O pastor Elias Marcelo Caetano, presidente da Missão Mãos Estendidas (MME), relatou com exclusividade ao Guiame suas experiência em viagem recente à África.
FONTE: GUIAME, LUANA NOVAES
"ORA VEM SENHOR JESUS" “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Apocalipse 2:11 Download Gratuito de Certificados Diversos
O ano de 2020 foi marcado pela COVID-19 e as consequências indiretas dela, como o aumento da pobreza e desigualdade social. De acordo com a universidade americana Johns Hopkins, o mundo registrou novo recorde de morte por coronavírus: 11.247 óbitos no dia 18 de novembro. É a quarta vez que mais de 10 mil pessoas morrem em 24 horas, neste mês.
Os dados da universidade apontam mais de 1,3 milhões de vítimas fatais em todo o mundo. E os países mais afetados foram Estados Unidos, com mais de 250 mil óbitos, Brasil com 167 mil, Índia com 131 mil, México com 99 mil e Reino Unido com 53 mil mortes pela COVID-19. Mas ainda há outros atingidos pela pobreza extrema e, por isso, lutam contra a fome e falta de acesso à água e itens básicos de saúde e higiene.
Qual o resultado da generosidade durante a pandemia?
A Portas Abertas recebeu pedidos de socorro de cristãos perseguidos da maioria dos países elencados na Lista Mundial da Perseguição 2020. Os seguidores de Jesus que já viviam marginalizados, agora precisavam de comida e itens de higiene para sobreviver à pandemia. Mesmo afetados também pela COVID-19, os irmãos e irmãs da igreja global deram um passo de fé e repartiram o que tinham com os membros da Igreja Perseguida.
Até agora, na Ásia, 190 mil cristãos perseguidos foram assistidos com kits de alimentação e higiene. O socorro alcançou 100 mil pessoas na Índia, 20 mil em Mianmar, 19 mil em Bangladesh, 6.800 no Nepal e Malásia, 12.500 na Ásia Central, 3.100 no Sri Lanka, 150 no Vietnã, 3 mil nas Filipinas, 1.400 na Indonésia, 50 no Butão e 15 mil em outros países.
Algumas crianças assistidas na Índia tiveram a reação de agradecer a Deus no momento em que receberam os pacotes de alimento da Portas Abertas. Shashikala* orou: “Querido Senhor, nosso rei, obrigado por essas pessoas que querem nos ajudar. Abençoe-as, satisfaça todas as necessidades delas; toque nelas, mantenha as mãos do Senhor sobre as cabeças de cada uma. Se elas estiverem doentes, cure-as. Cubra-as com as suas asas, Senhor”.
Já na África, 58 mil cristãos perseguidos foram socorridos. Na Nigéria, 11.295 pessoas foram assistidas, 1.860 no Níger, 790 no Mali, 2.500 na República Centro-Africana, 4.360 em Burkina Faso, 375 na Costa do Marfim, 765 em Guiné, 200 em Guiné Bissau, 120 no Senegal e 325 no Togo. A viúva Abebu foi uma das beneficiadas durante a quarentena, confira a diferença que as doações fizeram na vida da cristã.
No Oriente Médio e no Norte da África, onde o trabalho da Portas Abertas precisa ser mais discreto e cuidadoso, coletar dados específicos de países ficou mais difícil. Mas os parceiros locais assistiram 23 mil cristãos perseguidos nas necessidades básicas, como alimentação, saúde, cuidados preventivos e suporte espiritual.
A Portas Abertas agradece a todos os cristãos brasileiros que têm compartilhado as bençãos dadas por Deus com a Igreja Perseguida. Pedimos que continuem a orar e colaborar para que nossos irmãos sejam supridos em todas as necessidades durante a pandemia.
Assista ao vídeo e veja mais do que foi e ainda pode ser feito durante a pandemia, pelos cristãos perseguidos no mundo.
Mais cristãos precisam de socorro imediato neste momento em que a humanidade luta contra a COVID-19. Sabemos que todos foram atingidos, mas cremos que cada um pode contribuir orando ou investindo financeiramente para sanar as principais necessidades dos nossos irmãos mais vulneráveis. Doe e seja #UmComEles!
