sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Cruz permanece em pé após passagem de tornado e impressiona moradores nos EUA

‘É como se Deus estivesse dizendo: Estou com vocês durante esta tragédia’, interpretaram os sobreviventes.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE CBN NEWS

Fachada da Primeira Igreja Batista, em Mayfield, após a passagem do tornado. (Foto: Reprodução/Wes Fowler/Instagram)


Uma comunidade rural em Kentucky (EUA) ficou irreconhecível depois da passagem do tornado na noite de sexta-feira (10). Um detalhe, porém, chamou a atenção dos moradores — uma cruz permaneceu em pé mesmo tendo as janelas arrancadas ao seu redor.

Entre os escombros é possível visualizar a cruz que permaneceu intacta. Para os sobreviventes, é como um pilar de esperança com um recado de Deus, que diz: “Estou com vocês durante esta tragédia”.

A Primeira Igreja Batista em Mayfield é um dos poucos prédios que ficaram em pé depois que o tornado atingiu seis estados, matando mais de 70 pessoas, no último fim de semana.

Gratidão a Deus

As janelas da igreja explodiram e os cacos de vidro cobriram o chão. Partes do teto foram arrancadas, mas a cruz que sempre esteve na frente do prédio continua lá.

“É incrível ver isso. Todo o resto se foi, mas a cruz ainda está em pé”, disse um dos membros da igreja, Barry Fowler, em entrevista ao Washington Post. E apesar dos danos causados à igreja, os membros se reuniram para adorar a Deus.

“No meio da tempestade há apenas um lugar onde realmente temos paz. E é quando colocamos nossa fé e nossa confiança em Jesus”, disse também o pastor Wes Fowler que convidou a todos para se reunir logo após a tempestade.

“O Senhor é bondoso. Ele nos ajudará a superar essa situação trágica. E acredito que o Senhor de alguma forma usará este momento difícil para Sua glória”, escreveu o pastor em seu Facebook.

Relatos sobre o incidente

O pastor sênior estava no prédio com outros membros da equipe quando o tornado começou. “Podíamos ouvir a tempestade se aproximando”, descreveu Fowler ao relatar que na sequência acabou a energia elétrica.

“Ouvimos e vimos as placas do teto sacudindo violentamente para cima e para baixo até caírem. Tudo ficou cheio de destroços e sujeira. Havia uma nuvem de fumaça, foi uma situação muito, muito assustadora”, descreveu.

Conforme o pastor, aquele momento de desespero para todos não durou mais de um minuto. “Mas pareceu muito mais tempo”, explicou.

As equipes de busca e resgate ainda estão trabalhando para encontrar mais de 100 pessoas desaparecidas. O governador do estado disse que o número de mortos não aumentou desde segunda-feira.

Enquanto isso, pessoas tristes buscam a congregação para obter algum consolo em meio à tragédia que mudou suas vidas. “Enquanto eles pensam sobre vida ou morte nesta terra, nós falamos sobre a vida eterna”, disse Fowler durante a pregação, no domingo.

“É uma mensagem que vale a pena repetir — a maioria das casas e prédios em Mayfield estão danificados ou foram totalmente destruídos, mas o Evangelho permanecerá por toda a eternidade”, também escreveu Fowler em seu Twitter.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Esqueleto de 1.900 anos apresenta provas da crucificação romana

Arqueólogos encontraram uma evidência extremamente rara de crucificação romana, e a primeira do norte da Europa.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO JERUSALEM POST

Esqueleto foi encontrado em Cambridgeshire, na Inglaterra. (Foto: Cambridgeshire County Council/Albion Archaeology)

Escavações conduzidas por arqueólogos britânicos resultaram em uma descoberta que pode ampliar os estudos sobre as crucificações aplicadas pelo Império Romano. As descobertas foram divulgadas na revista British Archaeology na última quarta-feira (8).

A equipe da Albion Archaeology, liderada por David Ingham, desenterrou um esqueleto de quase 1.900 em Fenstanton, uma vila em Cambridgeshire, na Inglaterra — que já foi um assentamento romano.

Os arqueólogos notaram um prego no osso do calcanhar do esqueleto, o que indica que o homem tenha sido crucificado. Esta é a melhor evidência da crucificação pelos romanos até hoje, observou o jornal britânico The Guardian.

Apesar dos estudos sobre o uso da crucificação por civilizações antigas, esta é “a primeira evidência tangível para realmente ver como funcionava”, informou David Ingham.

Outra das três únicas evidências conhecidas da crucificação antiga são os restos mortais de um homem de 24 a 28 anos encontrados em Givat Hamivtar, ao norte de Jerusalém. A descoberta está atualmente no Museu de Israel, informa a Smithsonian Magazine.

