segunda-feira, 22 de março de 2021

Empresa israelense anuncia que está desenvolvendo vacina oral contra a Covid-19

O projeto é fruto de uma parceria entre uma empresa farmacêutica sediada em Jerusalém com um laboratório da Índia.



FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO JERUSALEM POST

Empresa farmacêutica sediada em Jerusalém irá iniciar testes clínicos para desenvolver a primeira vacina oral da Covid-19. (Foto: Dado Ruvić/Reuters)

Uma empresa farmacêutica israelense-americana irá iniciar testes clínicos em humanos para desenvolver a primeira vacina oral da Covid-19 do mundo.

A Oramed Pharmaceuticals Inc., uma empresa farmacêutica sediada em Jerusalém, anunciou na última sexta-feira (19) uma parceria com a Premas Biotech, uma empresa de biotecnologia baseada na Índia, para desenvolver uma nova vacina oral. Juntas, elas formaram a empresa Oravax Medical Inc.

A tecnologia da Oramed, chamada “POD”, pode ser usada para administrar via oral uma série de tratamentos baseados em proteínas, que de outra forma seriam administrados por injeção. A Oramed está no meio de uma pesquisa clínica de Fase III, através da FDA (Food and Drug Administration dos EUA), de uma cápsula de insulina oral para diabéticos tipo I e tipo II.

Já a Premas começou em março a trabalhar no desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus.

As empresas se conectaram no início deste ano, de acordo com o CEO da Oramed, Nadav Kidron, e rapidamente perceberam que poderiam revolucionar o mercado.

“Uma vacina oral de Covid-19 eliminaria várias barreiras para uma distribuição rápida e em larga escala, permitindo que as pessoas tomem a vacina sozinhas em casa”, disse Kidron. “Embora a facilidade de administração seja crítica hoje para acelerar as taxas de inoculação, uma vacina oral pode se tornar ainda mais valiosa no caso de uma vacina da Covid-19 ser recomendada anualmente como a vacina contra a gripe padrão”.

A empresa concluiu um estudo piloto em animais e descobriu que a vacina promoveu o desenvolvimento de anticorpos Imunoglobulina G (IgG) e Imunoglobulina A (IgA). IgA é necessária para imunidade de longo prazo.

Vantagens

A vacina Oravax tem como alvo três proteínas estruturais do novo coronavírus, explicou Kidron, ao contrário da proteína de pico único direcionada pelas vacinas Moderna e Pfizer. Sendo assim, “esta vacina deve ser muito mais resistente às variantes da Covid-19”, afirmou Kidron.

Além disso, é uma vacina à base de levedura, tornando o tempo e o custo de produção muito mais baratos do que seus concorrentes já aprovados.

As vantagens de uma vacina oral vão além da segurança e eficácia, continuou Kidron. Ele disse que os medicamentos orais tendem a ter menos efeitos colaterais.

Além disso, a vacina pode ser enviada em temperaturas de geladeira e até mesmo armazenada em temperatura ambiente, “tornando mais fácil logisticamente obtê-la em qualquer lugar do mundo”, disse Kidron.

Por fim, uma vacina oral não requer administração profissional.

A Oravax antecipa o início de um teste clínico com humanos durante o segundo trimestre de 2021. Kidron disse que está se inscrevendo para testes em vários países, incluindo Estados Unidos, Israel, Europa e México. Ele espera também atingir a África, onde tal vacina oral pode ser essencial.

Kidron espera que os dados de testes humanos de Fase I estejam disponíveis dentro de três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.