sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Cientistas reanimam células de porcos mortos para ‘atualizar’ conceito de morte

Pesquisadores dizem que o pode abrir a porta para a ideia de que a morte é tratável, embora haja muitas preocupações filosóficas, éticas e biológicas.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO JPOST

Porcos são utilizados em experimentos científicos. (Foto: Pixabay)

O fluxo sanguíneo e a função celular foram totalmente recuperadas em corpos de porcos que estavam mortos por uma hora, anunciaram cientistas nesta quarta-feira (03).

Especialistas dizem que a descoberta é um avanço capaz modificar e atualizar a definição de morte.

A descoberta traz esperanças para uma série de usos médicos futuros em humanos, sendo o mais imediato que poderia ajudar os órgãos a durarem mais, potencialmente salvando a vida de milhares de pessoas em todo o mundo que precisam de transplantes, informou o Jerusalem Post.

Interferências como esta, no entanto, levantam debate sobre a ética de tais procedimentos – particularmente depois que alguns dos porcos mortos assustaram os cientistas ao fazer “movimentos bruscos com a cabeça durante o experimento”.

Descobertas científicas como essa são rodeadas de opiniões – contrárias e favoráveis. Em 2019, uma equipe da Universidade de Yale surpreendeu a comunidade científica ao conseguir restaurar a função celular no cérebro de porcos horas depois de terem sido decapitados.

Para a pesquisa mais recente, publicada na revista Nature, a equipe buscou expandir essa técnica para todo o corpo.

Visão bíblica

Para a teologia, interferências como essas podem, além de questões éticas, significar querer agir na área divina, uma vez que, de acordo com a Bíblia, é Deus quem dá a vida e a toma: “O Senhor é quem tira a vida e a dá” (1 Samuel 2:6a).

O professor de Teologia do Curso Bíblico Online, Felipe Morais, cita trechos das Escrituras que mostram o controle de Deus para a vida e a morte:

“Há uma soma de dias para cada pessoa (Sl 39:4; Sl 139:16; Dn 12:13). O salmista declara ‘no teu livro foram escritos todos os meus dias’ (Sl 139:16). Por isso, ‘há tempo de nascer e tempo de morrer’ (Ec 3:2). Em seus projetos, os homens se esquecem que ‘são impedidos pela morte de continuar’ (Hb 7:23)”.

Escritor e colunista do Guiame, Morais diz que “há um princípio estabelecido por Deus que ‘aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo’ (Hb 9:27) e, somente o Senhor pode ressuscitar uma pessoa (Jo 6:39,40,44,54)”.

“Portanto, a única esperança da ressureição do corpo está em Cristo (1Co 15:21-23, 35-57; 1Ts 4:15-18)”, conclui Morais, que é pastor da Igreja Batista do Reino.

Citando Isaías 38, que conta a história de Ezequias que recebeu uma sentença de morte de Deus, o Pr. Cláudio Modesto deixa claro que até para dar mais tempo de vida a alguém é preciso que isso seja feito por Deus. “Temos claro aqui que é Deus quem tem o poder da vida e da morte, inclusive de dar mais anos de vida a alguém, como fez com Ezequias que após chorar recebeu 15 anos para colocar sua casa em ordem”, afirma.

Pastor da Nossa Comunidade em SP, Modesto diz que entende a ciência se multiplicará nos últimos dias – nos quais estamos vivendo – e que descobertas que promovam qualidade de vida para as pessoas são boas, desde que sejam sempre dentro dos limites impostos por Deus.

“Deus é quem dá limites e não tem como ter uma cura para a morte”, afirma deixando clara a soberania de Deus. “O homem não te o controle sobre a vida e nunca terá porque a palavra final vem do Senhor”, finaliza do colunista do Guiame.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Café ☕️ com Deus “ Eu sou o caminho, a verdade é a vida.” João 14: 1-4

 “ Eu sou o caminho, a verdade é a vida.” 


