sexta-feira, 9 de junho de 2023

Israel adiciona estudo da Bíblia no currículo básico do ensino fundamental

Yoav Kisch, Ministro da Educação de Israel diz considerar os estudos bíblicos de extrema importância e deseja expandi-los.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO HAARETZ

O ministro da Educação de Israel, Yoav Kisch (Foto: Facebook/Yoav Kisch)

O ministro da educação de Israel, Yoav Kisch, considera a importância dos estudos bíblicos e trabalha para aumentar sua abrangência ao longo do ano escolar do ensino fundamental, limitando a flexibilidade dos diretores em relação a esse assunto.

Com esse objetivo, o Ministério da Educação de Israel implementará um requisito para que as escolas públicas seculares incluam o ensino da Bíblia todos os anos, a partir da segunda série até o término do ensino fundamental.

Anteriormente, os diretores das escolas tinham a flexibilidade de determinar como as horas de aula seriam distribuídas ao longo do ano, permitindo-lhes concentrar as aulas bíblicas em um semestre.

Agora, o ministro da Educação tomou a decisão de incluir a Bíblia na lista de disciplinas básicas do currículo, juntamente com hebraico, inglês, ciências, matemática e educação física.

Fim da flexibilidade

Hoje as escolas de ensino médio possuem mais flexibilidade em relação ao ensino da Bíblia, permitindo que algumas delas optem por não oferecer essa disciplina em determinados anos, em vez disso, oferecendo cursos mais aprofundados em outras áreas. Inicialmente, o Ministro Yoav Kisch quis exigir que a Bíblia fosse ensinada em todas as séries do ensino médio, mas desistiu dessa proposta.

Sob a liderança do ex-ministro da educação Yifat Shasha-Biton, houve circulação de relatórios falsos nas mídias sociais, afirmando que o ministério não considerava a Bíblia uma disciplina obrigatória.

Esses relatórios foram respaldados por fotos de um cronograma de curso que não incluía a Bíblia. No entanto, apenas porque as escolas em questão ensinavam a Bíblia com mais intensidade em outras séries.

Quando o ministro Yoav Kisch assumiu o cargo, ele alegou que a reforma nos exames de admissão no ano anterior, implementada pela ex-ministra Yifat Shasha-Biton, havia excluído a Bíblia e a história do currículo obrigatório do ensino médio. No entanto, essa afirmação também não era verdade. A reforma apenas modificou o formato dos exames, sem alterar o currículo em si.

‘Extrema importância’

Em abril, Kisch afirmou que o Ministério da Educação considera os estudos bíblicos de extrema importância e tem o desejo de expandi-los. “Há um grande valor em estudar as humanidades e a cultura, em primeiro lugar, é claro, a Bíblia”, disse ele no final do Concurso Bíblico Internacional anual, realizado no Dia da Independência.

Ele disse ainda que a mudança "não era sobre religiosidade, mas sobre o fortalecimento de nossa conexão com nossa história e nossas fontes".

Kisch também falou com frequência sobre esse assunto em fóruns internos do ministério, onde procurou determinar quais medidas o ministério poderia tomar para reforçar o status dos estudos bíblicos.

quarta-feira, 7 de junho de 2023

‘Querem destruir Israel porque odeiam o Deus de Israel’, diz especialista em profecias

Jeffrey Johnson lembra que há vários países obcecados em buscar a destruição total do estado judeu.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA FAITHWIRE

Dr. Jeffrey Johnson, fundador do Israel Today Ministries. (Foto: Captura de tela/YouTube CBN News)

Ao falar sobre o crescente antissemitismo que tem se tornado global, o Dr. Jeffrey Johnson, fundador do Israel Today Ministries e autor do livro “Esperança Nascente: Promessa Messiânica”, disse que 2023 é um ano importante para Israel.

Ao completar 75 anos, o país contempla a volta dos judeus em número surpreendente e profético: “É sem precedentes na história da humanidade. Um povo que se espalhou pelo mundo por mais de dois milênios, agora está voltando para o local exato em que nasceu. É inédito e Deus disse que isso aconteceria”.

Johnson também destacou como o mundo hoje continua focado em Israel, com manchetes cobrindo rotineiramente a pequena nação e vários países obcecados em buscar a destruição total do estado judeu.

‘Eles odeiam o Deus de Israel’

O escritor citou os principais inimigos de Israel, que querem varrer os judeus do mapa — Irã, Síria, Hezbollah no Líbano e o Hamas em Gaza.

Johnson também lamentou o crescente antissemitismo na Europa e na América, entre outros locais: “Por que o mundo está zangado com esse pequeno pedaço de terra, esse povo judeu? Eu apenas lembro às pessoas que a razão pela qual elas odeiam Israel é porque elas odeiam o Deus de Israel”, disse.

