sábado, 21 de março de 2020

Conselho pastoral de Lutero durante a peste bubônica: “Tenha uma fé que teme a Deus”

Carta ''Se alguém pode fugir de uma praga mortal'', escrita ao reverendo Dr. Johannes Hess.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO LUTERANOS

Martinho Lutero. (Foto: Reprodução/Luteranos)

A peste bubônica (anteriormente chamada de “peste negra”) arrasou a Europa na época do reformador Martinho Lutero. Estima-se que cerca de 25 a 50 milhões de pessoas no século VI morreram em consequência da praga.

Para orientar os cristãos, Lutero escreve uma carta ao reverendo Dr. Johannes Hess, intitulada “Se alguém pode fugir de uma praga mortal”.

Pelo teor da mensagem, pode-se observar que Lutero obedeceu a todas as recomendações médicas para evitar a contaminação das pessoas, seguindo afastamento social. Ele também fez os tratamentos médicos necessários para que sua saúde estivesse bem.

Ele escreveu:

"Pedirei a Deus para, misericordiosamente, proteger-nos.

Então farei vapor, ajudarei a purificar o ar, a administrar remédios e a tomá-los.

Evitarei lugares e pessoas onde minha presença não é necessária para não ficar contaminado e, assim, porventura infligir e poluir outros e, portanto, causar a morte como resultado da minha negligência.

Se Deus quiser me levar, ele certamente me levará e eu terei feito o que ele esperava de mim e, portanto, não sou responsável pela minha própria morte ou pela morte de outros.

Se meu próximo precisar de mim, não evitarei o lugar ou a pessoa, mas irei livremente conforme declarado acima.

Veja que essa é uma fé que teme a Deus, porque não é ousada nem insensata e não tenta a Deus.''

Martinho Lutero fez seu papel de líder espiritual, que orienta suas ovelhas em meio a tempos de medos e incertezas." 

sexta-feira, 20 de março de 2020

Covid-19: O que resta quando não há o que fazer?

Como aproveitar o tempo de crise para crescer no relacionamento com Deus

Fonte: portas abertas

Grande parte da população chinesa é idosa, a que mais sofreu com o surto de Coronavírus

Diante das mudanças que o Covid-19 causou na China, o pastor Huang Lei compartilhou com a Portas Abertas sobre como os momentos difíceis podem ser vistos de uma perspectiva divina. A igreja liderada por ele em Wuhan interrompeu as atividades presenciais em obediência às ordens das autoridades e passaram a se encontrar virtualmente.

Os cristãos que não podem sair de casa têm mais tempo para os grupos de discipulado. Todos os dias, eles assistem uma pregação dos pastores nas redes sociais e site da comunidade cristã. Um dos maiores grupos “beneficiados” foram os idosos e as pessoas com deficiência, já que passaram a ser mais cuidados pelos demais irmãos, tanto espiritual quanto emocionalmente.

Relembrando as prioridades

Entre 1990 e 1991, o evangelista chinês Wang Ming-Dao ensinou algo atemporal ao colaborador da Portas Abertas Ron, que o visitou na prisão. A partir da pergunta “como você anda com Deus?”, o homem de 60 anos conseguiu mostrar que as disciplinas espirituais como oração e leitura da Bíblia não podem andar desassociados de um relacionamento de intimidade com o Senhor.

"Lembro-me de olhá-lo e confessar que estava achando difícil relacionar sua experiência à minha. Eu disse: Eu nunca vou ser preso como você, então como sua fé pode ter algum impacto sobre a minha? Ele parecia desconcertado e começou a me fazer uma série de perguntas”, lembra Ron.

O líder cristão começou a listar os afazeres que o jovem precisava fazer ao retornar da visita. “Quando você voltar para casa, quantos livros você precisa ler no próximo mês? Quantas cartas você precisa escrever? Quantas pessoas você tem que ver? Quantos artigos você tem que produzir? Quantos sermões você deve pregar? Ele continuou as perguntas, e eu respondi uma de cada vez. Após cerca de quinze dessas perguntas, eu estava começando a me sentir em pânico pela quantidade de trabalho”, testemunha.