Captura de tela


Chefe da ONU alerta que países se preparam com armas nucleares 'apocalípticas’

António Guterres disse que o mundo está a um passo da aniquilação nuclear.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA AP NEWS

António Guterres, secretário-geral da ONU. (Foto: UNclimatechange/Flickr)

O chefe das Nações Unidas alertou nesta segunda-feira (1) que “a humanidade está a apenas um mal-entendido, um erro de cálculo da aniquilação nuclear”, citando a guerra na Ucrânia e as ameaças nucleares na Ásia e no Oriente Médio.

O alerta foi feito na sede da ONU, em Nova York, pelo secretário-geral António Guterres, na abertura de uma conferência que revisa o tratado histórico de 50 anos para a disseminação de armas nucleares.

Guterres destacou que o mundo tem um arsenal de quase 13.000 armas nucleares, que “estão atingindo novos patamares”. Ele disse ainda que países estão gastando centenas de bilhões de dólares em “armas apocalípticas”.

Falando a ministros e diplomatas na 10ª Conferência de Revisão das Partes do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, Guterres disse que a reunião acontece “em um momento de perigo nuclear não visto desde o auge da Guerra Fria”.

O risco de uma catástrofe nuclear também foi pontuado pelos Estados Unidos, Japão e Alemanha.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, analisou o quadro geral: a Coreia do Norte está se preparando para realizar seu 7° teste nuclear, o Irã “não está disposto” a aceitar os termos para retornar ao acordo nuclear e a Rússia está em “imprudentes e perigosas demonstrações de força nucleares” na Ucrânia.

Ele citou o aviso do presidente russo, Vladimir Putin, após sua invasão em 24 de fevereiro, de que qualquer interferência levaria a “consequências nunca vistas antes”, enfatizando que a Rússia é “uma das maiores potências nucleares”.

O que diz a Rússia?

Em uma carta à conferência, publicada em seu site, Vladimir Putin afirmou que “não pode haver vencedores em uma guerra nuclear”, em um tom mais ameno.

“Acreditamos que uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada, e defendemos uma segurança igual e indivisível para todos os membros da comunidade mundial”, disse o presidente russo.

Em discurso recente, Blinken disse que a Rússia apreendeu a maior usina nuclear da Europa em Zaporizhzhya, na Ucrânia, e a está usando como base militar para disparar contra ucranianos.

“[Os russos] que eles não podem e não vão atirar de volta, porque podem acidentalmente atingir um reator nuclear ou resíduos radioativos que estão armazenados”, observou, notando que há um “escudo humano”.

Na segunda, a delegação da Rússia emitiu um comunicado negando as afirmações de Blinken, explicando que um número limitado de militares está em Zaporizhzhya “para garantir a segurança na usina”.

Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, disse que a situação na usina nuclear de Zaporizhzhya “está se tornando mais perigosa a cada dia” e pediu ajuda a todos os países para enviarem especialistas em segurança ao local.

Sobre o tratado em pauta na ONU

Em vigor desde 1970, o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, conhecido como TNP, tem 191 países membros, sendo a maior adesão de qualquer acordo de controle de armas.

De acordo com suas premissas, as cinco potências nucleares originais — Estados Unidos, China, Rússia, Grã-Bretanha e França — concordaram em negociar para eliminar seus arsenais e nações sem armas nucleares prometeram não adquiri-las.

A Índia e o Paquistão, que não aderiram ao TNP, prosseguiram para obter a bomba. O mesmo aconteceu com a Coreia do Norte, que ratificou o pacto, mas depois anunciou que estava se retirando.

Acredita-se que Israel (que não é membro do tratado) tenha um arsenal nuclear, mas o país não confirma e nem nega.

A reunião, que termina em 26 de agosto, visa gerar um consenso sobre os próximos passos, mas as expectativas são baixas para um acordo significativo.

