terça-feira, 9 de junho de 2020

Cristãos mostram fé ao lidar com a pandemia no Iêmen: “Isso nos aproximou de Jesus”

Um relato da Portas Abertas (EUA) mostra como cristãos do Iêmen estão fortalecendo sua fé diante da pandemia do coronavírus.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA PORTAS ABERTAS (EUA)

No Iêmen, o cristianismo pode ser penalizado com prisão e até pena de morte, mas as famílias de cristãos locais continuam mantendo sua fé em Jesus. (Foto: Portas Abertas - EUA)

Ex-muçulmanos do Iêmen - agora cristãos - que estão lidando com a quarentena compartilharam um raro vislumbre de seu país problemático e como sua fé em Jesus está os ajudando a superar a pandemia do coronavírus.

Na semana passada, as Nações Unidas informaram que, no Iêmen, o sistema de saúde “entrou em colapso”. Desde que o primeiro caso do COVID-19 foi confirmado no Iêmen, em 10 de abril, as Nações Unidas e as organizações de socorro alertaram que a propagação do vírus teria um impacto catastrófico se os casos não fossem identificados, tratados, isolados e rastreados adequadamente. No entanto, no Iêmen, o cumprimento dessas medidas parece impossível quando conflitos continuam eclodindo em todo o país.

Três semanas após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no país, foram verificados casos adicionais em Aden, capital temporária das autoridades apoiadas pelos sauditas e pelos Emirados do Iêmen. Em 27 de maio, o Supremo Comitê Nacional de Emergência anunciou que 256 casos totais haviam sido registrados, além de 53 mortes, em áreas sob o controle de autoridades localizadas no sul.

As informações são de que apenas 10 casos foram recuperados. Juntamente com o número confirmado de casos e mortes de COVID-19, as autoridades da cidade de Aden relataram que mais de 500 pessoas morreram entre 8 e 16 de maio, muitas com dificuldades respiratórias. As estatísticas do governo revelam uma taxa de mortalidade atual de 80 pessoas por dia na cidade, acima da média pré-surto de 10.

Um artigo recente da Associated Press mostra uma imagem precisa do cenário. O artigo cita um coveiro dizendo que nunca viu "um fluxo tão constante de mortos". Ele ressalta que isso está acontecendo em uma cidade que sofreu vários ataques sangrentos de batalhas nas ruas durante mais de cinco anos de guerra.

Os cidadãos iemenitas temem os cenários terríveis agora projetados por agências internacionais, incluindo a infecção de metade da população e as mortes de mais de 40.000 iemenitas, devido à disseminação sem mitigação do COVID-19.

"Há muita ansiedade e frustração dominando meu bairro e minha rede social", disse Shoki, um cristão que mantém sua fé em segredo na região norte do país. "Muitas pessoas ao meu redor estão com medo, e há rumores sobre a maneira trágica que uma pessoa com este vírus pode morrer e o sofrimento da vítima e de sua família".

A decisão de não procurar tratamento

Relatórios recentes de especialistas explicam que o aumento no número total de mortes sugere que os números de casos de coronavírus anunciados até agora podem não refletir a realidade no país, devido à capacidade extremamente limitada de fazer exames na população, combinada com a disseminação paralela de outras doenças que produzem febre, incluindo malária, cólera e dengue.

Com recursos muito limitados, muitos iemenitas estão apenas buscando atendimento médico nos estágios mais avançados das doenças, dificultando ainda mais o tratamento e a recuperação. Outros não procuram tratamento e morrem em suas casas; eles são enterrados antes de serem examinados e terem o laudo com a causa da morte.

Além de dificilmente terem acesso a assistência médica, muitos iemenitas com sintomas também acabam optando por não procurar exames ou tratamentos por medo do estigma que resulta da presença do COVID-19 no país.

"Vimos vídeos de autoridades de saúde nas áreas do norte lidando com os casos suspeitos que são denunciados e eles estão prendendo as pessoas como se fossem criminosos", disse Ali, um cristão que vive no norte.