Quando só uma coisa importa

De repente, Ron entendeu que o mais importante era fazer discípulos de Jesus; logo um desejo de liderar uma célula tomou conta dele. Wang Mingdao ficou animado com a decisão do jovem cristão e começou a explicar a frustração que sentiu ao ser preso. Ele era um cristão influente, escrevia livros e queria fazer uma cruzada de evangelismo pelo país.

“Mas, em vez de servir a Deus de todas essas maneiras, me vi sentado sozinho em uma cela escura. Não pude usar o tempo para escrever mais livros. Eles me privaram de caneta e papel. Não pude estudar minha Bíblia e produzir mais sermões. Eles a levaram embora. Eu não tinha ninguém para testemunhar, já que o carcereiro empurrava minhas refeições por uma escotilha durante anos. Tudo o que me deu significado como obreiro cristão foi tirado de mim e eu não tinha nada para fazer”, contou o líder cristão encarcerado.

Mas foi durante esse tempo que ele entendeu que a única coisa que poderia fazer era conhecer a Deus, mesmo sem ter acesso a uma Bíblia. A crise forçou uma mudança no líder chinês, nas prioridades dele, assim como aconteceu com os cristãos de Wuhan. A única certeza que têm é que o Pai está com eles, como confirma o Salmo 139.8-10: “ Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá”.

Pedidos de oração

Agradeça a Deus peço aprendizado da igreja chinesa mesmo em meio à crise do Covid-19. Peça que demais nações também se voltem ao Senhor.
Interceda para que a população mundial seja protegida da doença, principalmente as que moram em locais onde não há medicamentos e tratamento médico.
Clame para que os trabalhadores da área de saúde sejam guardados e possam ser inspirados nos cuidados dos pacientes contaminados.
Ore pelos líderes mundiais, para que se voltem a Deus e tomem medidas sábias para conter a pandemia.

quarta-feira, 18 de março de 2020

"O coronavírus não pode nos parar"

Pastor chinês testemunha que a união da igreja aumentou após surto do Covid-19

Fonte: portasabertas

Os encontros virtuais têm aproximado os cristãos perseguidos na China, principalmente os idosos

As fronteiras fechadas, as empresas ajustando as formas de funcionamento, a queda das bolsas de valores, os cidadãos em casa e as igrejas vazias são algumas das realidades de países onde o Covid-19 chegou com toda força. Tudo está mesmo um caos, ou pode ser uma bênção disfarçada? É difícil acreditar que o sofrimento das famílias que perderam os entes queridos por causa do coronavírus possa ser didático. Porém, a Bíblia convida cada um a olhar os acontecimentos no mundo pelos óculos de Deus. Os acontecimentos são enxergados da perspectiva humana ou divina?

O pastor Huang Lei tem exercitado o desafio de perceber o agir de Deus através das mudanças. A igreja que ele lidera fica em Wuhan, local na China que foi o epicentro do surto da doença. Os cristãos locais foram obrigados a se reunirem apenas via internet. Quase todos os 50 grupos de discipulado continuam a funcionar on-line. Mas as reuniões que eram semanais agora são diárias. “Somos muito gratos por isso. E ouvimos dizer que nossos idosos e deficientes são gratos ao Senhor e ficam muito encorajados por essa oportunidade de reuniões on-line. Antes disso, eles se sentiam alienados, ficando em casa sozinhos, como se estivessem abandonados. Agora eles apreciam a conexão entre irmãos mais do que nunca”, testemunha.

Tempo de crescer nos relacionamentos

Os diáconos e demais líderes da igreja estavam atarefados com o trabalho e até atividades consideradas essenciais para o crescimento dos irmãos, por isso se reuniam uma vez ao mês. Mas a situação atual exige que estejam em contato, mesmo que virtual, por duas vezes na semana. “Eu acho que isso está nos aproximando mais do que nunca. Oramos, compartilhamos informações e tomamos decisões juntos. O vírus não pode nos parar”, revela o pastor Huang.

Na cidade, os pastores se reúnem duas vezes por semana para orar e compartilhar informações das igrejas que cuidam. Esse contato fez com que desejassem estar conectados com todos as lideranças das igrejas chinesas. Apesar da aproximação virtual e emocional, o aconselhamento pessoal ficou mais prejudicado. A maneira encontrada para sanar o problema é capacitar os diáconos e líderes dos grandes grupos. “Hoje em dia, costumo exortar e ministrar aos diáconos a cada dois dias, conversando com todos eles através de telefonemas e vídeo, para conhecer a situação deles e incentivá-los. Eles fazem o mesmo com a liderança dos grupos”, explica. Dessa forma, até os cristãos mais novos recebem apoio e pastoreio.

