devido a um "mau estado de conservação". Construída por volta do ano 565, a igreja não havia sido reformada desde 1480.

Mas, nos últimos anos, graças à contribuição de cristãos americanos e de outras nacionalidades, o local turístico passou por projetos de restauração em seu telhado, fachadas, mosaicos e portas, realizados pela Bethlehem Development Foundation (BDF).

A Igreja da Natividade é um destino turístico popular entre os peregrinos cristãos que visitam a Terra Santa. 
(Foto: Musa Al-ShaerAFP via Getty Images).

“A Igreja da Natividade é um tesouro de história e de fé. Fizemos grandes progressos e esperamos concluir o trabalho para devolver este tesouro ao mundo”, afirmou Mazen Karam, CEO da Bethlehem Development Foundation, ao The Christian Post.

Em 2018, a BDF criou a ONG American Friends of the Bethlehem Foundation (AFBDF), com o propósito de levantar fundos para restaurar a Igreja em Belém. Nos últimos oito anos, as duas fundações juntas arrecadaram cerca de 30 milhões de dólares, grande parte da ajuda veio de cristãos dos EUA.

"Os cristãos nos Estados Unidos têm um amor entusiástico pela Cidade Santa de Belém. Estamos entusiasmados com a demonstração de apoio de nossos amigos americanos e seu compromisso em ajudar a revitalizar a Igreja da Natividade”, declarou o presidente da AFBDF, George Salem.

As fundações Bethlehem ainda possuem planos de reparos e melhorias na Igreja histórica, como a consolidação das paredes da igreja contra a atividade sísmica, o revestimento do piso com pedra e mármore, a restauração dos ladrilhos de pedra do pátio frontal e a instalação de sistemas de combate a incêndio e microclimáticos.

"Estamos empenhados em restaurar a Igreja da Natividade à sua antiga glória", disse Samer Khoury, presidente do conselho de curadores da BDF. "Mas nosso compromisso com Belém é muito mais; estamos visando iniciativas sustentáveis ​​e projetos comunitários, na esperança de restaurar um pouco de paz, amor e alegria ao povo de Belém”.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Lava do vulcão Cumbre Vieja ganha velocidade e destrói igreja

Fonte: noticias.gospelmais TIAGO CHAGAS


Noticias.gospelmais.com.br

Uma igreja foi destruída pela correnteza de lava do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, Canárias. A velocidade do material expelido pelo vulcão está aumentando.

Uma igreja de Todoque desmoronou no último domingo, 26 de setembro, ao ser empurrada pela lava do vulcão, que agora percorre o território da ilha em velocidade de 100 metros por hora.

Os bombeiros da cidade tentaram medidas para desviar a corrente de magma – nome técnico do material – da Igreja de San Pio X, mas todas as medidas foram inúteis.

Um vídeo da TVI, de Portugal, mostra que a torre do templo desaba em questão de segundos após a lava cercar toda a estrutura.

De acordo com a imprensa espanhola, as autoridades previam que o desfecho seria a destruição da igreja, e por isso, removeram do interior da igreja vários objetos, entre os quais quadros, crucifixos ou candelabros.

A população de Todoque, localidade com aproximadamente mil habitantes, recebeu permissão para voltarem às suas casas para recolher os documentos e outros pertences.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no dia 19 de setembro depois de mais de uma semana em que foram registrados milhares de tremores na nas ilhas do arquipélago das Canárias.

A lava do vulcão destruiu dezenas de casas e obrigou à retirada de mais de seis mil pessoas que estavam na zona da erupção, mas não foram registadas vítimas fatais até ao momento.

Um pastor que vive na região lamentou a destruição de casas, que deixou milhares de pessoas desabrigadas: “Um jovem de nossa igreja que mora no bairro de Puerto Naos, uma localidade costeira que foi isolada [é um dos afetados]. Estamos profundamente afetados, pensando nos danos materiais, que deixarão muita gente sem nada”.