sexta-feira, 18 de março de 2022

Israel celebra Purim com crianças que deixaram os pais na Ucrânia

Cerca de 150 refugiados judeus, incluindo muitas crianças sem os pais, foram recebidos em Nes Harim.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA CBN NEWS

Festival de Purim em Nes Harim, Israel. (Foto: Reprodução / CBN News).

Um resumo simples sobre o Purim é de que se trata de uma festividade em que se comemora a libertação do povo judeu de um destino de morte preparado por um de seus inimigos. Com o êxodo de ucranianos em decorrência da guerra gerada pela Rússia, centenas de refugiados estão sendo recebidos em Israel.

Cerca de 150 refugiados judeus, incluindo muitas crianças sem os pais, foram recebidos em Nes Harim, um lugar onde grupos de jovens e outros chegam para caminhar e desfrutar da natureza.

Neste ano, a celebração de Purim para as comunidades locais e para as crianças está mais especial, com trajes, comidas, palhaços e brincadeiras.

A festividade anual também inclui a leitura do livro bíblico de Ester que conta a história da libertação do povo judeu da trama para destruí-los na antiga Pérsia.

Local seguro

Segundo disse à CBN News, no primeiro dia da guerra o rabino Shlomo Wilhelm percebeu o momento correto de evacuar essas crianças de sua cidade para um local seguro.

“No mesmo segundo em que ouvi o alarme, ouvi um míssil cair e ouvi que as crianças acordaram e estavam chorando, Deus me deu o pensamento: ‘Mande as crianças embora agora'”, lembra.

“Isso foi às cinco da manhã”, conta sua esposa Esther. “Ao meio-dia, todas as crianças e as três famílias com as quais estamos trabalhando estavam em um ônibus em direção às montanhas dos Cárpatos, levando-as para mais longe dos campos de batalha.”

O rcasal Wilhelm lidera a comunidade judaica em Zhytomyr, na Ucrânia, nos últimos 27 anos. Seu trabalho inclui o Centro Alumim – lar infantil e centro social para famílias. Embora estivesse enviando as crianças para fora, o próprio rabino estava determinado a ficar enquanto houvesse alguém da comunidade judaica lá. Mas depois que seus superiores no quartel-general de Chabad nos EUA lhe disseram para sair dias depois, ele sabia que tinha que sair.

“Foi um milagre podermos sair com todas as crianças. Eles estavam sem passaporte, sem permissão dos pais... E todos saíram até o último”, diz o rabino Wilhelm.

“Algumas crianças conseguiram que os pais mandassem no WhatsApp uma cópia de uma permissão manuscrita que eles estão nos permitindo levar as crianças, mas como é tempo de guerra, as regras eram flexíveis. E foi assim que tiramos todas as crianças para Israel”, explica Esther.

Ao chegarem em Israel, o grupo foi recebido pelo primeiro-ministro israelense Naftali Bennett. Agora eles estão seguros em Nes Harim, com apoio do KKL-Jewish National Fund.

“Em 48 horas, mudamos o caráter do centro”, relata Gili Maimon, gerente da Escola de Campo Nes Harim, que pertence ao KKL-JNF. “As pessoas que trabalham aqui para voluntários do Keren Kayemet L'Israel. Começamos a montar armários nos quartos para torná-los adequados para uma estadia de longa duração, que fossem adequados para crianças, algo que com certeza não está aqui normalmente.”

Apoio às crianças

Maimon diz que o envolvimento das pessoas para ajudar as crianças foi enorme.

“Recebemos muitos pedidos de voluntariado, também para doar coisas – também roupas, também brinquedos, também cestas de presentes, também muitos profissionais – professores, diretores de escolas que querem ajudar e vêm ensinar hebraico”, conta.

A Dra. Elana Yael Heiderman, diretora executiva da Israel Forever Foundation, é uma das voluntárias e está ajudando as crianças utilizando arte terapêutica.

“Moro em Nes Harim e recebi um novo lote de pinturas”, diz Heiderman. “Na verdade, temos um novo lote de girassóis chegando para os ucranianos também, porque é a flor nacional deles. Mas a ideia é que não seja apenas terapêutico para os artistas, mas também para quem está recebendo.”

Maimon diz que é um privilégio servir os recém-chegados. “Também é divertido educá-los. Eles são muito agradecidos, muito atenciosos, muito amorosos. Estamos tentando dar a eles a sensação de estar em casa e se divertir”, diz Maimon.

Futuro incerto

Enquanto Israel está pronto para que os recém-chegados permaneçam no país, seu futuro ainda é incerto.

“É um lugar maravilhoso, onde eles foram muito hospitaleiros conosco e com todas as nossas necessidades, e sua natureza é linda, mas não é um lugar onde possamos viver a longo prazo”, diz Esther.