Todos os dias há pregações novas nas redes sociais e no site da igreja. “É como se tivéssemos o culto de domingo todos os dias, bem como a pregação. Os irmãos são muito encorajados por isso. Agora estamos pregando com um tema. Dependendo da situação da igreja, das necessidades dos irmãos e da situação da epidemia”, afirma. Os diáconos são incentivados a fazerem seus próprios vídeos de encorajamento espiritual e emocional aos irmãos. Logo, o surto do Covid-19 não reduziu os momentos de comunhão, até aumentou os períodos em que os cristãos perseguidos da China estão em contato para o fortalecimento uns dos outros. (Essa história continua.)

Pedidos de oração

Agradeça a Deus porque a igreja chinesa tem aprendido com as sanções para evitar a propagação do Covid-19. Peça que os cristãos sejam luz no país, mesmo em situações de crise.
Interceda pelas igrejas espalhadas pelo mundo, para que aprendam a confiar em Deus e agir de maneira responsável neste momento de crise.
Ore pelos países que não têm condições médicas para cuidar dos infectados. Peça que Deus guarde toda a população e manifeste o poder dele.
Clame para que os cientistas e médicos consigam encontrar uma maneira de tratar as pessoas contaminadas pelo coronavírus e prevenir a contaminação dos demais.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Italianos cantam “Quão Grande É o Meu Deus” de suas janelas durante quarentena

Vídeo mostra italianos nas janelas de um prédio cantando a música com seus vizinhos. A Itália se tornou o epicentro do coronavírus na Europa.

FONTE: GUIAME

Vídeo mostra pessoas cantando em suas janelas na Itália. (Foto: Reprodução/Instagram)

Italianos estão cantando em suas janelas e sacadas enquanto estão em quarentena no país que se tornou o epicentro do coronavírus na Europa. Centenas de vídeos com as mais variadas músicas se espalharam pela internet neste fim de semana.

Um deles foi compartilhado pelo missionário Célio Machado neste domingo (15). As imagens mostram italianos cantando a música “Quão Grande É o Meu Deus” em seu próprio idioma.

Com instrumentos nas mãos, uma família cantou o refrão: “Quão grande é o meu Deus. Cantarei quão grande é o meu Deus. E todos hão de ver quão grande é o meu Deus”.

Vizinhos curiosos saíram para fora de suas janelas para acompanhar a música. Entre eles estavam crianças, adultos e idosos.

“Quão grande és meu Deus. Você vencerá Itália”, comentou o missionário na legenda. “Deus está com você, oramos por vocês e nos unimos acreditando pelas suas vidas!”
O aumento do número de casos de coronavírus na Itália teve seu recorde neste domingo. Foram mais 368 mortes em um dia, sendo o segundo país mais afetado do mundo depois da China.
No total, a Itália registrou 24.747 casos e 1.809 mortes até domingo. A Lombardia foi a região mais afetada, com 1.218 mortes. Dessas, 252 foram registrados nas últimas 24 horas.
Na última terça-feira, o missionário Luiz Carlos dos Santos, que vive com sua família em Roma, falou sobre a situação da Itália em vídeo publicado no YouTube. Ele explicou que agora sua congregação não pode mais se reunir para a realização de cultos presencialmente e está se organizando para realizar os próximos cultos online.
“A perspectiva de um futuro próximo também não será tão simples. Então, ore para que Deus dê graça nisso tudo”, disse.
Mesmo assim, Luiz Carlos expressou seu desejo de continuar firme no propósito pelo qual se mudou para Roma: levar a mensagem do Evangelho.
“Ao passar por tudo isso, nosso desejo e nossa oração é para que, ao passar por tudo isso, sejamos sábios para acolhermos a ocasião e testemunharmos, levar a verdadeira esperança, verdadeira paz que encontramos somente em Cristo, através do Evangelho e da graça de Deus, revelada em Cristo. Queremos ser instrumentos nas mãos do Redentor nesse sentido também”, pediu.