*Nome alterado por segurança.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO HISTORY EXTRA
Martinho Lutero pregando as 95 teses na porta da igreja em Wittenberg, na Alemanha.
O Dia da Reforma Protestante celebra
o movimento iniciado por Martinho Lutero e suas 95 teses nas portas da Igreja
do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, em 31 de outubro de 1517. Neste sábado
(31), cristãos ao redor do mundo celebram 503 anos do acontecimento que mudou a
história da igreja.
Confira abaixo 12 momentos-chave para
entender o impacto da Reforma, publicados pela BBC History Magazine por
Diarmaid MacCulloch, professor de História da Igreja na Universidade de Oxford.
1 1517: Lutero
confronta o Papa
Martinho Lutero, um devoto frade
agostiniano e professor universitário em Wittenberg, na Saxônia, norte da
Alemanha, lança um ataque às indulgências, que a Igreja Católica exige dos
fiéis para encurtar o tempo no purgatório após a morte, antes de entrar no céu.
Ele descreve uma crítica em 95 teses para questionar a teologia de salvação
adotada pela Igreja.
Para a surpresa de Lutero, sua
iniciativa desperta entusiasmo em toda a Alemanha. Descobrindo um dom para a
comunicação popular — apesar de não ter publicado praticamente nada antes — ele
começa a escrever uma série de panfletos e livros explicando suas ideias. A
hierarquia da igreja ocidental vê isso como uma ameaça à sua autoridade. Os
dois lados falam com propósitos opostos: Lutero sobre salvação, as autoridades
sobre obediência.
2 1519: Reforma
se espalha pela Suíça
Em Zurique, na Suíça, centenas de
quilômetros ao sul de Wittenberg, um proeminente sacerdote chamado Huldrych
Zwingli começa a pregar por meio da Bíblia. Sua mensagem de que só Deus está encarregado
da salvação também desafia o ensino oficial da igreja em uma ampla frente. Ele
desencadeou uma Reforma em Zurique, depois em muitas partes da Suíça e do sul
da Alemanha — uma reforma que é paralela à de Lutero, mas não idêntica a ela, e
não respeita de forma alguma a autoridade de Lutero.
3 1520: Roma
condena a desobediência de Lutero
A esta altura, Lutero e as
autoridades de Roma estão em rota de colisão. Enquanto ele reforça a visão
bíblica sobre a salvação, ecoando os escritos do apóstolo Paulo e Agostinho de
Hipona, os líderes católicos ficam furiosos por Lutero não obedecer às ordens
de se calar.
O papa emite um pronunciamento solene
(uma 'bula') condenando Lutero e sua desobediência. Lutero o destrói em uma
demonstração pública e escreve três obras clássicas estabelecendo uma estrutura
alternativa do pensamento cristão, centrada na 'justificação pela fé'. Ele
afirma que a fé é um dom de Deus por meio da graça e que esta é a única maneira
de ganhar a salvação. Não há nada que a igreja possa acrescentar a isso, muito
menos a imposição de indulgências.
4 1521: Lutero
permanece firme diante do imperador
Convocado para se encontrar com o
Sacro Imperador Romano, Carlos V, na cidade alemã de Worms, Lutero não quis
recuar. “Não posso fazer outra coisa, esta é a minha posição”, disse ele. O
imperador honrosamente apoia uma promessa de salvo-conduto à assembleia romana
e então Lutero parte como um homem livre.
Apesar de desafiar o papa e o
imperador, Lutero recebe o apoio de muitos governantes locais na Alemanha. O
Eleitorado da Saxônia, formado por apoiadores, planeja proteger Lutero de novos
ataques por meio de um “sequestro” encenado e, em reclusão no castelo eleitoral
de Wartburg, Lutero começa a traduzir a Bíblia para o alemão. Isso terá uma grande
influência na maneira como o alemão é falado. Amante da música, Lutero também
começa a escrever hinos em alemão.
5 1525:
Milhares de rebeldes são massacrados
A agitação provocada pela mensagem de
Lutero resultou em rebeliões por parte de extremistas em grande parte do Sacro
Império Romano — começa então a Guerra dos Camponeses, na qual os rebeldes são
brutalmente esmagados.
