terça-feira, 26 de setembro de 2017

Idoso inicia estudos aos 92 anos para conseguir ler a Bíblia: “Oportunidade de Deus”

Motivado pelo desejo de estudar a Bíblia, o aposentado Lourival Emídio começou a estudar aos 92 anos.

Lourival ingressou na escola pela primeira vez aos 92 anos. (Foto: Divulgação/Secom)
Lourival ingressou na escola pela primeira vez aos 92 anos. (Foto: Divulgação/Secom)
Motivado pelo desejo de estudar a Bíblia, o aposentado Lourival Emídio da Silva começou a estudar aos 92 anos. Hoje o idoso é aluno do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Cidade Vitória da Conquista, em Salvador, na Bahia.

“Sempre tive vontade de estudar, mesmo que não fosse para ser um doutor. Quero saber, ao menos, assinar meu nome. Deus está me dando essa oportunidade e eu agradeço a Ele todos os dias por isso”, disse ele, que hoje com 94 anos.

Lourival estuda das 18h às 21h e nunca falta a uma aula. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Adriana Cecília Correia do Carmo, o desempenho do idoso é exemplar.

“É impressionante a disposição física que ele tem. Não falta às aulas, é participativo, esforçado, gentil e tem um conhecimento de vida admirável. Ele traz muita alegria para gente. E tudo que ele mais quer é aprender a ler para decifrar a Bíblia”, disse ela.

Nascido na Paraíba, Lourival lembra que foi dispensado do Exército aos 25 anos por não ter escolaridade. “Tem coisas que marcam a vida da gente. Lembro do dia que fui dispensado porque não sabia ler nem escrever e isso sempre serviu de motivação para eu nunca desistir dos estudos”, lembra.

Seu ingresso na escola se deu por meio de um amigo. “Um camarada sempre dizia para eu ir estudar, mas tinha vergonha, porque não sabia fazer nem um 'O'. Um dia tomei coragem e fui. Hoje estou aqui, aprendendo a juntar as palavras. Já sei até fazer uma parte do meu nome”, Lourival comentou, orgulhoso.

Desde que começou a estudar, há dois anos, o aposentado passou a destacar a importância do estudo. “Passo na rua e vejo as crianças sem querer estudar, mas, mesmo assim, eu faço o convite para virem comigo. E sabe o que elas fazem? Riem da minha cara. A mocidade de hoje em dia está perdendo as coisas boas que tem à disposição, porque quando eu tinha a idade delas, nunca tive essa oportunidade. Tudo era muito difícil”, lamentou.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.