terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Lista Mundial da Perseguição 2022 será lançada em janeiro

A Portas Abertas, organização mundial que apoia cristãos perseguidos em mais de 60 países do mundo, lança anualmente a Lista Mundial da Perseguição (LMP). Este ano, o lançamento mundial e simultâneo acontecerá no dia 19 de janeiro, as 10 horas (no horário de Brasília). Mudanças importantes serão destaques nesta edição




A Lista Mundial da Perseguição é um ranking de 50 países onde há maiores níveis de perseguição aos cristãos. Ela é resultado da pesquisa criada com o objetivo de monitorar e medir a hostilidade enfrentada pelos seguidores de Jesus em todo o mundo. Com uma metodologia própria, auditada pelo Instituto Internacional pela Liberdade Religiosa (International Institute for Religious Freedom - IIRF), a LMP revela quanta pressão e violência os seguidores de Jesus têm enfrentado em países da África, América Latina e Ásia. A partir desses dados é possível criar projetos que fortaleçam física, mental e espiritualmente nossos irmãos e irmãs na fé.

No link acima, você pode encontrar a Lista completa com o perfil de perseguição de cada país. A pesquisa ainda se refere ao ano de 2021 (dados coletados entre 1 de outubro de 2019 a 30 de novembro de 2020). Desde 2002, a Coreia do Norte é o país em que os cristãos são mais perseguidos no mundo. O número de cristãos presos em campos de trabalhos forçados no país, podem ultrapassar os 50 mil.

Os dados para fazer a Lista Mundial da Perseguição são recolhidos de três maneiras diferentes. A primeira é a Análise Global de Países, que é feita pela consulta de fontes como Freedom House, Pew Forum e Departamento de Estado dos Estados Unidos, com informações da internet e de outras buscas sobre a perseguição aos cristãos.

Quando há sinais de alerta na Análise Global, o departamento de pesquisa da Portas Abertas faz uma Investigação utilizando um questionário mais resumido do que o da LMP. Ao confirmar que o motivo da perseguição é religioso, o Questionário LMP completo é enviado a especialistas e contatos-chave nos países analisados.

Em casos em que a perseguição é muito visível, o questionário LMP é aplicado imediatamente após a análise global, ou mesmo sem ela. Normalmente, os dados são coletados no período de pesquisa entre 01 de outubro até 30 de setembro do ano seguinte.

Cada pergunta do questionário tem uma pontuação, e por meio do processo de análise dos questionários, cada país recebe uma pontuação final específica. A pontuação final pode ser resultado de diferentes mecanismos de perseguição. Dentro de uma escala de 0 a 100, a pontuação do país determinará o nível de perseguição e a posição na Lista Mundial da Perseguição. Da pontuação mais alta para a mais baixa, os níveis de perseguição variam entre extrema, severa, alta e variável. A metodologia da LMP permite que sejam feitas comparações entre diferentes situações de perseguição.

Desde a Lista Mundial da Perseguição 2021 não há níveis altos de perseguição, apenas severa e extrema, diante do aumento de perseguição e violência contra cristãos nos últimos anos.

Organização internacional mostra a perseguição aos cristãos no mundo

Atualmente, cerca de 340 milhões de cristãos são perseguidos por causa de sua fé em Jesus, em mais de 60 nações. O número de cristãos perseguidos cresceu mais de 30% em relação a 2020 e tende a crescer ainda mais em 2022 (em relação ao período de pesquisa da LMP 2022).

Na pesquisa realizada em 2013, o número de cristãos perseguidos no mundo era de mais de 100 milhões. Hoje, a população cristã perseguida ultrapassa os 340 milhões.

A população cristã no mundo se deparou com o aumento da violência em regiões específicas, como no continente africano, aumento de pressão e ameaças devido ao uso de tecnologias de sistemas de vigilância para monitorar cristãos, como na China e na Índia.

A pesquisa realizada anualmente pela Portas Abertas, combina extensas pesquisas de campo, com especialistas e cristãos perseguidos em seus respectivos países e comunidades. Um dos motivos do aumento da perseguição a cristãos no mundo, se dá, principalmente, pela pandemia do Coronavírus, que atingiu principalmente, à população cristã perseguida.

A Portas Abertas, organização mundial com mais de 60 anos de atuação, trabalha com distribuição de Bíblias e material religioso, ajuda socioeconômica e apoio ao cristão que se encontra em situação de risco e perseguição.

O que é a perseguição a cristãos

A perseguição ocorre quando cristãos e suas comunidades experimentam pressão e/ou violência por razões relacionadas à fé deles em Jesus, fazendo com que cedam aos agentes condutores da dinâmica de poder prevalecente em seu ambiente. No mundo todo, a estimativa é que mais de 340 milhões de cristãos enfrentem algum tipo de perseguição.

A perseguição aos cristãos frequentemente ocorre em contextos conturbados, difíceis e desestabilizados, como guerras, tensões étnicas, religiosas e ideológicas, conflitos políticos e sociais, corrupção, degradação ambiental e desastres naturais, pobreza, problemas psicológicos severos, doenças e violência doméstica.

A perseguição aos cristãos é definida como qualquer hostilidade experimentada como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo. Isso pode incluir atitudes hostis, palavras e ações contra cristãos. Essa é a definição dada na Lista Mundial da Perseguição, relatório anual que dá base para o trabalho da Portas Abertas.

A cada ano, a perseguição aos cristãos se intensifica no mundo todo. O número de cristãos com medo de ir à igreja, que não têm uma igreja para ir e precisam escolher entre permanecer fiel a Deus ou manter os filhos seguros só aumenta. Houve crescimento também no número de vítimas da violência extrema, que perderam familiares, casa, bens e a liberdade apenas por compartilhar a fé em Jesus Cristo.

* As informações referentes à Lista Mundial da Perseguição 2021 foram coletadas no período de pesquisa – 1 de outubro de 2019 a 30 de novembro de 2020

Para saber mais, acesse www.portasabertas.org.br

Veja o vídeo em Vem aí a Lista Mundial da Perseguição 2022 - YouTube


Serviço:

Lançamento da Lista Mundial da Perseguição 2022

Dia 19/01/22 – as 10horas (o release de lançamento será enviado neste horário).

Dispomos de fontes - especialista de perseguição religiosa – disponível para entrevistas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.