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

“A marca da besta é um sinal que vai nos excluir do mundo”, explica Lamartine Posella

“Quem não aceitar morrerá fisicamente, quem aceitar morrerá espiritualmente”, enfatizou o pastor.

FONTE: GUIAME, CRIS BELONI

Pastor Lamartine Posella. (Foto: Captura de tela/YouTube Lamartine Posella)

Ao falar sobre a marca da besta em seu canal no YouTube, na última terça-feira (26), o pastor Lamartine Posella disse que o tempo é propício para o cumprimento dessa profecia, já que a tecnologia avançada oferece todas as condições necessárias.

Ele fala sobre a possibilidade de “marcar pessoas” de forma global e como isso pode ocorrer. “Apocalipse 13.16-18 é a chave bíblica que nos levará ao entendimento do número 666”, destacou.

“A marca envolve a economia mundial — dinheiro sem moeda — e o Anticristo vai controlar o mundo inteiro e quem não tiver a marca não poderá nem mesmo comprar alimento, pois o dinheiro estará atrelado à marca da besta”, citou.

“O mundo será dividido”

O falso profeta será o chefe da propaganda religiosa do Anticristo e estará à frente da campanha de implementação da marca da besta. Além disso, vai induzir o povo a adorar a imagem da besta.

“Quem não adorar a besta será morto. Todo mundo terá que assumir um lado. De um lado haverá aqueles que aceitaram a Cristo, durante a Grande Tribulação e não vão adorar a besta, e do outro os que aceitaram adorar a besta”, disse.

“O mundo será dividido. Obviamente que a grande maioria vai aceitar e uma minoria não vai aceitar e vai tentar fugir ou se esconder, mas vai acabar morrendo”, sublinhou.

É dessa forma, conforme o pastor explica, que os cristãos serão excluídos do sistema mundial, por não aceitar as imposições do Anticristo e viverão marginalizados: “O mundo civilizado não será mais para os cristãos”.

Dicas para interpretar a marca da besta — 666

O pastor acredita que a marca da besta será algo externo ou visível. Ao citar Ezequiel 9.4 que diz: “Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela”, o pastor justifica.

“O texto mostra que o sinal é visível, poderia ser uma espécie de tatuagem, por exemplo”, disse ao observar que Apocalipse cita 8 vezes “marca como sinal” e em todas elas se refere, especificamente, à marca da besta.

Nos tempos atuais, o pastor diz que “pode ser uma tatuagem visível ou subcutânea. “Apocalipse 13.17-18 nos dá algumas dicas para interpretar a marca da besta — primeiro que a marca levará o nome do Anticristo, segundo que há um número no nome dele”, disse ao relacionar a gematria, que revela nomes a partir da soma de cada letra, conforme o número que cada uma representa.

“A terceira dica é que o 6 é número de homem, conforme a Bíblia. Então 666 é a trindade satânica — Satanás é anti-Deus, Anticristo é anti-Jesus e o falso profeta é anti-Espírito Santo”, detalhou. “Tudo isso ficará mais claro quando o Anticristo se manifestar”, resumiu.

“A marca só pode ser para os nossos dias”

“Eu creio que a marca ou número da besta só pode ser para os nossos dias por depender de uma tecnologia moderna para ser implementada”, disse ainda.

O pastor explica que é necessário haver um controle mundial para que todas as pessoas recebam a marca. “Câmeras modernas, tecnologia 5G que vai controlar todo mundo, até mesmo dentro das casas e tudo estará a serviço do governo do Anticristo”, apontou.

“Não vai ter para onde fugir. Nós já estamos caminhando para isso. As nações estão perdendo autonomia e terão que obedecer ao presidente deste novo comando do governo mundial. Leis e políticas serão submissas”, continuou.

“Quem não aceitar a marca vai morrer e poucos conseguirão viver escondidos. Estamos caminhando para esse tempo e a Igreja tem que pregar dentro e fora de tempo. Alegrem-se, pois nós somos selados pelo Espírito Santo”, concluiu.