segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Grupo armado ateia fogo em casas em Moçambique

Foram incendiadas 15 casas em uma aldeia em Cabo Delgado

Centro de deslocados em Moçambique. O país tem mais de 800 mil cidadãos que foram expulsos de suas casas e vilasue 
foram expulsos de suas casas e vilas Crédito: Publicação

Um grupo armado promoveu um novo ataque a uma vila no distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado, em Moçambique. Os moradores da vila fugiram para uma mata após o ataque. No total, 15 casas foram incendiadas.

Desde o início de 2021, quando os ataques começaram, pelo menos 800 mil pessoas foram deslocadas e poucas permaneceram ou retornaram as suas aldeias e cidades na esperança de reconstruir suas vidas.

Um morador da aldeia contou que não esperava que um ataque desse tipo aconteceria novamente, porque existem militares na região do distrito de Macomia. A aldeia que teve as casas incendiadas fica localizada a 10 km de um quartel das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

Nos últimos anos, ataques de extremistas islâmicos tiraram a vida de muitos cristãos em Moçambique e grupos radicais queimaram igrejas e escolas. Milhares de pessoas fugiram da parte norte do país. O exército moçambicano se retirou de locais estratégicos, de modo que um fenômeno de perseguição que se limitava a uma parte menor do país se expandiu no último ano.

Moçambique ocupa a 45ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2021. No Norte do país, onde os muçulmanos são a maioria, os cristãos ex-muçulmanos enfrentam extrema pressão para renunciar à fé. Quando se recusam a voltar ao islamismo, geralmente são isolados socialmente.  

Pedidos de oração

  • Ore pela situação de insegurança no Norte de Moçambique, para que os ataques parem e haja paz
  • Interceda pelos deslocados e por aqueles que escolheram permanecer ou retornar às suas aldei
  • Clame pela vida dos pastores que permanecem nessas áreas e ministram aos cristãos da região