O rabino Wilhelm não tem certeza do que vem a seguir.

“Ouça, vou te dizer direto, não dramático, estou confuso”, ele diz à CBN News. “A questão não é o que eu quero, mas o que realmente precisamos fazer – o que é bom para as crianças, o que é bom para a situação. Qual é o verdadeiro objetivo.”

Malki Bukeit, diretor do Alumim Center, diz que o “maior problema” é que “realmente não podemos ter planos muito específicos”.

“Estamos apenas tentando muitas coisas diferentes. Em uma situação diferente, veremos o que está acontecendo, como a guerra continua ou termina… E o que acontece na Ucrânia no dia seguinte.”

Esther resumiu a situação deles dizendo que, embora estejam vivendo uma vida de contradições, uma boa atitude os ajudará.

“Precisamos saber que há coisas que temos que cuidar, coisas que você tem que fazer, pensar no futuro, mas ao mesmo tempo tentar permanecer positivo, ficar feliz, celebrar Purim da melhor maneira possível, porque há um ditado que diz que a alegria rompe barreiras”, diz ela.

 

quarta-feira, 16 de março de 2022

Israel enviará hospital de campanha para atender refugiados da Ucrânia

A missão contará com pronto-socorro, sala de parto e recursos de imagem para atender refugiados no oeste do país.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE JEWISH NEWS SYNDICATE

Israel prepara um hospital de campanha que será transportado à Ucrânia. (Foto: Sheba Medical Center).

Na segunda-feira (14), Israel anunciou que enviará um hospital de campanha para a Ucrânia, para ajudar no atendimento médico de refugiados internos que fogem para a região oeste do país.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Israel, a missão humanitária durará um mês e foi apelidada de “Kochav Meir”, que significa “Estrela Brilhante” em hebraico. 

O hospital de emergência contará com pronto-socorro, sala de parto e departamentos para tratamento de crianças, mulheres e homens. Além disso, terá recursos de imagem (raio-x) e laboratório, que funcionará com o apoio remoto do Sheba Medical Center em Israel.

A operação, que vai custar 6,4 milhões de dólares, será liderada pelo Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Saúde do país e operada por uma equipe médica do sistema de saúde israelense.

Desde que a invasão russa na Ucrânia começou, o Estado de Israel tem se preparado para receber e ajudar milhares de judeus ucranianos que fogem da guerra. No início deste mês, 300 imigrantes foram resgatados e chegaram a Israel, incluindo 100 órfãos.

Em fevereiro, também houve um resgate de emergência secreto de judeus, planejado pelo governo israelense. 

No último sábado (12), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky sugeriu que Jerusalém seja o local das negociações de paz entre Ucrânia e Rússia, durante uma coletiva de imprensa especial em Kiev.

Em suas declarações, Zelensky, que é judeu, reforçou que Israel pode fornecer garantias de segurança para a Ucrânia e espera que o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, tenha uma influência positiva nas negociações.

 

segunda-feira, 14 de março de 2022

App Glorify lança conteúdos devocionais para crianças

Orações e meditações bíblicas foram gravadas pela cantora Arieta Magrini.

FONTE: GUIAME

(Foto: McKaela Taylor/Unsplash)

O Glorify, aplicativo que disponibiliza diariamente citações, passagens bíblicas, reflexões, meditações guiadas, orações e músicas, anuncia uma série de conteúdos especiais para o público infantil. As orações e meditações guiadas têm o propósito de ajudar pais e filhos a dormirem melhor, além de trazer ensinamentos e lições preciosas para as crianças.

No mês de março, o Glorify disponibilizará seis áudios produzidos pela cantora Arieta Magrini, sendo três orações (Oração pelo Alimento, Oração da Manhã e Oração para Dormir)  e três meditações bíblicas, guiadas para dormir (Deus Cuidador, Tesouros e Bondade de Deus). 

A ferramenta  já conta com outros conteúdos para crianças, compartilhados na aba “Para Crianças”. Lá é possível encontrar histórias e músicas para crianças, como A História da Criação, Daniel e os Leões, Jesus multiplica os pães, entre outras.

Sobre o Glorify

Fundado em 2019 pelos empreendedores britânicos Henry Costa e Ed Beccle, o Glorify é um aplicativo móvel com a missão de possibilitar que pessoas em todo o mundo se conectem com Deus diariamente através de leituras bíblicas, meditações, declarações e espaço para oração e reflexão. Tem como objetivo se tornar a principal plataforma digital cristã, sendo ferramenta para o desenvolvimento do hábito de se conectar com Deus diariamente. O aplicativo está disponível para download no Google Play Store e Apple Store.