Lutero, horrorizado com o uso
extremista de sua mensagem, apóia a dura repressão contra os rebeldes. Há uma
desilusão popular com sua postura, e ele passa a confiar mais na classe
governante para promover sua versão da Reforma. Os apoiadores das rebeliões
levam seus pensamentos em direções mais radicais, rejeitando o consenso cristão
sobre a Trindade ou a relação estreita entre o governo e igreja. Eles procuram
respostas anteriores, mais bíblicas.
Seus oponentes, católicos e
protestantes, os condenam e muitas vezes os perseguem, os rotulando como
'anabatistas' ('rebatizadores'), uma vez que sua proposta é que apenas crentes
adultos sejam batizados, e não crianças.
6 1530:
Protestantes lutam entre si
Quando a assembleia romana se reúne
em Augsburgo, os apoiadores políticos de Lutero (já apelidados de
"protestantes") convencem Carlos V a considerar duas declarações de
fé da Reforma: uma dos luteranos e outra inspirada nos reformadores suíços.
Carlos não aceita nenhuma das duas, mas a declaração luterana permanece como a
'Confissão de Augsburgo', e a cisão entre luteranos e protestantes
não-luteranos (mais tarde conhecidos como protestantes 'reformados') se torna
permanente.
Os protestantes reformados e
sucessores de Huldrych Zwingli colocam muito mais ênfase do que Lutero no
pecado da idolatria e destroem as imagens nas igrejas — Lutero rapidamente
decide que esta é uma má ideia. Eles também têm uma visão diferente sobre a
Santa Ceia. Os reformados têm uma visão simbólica do pão e do vinho
eucarístico, negando que estes são transformados no corpo e no sangue de Cristo
em um sentido literal. Consequentemente, eles rejeitam a teologia da eucaristia
como um sacrifício chamado de 'missa', enquanto Lutero sustenta grande parte da
antiga cerimônia da missa.
Lutero e Zwingli encontram-se em
Marburg em 1529 para oficializar sua ruptura. Por outro lado, os dois grupos
dentro do protestantismo concordam em duas coisas: que o papa é o inimigo de
Deus e que o clero não é uma casta privilegiada marcada pelo celibato;
portanto, como os leigos, eles poderiam se casar.
7 1536: Calvino
atinge os reformadores
Um exilado religioso francês, João
Calvino, chega à cidade de Genebra, já experimentando uma Reforma caótica, e se
torna um líder religioso proeminente na cidade suíça. Superando muita oposição,
ele estabelece sua própria Reforma, recebendo apoio de um grande número de
companheiros exilados. Genebra se torna um centro importante no protestantismo
reformado ao lado de Zurique.
Calvino coloca uma ênfase especial na
disciplina e no governo da igreja, e os resultados são admirados em toda a
Europa, marcada pela desordem e violência pública. Os colegas de Calvino também
encorajam uma nova forma de fazer música, muito diferente da dos luteranos: é
baseada exclusivamente em textos da Bíblia, principalmente os 150 Salmos de
Davi. Eles são expressos em versos e melodias simples para todos
cantarem.
Com a mudança na forma de prestar
adoração a Deus, os salmos cantados se tornam um poderoso símbolo dos
protestantes reformados, transcendendo as fronteiras locais e culturais.
8 1555: Carlos
V negocia paz com os luteranos
Após nove anos de guerra na Europa
central, Carlos V e a nobre família Habsburgo são forçados a reconhecer a
existência oficial do luteranismo. Em outros lugares, os Habsburgos tentam
proteger e revitalizar o catolicismo. Este acordo chamado 'Paz de Augsburgo'
não menciona o Protestantismo Reformado, embora nas próximas décadas algumas
regiões do império tenham governantes reformados.
Esse silêncio cria instabilidade e
incerteza na política religiosa da Europa central. Por volta de 1600, a
Escandinávia e a maior parte do norte da Alemanha tornam-se luteranos, mas as
igrejas reformadas foram estabelecidas em países como Escócia, Inglaterra,
Transilvânia (Romênia) e partes da Polônia e Lituânia.
