quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A MULHER SOB A PERSPECTIVA DE DEUS


Leitura inicial: Gêneses 2:18,21-24

“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”

Deus fez uma ajudadora para o homem e esse ajudar é em todos os aspectos da vida

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” Prov. 14:1

A principal característica de uma mulher feliz não é a posse de bens materiais, a realização profissional ou a sua atitude feminista libertária, mas sim a sua capacidade de se permitir ao controle do Espírito Santo, para que desfrute de intensa paz interior, sendo capaz de proporcionar felicidade àqueles que dela se acercam.
É justamente aí que reside a necessidade de se avaliar o tipo de mulher que você é. Deus te abençoou e te capacitou com peculiaridades que não podem ser negligenciadas se você deseja ser bênção e proporcionar felicidade àqueles que são "dependentes e carentes da força da mulher".
Vejamos então, com base no Texto Sagrado, quais as bênçãos que Deus te deu.
A primeira delas A MULHER será:

1. AJUDADORA

Ser mulher não é ser do sexo frágil; é ser do sexo feminino. Deus não apresenta a designação de sexo frágil, Gênesis 1.27 e “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” 2.18-24. No propósito do Criador, ser mulher é estar ao lado do homem, com idoneidade e semelhança espiritual, apesar das diferenças físicas, Ser mulher, na perspectiva da Palavra de Deus não é ser feminista, matrona e muito menos machona, numa tentativa alucinada e infrutífera de sobrepujar a masculinidade. Ser mulher é ser mulher... Com a naturalidade, as peculiaridades e a beleza contemplativa que só o sexo feminino é capaz de perceber na natureza.
Ser mulher é ser simplesmente feminina. É ter personalidade e ao mesmo tempo ser capaz de sonhar colorido. Ser mulher é ser resistente sem embrutecer o coração. Ser mulher é, por fim, ser a adjutória idônea para que sejas amada e honrada por seu marido.
A segunda bênção A MULHER será:

2. SABIA

Ester 7:
Exemplo de sabedoria, Ester primeiro orou para que Deus lhe desse estratégia para conseguir o que queria após a oração Ela preparou 2 banquetes para o rei, ou seja, agradou primeiro para depois pedir o que queria.
Sabedoria é conhecimento justo das coisas e dos fatos. É equilíbrio mental e espiritual que se manifesta nas ações de conduta e na expressão da vontade.
É incontestável o fato de que são as mulheres sábias que atuam como o fiel da balança nas relações humanas. Até no símbolo da justiça, que é uma balança, quem tem, mas o ponto de equilíbrio é uma mulher.
A sabedoria que Deus concede as mulheres transcende a inteligência do mais sábio homem. O mais inteligente dos homens ou o mais equilibrado.
Ser sábia é ser capaz de utilizar as palavras para transmitir além de idéias e informações. É saber expressar de forma profunda e sincera as suas razões, e por que não dizer a Razão, É ser hábil no transmitir os sentimentos e as emoções mais sinceras e fraternas. Ser sábia é ter grandeza de se fazer pequena diante de Deus, para ouvir a sua voz e conhecer sua vontade, proporcionando à família o bem-emocional e espiritual necessários. É fazer o marido acreditar que tem autoridade, que é o chefe da casa, mesmo quando você, em oração e submissão ao Senhor, precisar assumir o comando.
A terceira benção A MULHER será:

3. EDIFICADORA

Êxodo 2:2-10 "E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado"

Joquebede mãe de Moisés ao invés de chorar as magoas que o rei ia matar seu filho usou de sabedoria, e astucia para proteger seu filho do Rei que havia mandado matar todas as crianças do sexo masulino.
O menino cresceu um pouquinho ............. Depois ele veio para que ela o criasse e com isso ela o ensinou todas as verdades de Deus e o educou para ser um servo de Deus.
                    
Edificar é erguer, levantar, criar. É construir. No contexto deste verso é induzir à virtude infundindo sentimentos morais e religiosos pautados nos absolutos de Deus.
Você não deve esperar de seu esposo um esforço contínuo na estruturação de seu lar e sua família, de sua casa como afirma o texto, este trabalho é seu e você não pode desperdiçar a bênção que é influenciar e educar os filhos para que sejam fiéis ao Senhor. É trabalhoso. É desgastante sim, mas nada se compara a alegria de se ter uma família integrada à igreja e fiel a Jesus Cristo.
Seu trabalho, mulher, é edificar o seu lar. Não é erguer palácios ou ornamentar castelos. É construir sobre bases e estruturas sólidas o seu lar e a convivência familiar, preservando conceitos bíblicos que darão direcionamento à vida em família.
Se você for capaz de solidificar seu lar em Cristo, mesmo quando seus filhos formarem suas próprias famílias levará os absolutos de Deus gravados em suas mentes e corações, fazendo você sentir intensa alegria no trabalho de edificar um verdadeiro lar cristão.
A quarta benção. A MULHER será:

4. SENSÍVEL
 
     

Mateus 27:19 “E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.”
A mulher de Pilatos teve um sonho e ao orientar seu marido sobre como Jesus era justo livrou seu marido da culpa da morte de Jesus.
A quinta benção. A MULHER será:

5 – OBSERVADORA

2 Reis 4:9 A mulher Sunamita a seu marido: “Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.” Ela observava sempre o profeta Eliseu que passava próximo a casa dela.
A sexta benção. A MULHER será:

6 – APAZIGUANDORA

1 Samuel 25:28, 32,33 “Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias,
Então Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.”

Abigail assumiu o erro do seu marido, agindo assim livrou seu marido e sua família da ira de Davi.

Conclusão

A mulher é o equilíbrio do Lar. Muitas mulheres dizem que seus maridos não param em casa, outras dizem que eles só vivem na igreja, será que não é sua culpa, pois nós queremos ficar onde encontramos paz, harmonia, alegria, prazer. Será que não está faltando isso na sua casa?   Sei que não é fácil a vida, mas com a ajuda do Espírito Santo. Romanos 8:26 “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” tudo se tornam muito fácil, busque a ajuda do Senhor e você cantara o hino da vitória, busque ajuda do Espírito Santo e você verá que a vida é maravilhosa.
Provérbios 31:28,29 “Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior.”

Preleção ministrada na dia 06 de fevereiro de 2012
Assembléia de Deus da Casa Verde Alta em Mauá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.