As autoridades afirmam que a descoberta do rolo bíblico em caverna é histórica.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA BBC E TIMES OF ISRAEL
As dezenas de fragmentos do rolo bíblico são traduções gregas dos livros proféticos. (Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel)..
Um raro pergaminho de 2 mil anos com fragmentos bíblicos dos livros de Zacarias e Naum foi encontrado em cavernas no deserto de Judá em Israel. De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), a descoberta foi feita durante uma operação para proteger a rede de cavernas contra salteadores de antiguidades.
As dezenas de fragmentos do rolo bíblico são traduções gregas dos livros proféticos. Apenas a palavra Deus aparece exclusivamente em hebraico. Provavelmente, os escritos encontrados pertenciam a judeus rebeldes, que fugiram para as colinas, após uma revolta contra o domínio romano ter fracassado, no século 2.
Para o diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel, Israel Hasson, o pergaminho e outras relíquias achadas na região são "de valor incomensurável para a humanidade".
Os pedaços dos livros proféticos foram identificados como vindos de um pergaminho maior que foi encontrado na década de 1950, na mesma região, que fica a cerca de 80 metros abaixo do topo de um penhasco.
Também foram encontrados no local um esconderijo de moedas raras do período da revolta judaica, um esqueleto mumificado de uma criança de 6 mil anos e uma grande cesta intacta, datada de cerca de 10.500 anos atrás, provavelmente a mais antiga do mundo.
Expedições arqueológicas na região das cavernas no deserto da Judéia fizeram descobertas importantes ao longo do tempo, como os famosos Manuscritos do Mar Morto, as cópias mais antigas conhecidas da Bíblia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.