Bandeira de Israel. (Foto representativa: Piqsels)

Além disso, ele detalhou sua crença na importância de reconhecer o significado de Israel nas Escrituras, na profecia e nos dias atuais. O especialista rejeita a chamada “teologia da substituição”, descrevendo-a como uma ideia que anula todas as promessas a Israel, detalhadas na Bíblia.

“É um conceito infeliz. Não faz sentido que as pessoas neguem as profecias da Bíblia a respeito de Israel”, frisou.

“Quando você olha para a profecia bíblica, você sempre tem que entender que todas as profecias apontam para Israel e temos que nos perguntar: O que Deus está fazendo em Israel?”, disse o especialista ao dizer que as respostas serão relacionadas aos últimos dias.

Sobre as profecias escatológicas sobre o ataque a Israel, Johnson lembra que o primeiro país que vai atacar, conforme a Bíblia, será a Pérsia, ou seja, o atual Irã, além de uma coalizão de nações empoderadas por algum país ou império do Norte. Johnson finaliza alertando que apontar para esta ou aquela nação é muito especulativo.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Café ☕️ com Deus “Deus é por nós” Romanos 8:31-35

As imagens podem ter direitos autorais. Saiba mais


Especialistas falam sobre sinais em Israel que apontam para o fim dos tempos

Luiz Sayão e Aline Szewkies falam sobre os últimos acontecimentos e relacionam a algumas profecias bíblicas.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO INTELIGÊNCIA LTDA.

Pastor Luiz Sayão e Aline Blochtein Szewkies. (Foto: Captura de tela/YouTube Cortes do Inteligência)

Durante uma entrevista ao Podcast Inteligência Ltda, o pastor Luiz Sayão e Aline Szewkies — do canal no YouTube “Israel com Aline” — falaram sobre temas polêmicos que envolvem o fim dos tempos e as profecias bíblicas.

Com o foco em Israel, Aline explica que o Terceiro Templo ainda não está sendo reconstruído, mas que há muitas coisas sendo feitas pelo Instituto do Templo que serão destinadas a ele.

Ela cita a menorah ou o candelabro de sete braços que já está em exposição em frente à Sinagoga, o altar, os utensílios e as roupas dos sacerdotes: “E a novidade são as novilhas vermelhas que eram usadas no ritual de purificação”.

‘Projeto genético de 20 anos’

De acordo com Aline, foi um americano que conseguiu a produção de novilhas vermelhas a partir de um projeto genético que existe há mais de 20 anos.

“As novilhas estão escondidas em Israel e eles estão construindo uma infraestrutura enorme para guardá-las e para que sejam protegidas. No futuro, será permitida a visitação”, revelou.

Além disso, a guia de turismo falou sobre um fenômeno muito interessante que está acontecendo em Israel, especificamente no mar Morto.

Cumprimento da profecia de Ezequiel?

No livro de Ezequiel 47.9, diz que a região do mar Morto voltaria a ter vida, com animais e peixes. A água salgada seria saneada e tudo voltaria a viver. Ao lembrar dessa profecia, Aline relacionou aos atuais acontecimentos.

Ela lembra que até 20 anos atrás não havia vida naquela região. Era tudo morto, seco e salgado: “A água do rio Jordão que deveria chegar no mar Morto está sendo desviada, por isso o nível do mar Morto tá baixando, mas está brotando água doce e abrindo crateras [conhecidas por bolaines]”, revelou.

“Nos quilômetros que o mar Morto recuou, as crateras que recebem água de Jerusalém estão atraindo vegetação, pássaros e peixes. Então, literalmente, na região do mar Morto há vida”, continuou.

“São milhares de bolaines abertos nos últimos 20 anos, mas há poucos anos que estamos vendo os peixes. Ainda não há explicação científica, mas parte do que está acontecendo se encaixa com a profecia de Ezequiel”, ponderou.

‘Avançando para o fim dos tempos’

Para o pastor Luiz Sayão, o grande sinal do avanço para o fim dos tempos é o retorno do povo judeu à terra de Israel: “Em muitos aspectos, hoje Israel é uma potência e isso é impressionante”.

Além disso, ele citou a busca da espiritualidade por parte do judeus e o relacionamento deles com o cristãos. “Isso nunca aconteceu na história”.

Para finalizar, Sayão falou sobre o crescimento exponencial do cristianismo no mundo. “É impressionante tudo o que tem acontecido. É algo curioso ver nos últimos 70 anos o surgimento de Israel e seu povo voltando, uma aproximação entre judeus e cristãos e o Evangelho atingindo lugares inimagináveis”, concluiu.