Muitas pessoas não estão denunciando casos suspeitos por medo dessas medidas de segurança, contou Ali.

"Também ouvimos histórias de pessoas viajando das províncias do sul para o norte e como elas foram colocadas em quarentena ao longo do caminho. As condições de quarentena eram terríveis; não havia banheiros suficientes nem espaço suficiente para o número de pessoas", acrescentou.

Sem os recursos mínimos necessários para tratar adequadamente os pacientes com COVID-19, muitas instalações médicas no Iêmen estão se recusando a admitir casos suspeitos de COVID-19. Há até histórias circulando sobre iemenitas morrendo às portas do hospital após terem tratamento recusado.

"Isto nos aproximou de Jesus"

No entanto, em meio a essa dor, os relatos de cristãos no país têm sido encorajadores com relação às expressões de fé durante esses tempos de crise.

"Eu notei como os crentes são uma bênção, enquanto falam sobre como lidar com essa pandemia com espírito de esperança, encorajamento e oração", diz Shoki, acrescentando que os cristãos estão seguindo medidas de prevenção e práticas de saúde seguras.

A falta de conscientização sobre a seriedade do COVID-19 e sobre a importância de medidas de proteção pessoal, como o distanciamento social, estão contribuindo para a rápida disseminação do coronavírus no Iêmen; portanto, os crentes estão tentando modelar essas práticas para aqueles que os rodeiam. Isso não tem sido fácil na cultura comunitária do Iêmen.

"Paramos de dar um beijo de saudação como estamos acostumados a fazer", disse uma mãe crente, "e me sinto envergonhada porque as mulheres com quem trocaria visitas normalmente não entendem a importância do distanciamento social".

Nesse ambiente, os crentes nas áreas mais atingidas do Iêmen compartilharam que estão superando suas tristezas e medos, transformando-os em uma força motriz para orar e encorajando-se a seguir conselhos confiáveis ​​sobre tratamento e prevenção.

"Oramos uns pelos outros, para que o Senhor Jesus nos livre dessa pandemia", disse uma mulher cristã. “Isso nos aproximou Dele e nos aproximou mais como Seus filhos no Iêmen. Estamos tentando passar mais tempo com nossos filhos, ensinando-os e orando juntos e orando pela salvação de nosso povo".

"Sentimos o Senhor Jesus conosco"

Em todo o Iêmen, o COVID-19 está aprofundando a crise econômica à medida que os preços de alimentos, máscaras, sabão e outros suprimentos básicos aumentam, em uma economia já devastada por cinco anos de guerra.

"Meu trabalho como fornecedor de artigos para o lar foi afetado pela propagação deste vírus", disse Hasan, um cristão que vive no norte. "Apesar dessa pressão, sinto que Deus está comigo e com minha família e tenho certeza de que Suas portas não se fecharão nem quando os outros o fizerem".

Como Hasan, os fiéis de todo o país afirmaram sua confiança em Deus ao fazer o possível para seguir as medidas recomendadas para retardar a propagação do vírus.

"Mesmo diante das condições difíceis que enfrentamos, sentimos que o Senhor Jesus está conosco", disse outra cristã local. “Sentimos Sua misericórdia e proximidade conosco. Muitas pessoas reclamam do vazio e do tédio por causa da necessidade de ficar mais em casa, mas acho que essa é uma oportunidade valiosa para orar mais, me aproximar de Deus e sentir o carinho de Sua mão estendida aos Seus filhos".

Esperança

Embora os crentes no Iêmen enfrentem as mesmas condições desesperadoras e falta de recursos que a sociedade ao seu redor, eles têm um recurso: seu relacionamento com Deus, que os diferencia.

"Eu e muitos outros estamos sentindo a grande pressão que a propagação deste vírus adicionou às nossas vidas", disse outro cristão local. "Mas quando procuro, percebo que nós, os crentes, temos a esperança que nos ajuda com a certeza de que amanhã será melhor e que, pela vontade de nosso Senhor, passaremos por esta e por todas as ansiedades e medos que nos cercam"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.