Os escravos crucificados na Roma Antiga, por Fedor Andreevich Bronnikov (1827-1902). (Foto: Wikimedia Commons)

A vítima da crucificação encontrada pela equipe inglesa tinha entre 25 e 35 anos quando faleceu. A espessura dos ossos da perna sugere que ele foi “acorrentado a uma parede” por um longo período de tempo antes de sua execução, relatou Ingham à Live Science.

O esqueleto foi descoberto em um cemitério com 48 outras sepulturas no local que pretende ser um espaço para um futuro conjunto habitacional. Os restos mortais indicaram que o falecido estava envolvido em trabalho físico extenuante.

Os romanos usavam a crucificação como uma punição extrema, “um método de execução vergonhoso reservado para escravos, cristãos, estrangeiros, ativistas políticos e soldados desonrados”, observou Smithsonian.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Denzel Washington alerta jornalista ao questionar oração em línguas: “Não brinque com Deus”

O ator Denzel Washington falou sobre sua fé cristã e encorajou uma colunista do jornal The New York Times a ler a Bíblia.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHURCH LEADERS

Denzel Washington no Concerto do Prêmio Nobel da Paz em 2010, na Noruega. (Foto: Ole Haug)

O ator Denzel Washington falou sobre sua fé cristã em entrevista ao jornal The New York Times, enquanto divulga seu próximo filme “A Tragédia de Macbeth”, no qual é protagonista.

Ele foi tão enfático que chegou a encorajar a colunista Maureen Dowd a ler a Bíblia e fazer um devocional diário. Ele também advertiu a jornalista a não “brincar com Deus”, quando ela fez uma pergunta sobre falar em línguas.

O artigo intitulado “Denzel Washington: Homem de Fogo” mergulha profundamente na fé do ator, que se descreve como “um homem temente a Deus”.

Em uma série de perguntas rápidas, Maureen Dowd perguntou a Denzel, que cresceu na Igreja Pentecostal de Deus em Cristo, se ele havia experimentado a glossolalia (isto é, falar em línguas). O ator simplesmente respondeu: “Não brinque com Deus. Não brinque com Deus. Você ouviu o que eu disse? Não brinque com Deus. Você ouviu o que eu disse? Não brinque com Deus.”

O ator revelou que fez uma promessa à sua falecida mãe que tentaria viver de uma forma que “honrasse a ela e a Deus”. “Então é isso que estou tentando fazer”, ele observa. Lennis, mãe de Denzel, faleceu em junho de 2021.

Ele lembra que seu esforço para “deixá-la orgulhosa” depende da sua disposição em ajudar o próximo. “O que eu faço e o que fiz — tudo isso — vai me ajudar no último dia da minha vida? É tudo sobre: quem você levantou? Quem nós ajudamos a ser melhor?”, questionou.

“Esta é uma guerra espiritual”, Washington acrescenta. “Então, não estou olhando para isso de uma perspectiva terrena. Se você não tiver uma âncora espiritual, será facilmente levado pelo vento e será levado à depressão”.

O ator, que é filho de um pregador pentecostal, perguntou à jornalista: “Você leu a Bíblia?” Ele ainda a aconselhou: “Comece com o Novo Testamento, porque o Antigo Testamento é mais difícil. Você é pego na coisa de quem-gerou-quem”.

Washington também incentivou a colunista do New York Times a ler The Daily Word (“A Palavra Diária”), um aplicativo devocional que oferece mensagens inspiradoras todos os dias.

“Você tem que encher o balde todas as manhãs. É difícil lá fora”, disse Washington à jornalista. “Você sai de casa pela manhã. Lá vêm eles, nos desgastando. No final do dia, você precisa reabastecer aquele balde. Nós discernimos o certo do errado”.

Amantes de nós mesmos

Washington também reconhece que sua maior batalha é contra si mesmo.

“O inimigo é meu eu interior”, afirma. “A Bíblia diz que nos últimos dias — não sei se estamos nos últimos dias, não cabe a mim saber — mas diz que seremos amantes de nós mesmos. A fotografia nº 1 de hoje é uma selfie: 'Eu no protesto.' 'Eu com o fogo.' 'Me siga.' 'Me escute.'”

“Estamos vivendo em uma época em que as pessoas estão dispostas a fazer qualquer coisa para serem seguidas. Qual é o efeito em longo ou curto prazo de ter muitas informações? Está indo rápido e pode ser manipulador em uma infinidade de maneiras. E as pessoas são levadas como ovelhas ao matadouro”, continuou Washington.

O ator disse ainda que no céu “haverá duas filas: a fila longa e a fila curta. E estou interessado em estar na fila curta”.

Por fim, falando sobre o lançamento de “A Tragédia de Macbeth”, Denzel lembra que o diretor do filme, Joel Cohen, brincou dizendo que não tinha medo da “maldição de Macbeth” até que o mundo fechasse devido à pandemia em março de 2020.

Washington, por outro lado, nunca deu uma indicação de que estava preocupado. “Sou um homem temente a Deus. Tento não me preocupar. O medo é a fé contaminada”, ele.