9 1558: A nova
rainha da Inglaterra busca o meio-termo
Elizabeth I sucede ao trono inglês e
decide com o parlamento em 1559 manter o Acordo de Religião durante seu reinado
de 45 anos. Desde a ruptura de seu pai, Henrique VIII, com a obediência papal
em 1533, o reino britânico oscilou entre a atitude ambígua de Henrique em
relação à Reforma, o apoio aberto de seu filho Eduardo VI à Reforma e a
reintrodução do catolicismo romano por sua filha Maria.
Elizabeth é uma protestante
cautelosa, mas seu clero e conselheiros se movem com entusiasmo para continuar
a trajetória protestante reformada da igreja de Eduardo. Não há muito que ela
possa fazer sobre, além de proibir qualquer nova promulgação oficial de mudança
religiosa. Ela insiste em manter não apenas os bispos, mas as catedrais e
instituições eclesiais em funcionamento.
Isso deixa uma mensagem dupla para a
teologia da Igreja da Inglaterra: é Católica ou Protestante? A questão nunca
foi resolvida.
A igreja é unida por uma Bíblia
inglesa comum (após nove décadas de traduções, na versão King James de 1611).
Desta igreja inglesa cresceu o 'anglicanismo', enquanto os protestantes
ingleses que não puderam aceitar o acordo de 1662 formaram as igrejas livres.
10 1563: Bispos
lançam a Contra-Reforma
Um conselho de bispos católicos
romanos reunido em Trento, no norte da Itália, é encerrado após uma série de
sessões iniciadas em 1545. O conselho conseguiu restaurar a autoconfiança e a
estrutura da velha igreja ocidental após o golpe da Reforma.
Enquanto surgem grupos na
transformação religiosa do sul da Europa, que não conseguiram encontrar um
lugar na Reforma Protestante, as promulgações do conselho alimentam a
identidade da ‘Contrarreforma’, ou Reforma Católica, apoiada pelo poder dos
monarcas — particularmente na França, Polônia e no Sacro Império Romano.
O catolicismo, com a expansão
portuguesa e espanhola na América, África e Ásia, torna-se a primeira religião
mundial, apoiada decisivamente pelo poder militar contra outras religiões onde
as autoridades espanholas e portuguesas se estabelecessem.
11 1607:
Protestantes colonizam a América do Norte
A primeira colônia inglesa a
sobreviver permanentemente na América do Norte é estabelecida em Jamestown (em
homenagem ao atual rei, Jaime VI e I; embora a colônia tenha se chamado
Virgínia, em homenagem à Virgem Rainha Elizabeth). O estabelecimento da colônia
anuncia a expansão do protestantismo de língua inglesa de uma pequena ilha para
se tornar uma expressão mundial da fé cristã.
Virgínia tem o prazer de estabelecer
uma religião oficial, que é uma versão da Igreja da Inglaterra. Mas ao norte,
uma costa chamada de "Nova Inglaterra" é fundada por pessoas
profundamente insatisfeitas com o que consideram os compromissos papistas da
Igreja inglesa.
12 1618–19:
Europa vive uma guerra destrutiva
Um sínodo da Igreja Reformada
Holandesa se reúne em Dordrecht para definir o que a Igreja acredita sobre os
meios de salvação, depois que uma violenta controvérsia teológica e política
resultou na vitória dos que proclamam a crença na predestinação divina.
Representantes de outras igrejas reformadas comparecem, incluindo da
Inglaterra, tornando este sínodo o mais próximo de uma reunião internacional
que as fragmentadas igrejas reformadas já tiveram. Nem todos os Protestantes
Reformados aceitam isso e seguem suas próprias direções — uma tendência no
protestantismo reformado.
Após o fim da Guerra dos Trinta Anos
que diversas nações europeias travaram entre si, em 1648, os territórios
protestantes em toda a Europa são muito reduzidos, mas muitos europeus estão
adoentados pela violência religiosa e exploram como a razão pode ser aplicada à
crença religiosa de forma menos dogmática. Seus esforços moldam uma perspectiva
que em breve é chamada de "Iluminismo".