domingo, 21 de janeiro de 2018

O pai cristão compartilha como a família se mudou para a África após a adoção da filha 'Sabotaged' da FED

Por Samuel Smith , CP Reporter


(FOTO: THE CHRISTIAN POST / SAMUEL SMITH)
Smooth Via dá o testemunho de adoção de sua família na conferência anual evangélica para a vida no 
JW Marriott em Washington, DC, em 19 de janeiro de 2018.


WASHINGTON - Um pai cristão, que junto com sua esposa e três filhos, mudou-se para a África em 2013, depois que o governo dos EUA recusou-se a deixá-los trazer para casa sua filha recém-adotada de Uganda, falou sexta-feira o que significa agir sobre as convicções de Deus, apesar de não saber exatamente o que o Senhor está pedindo.

Jonathan "Smooth" Via, um pastor e missionário afiliado à organização humanitária Arise Africa, deu o testemunho de sua família enquanto falava na conferência evangélica para a vida de 2018 no JW Marriott, organizada pela Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul antes do March for Life na capital do país.

Via, que propôs a sua esposa, Kelly, nas margens do rio Nilo, em 2001, tem sido durante muitos anos uma paixão pelo povo de Uganda e serviu em muitas missões de curta duração da Arise Africa lá.

Embora o Vias tenha feito várias viagens de missão ao país em desenvolvimento no passado, Via explicou que não era até que eles foram lá novamente para uma missão de curto prazo em 2010 que suas vidas mudariam para sempre.

Foi nesse ano em que a Arise Africa acabou de abrir o que a Via chamou de "bebês de casa" em resposta a pedidos de pastores locais que procuravam formas de ajudar crianças órfãs e em risco. Naturalmente, as Vias decidiram visitar a casa.

"Foi enquanto estávamos [na casa dos bebês] que algo mudou em mim. Eu não tenho as palavras para colocá-lo. Mas, foi como Deus estava abriu um buraco no meu coração, como ele estava fazendo espaço para alguém que ele estava prestes a trazer para as nossas vidas ", disse Via à audiência. "Foi quando voltamos para o quarto naquela noite que minha esposa e eu começamos a falar sobre isso e ela sentiu o mesmo".

Via disse que sentiu que Deus havia "alterado drasticamente" todo o seu futuro.

"Eu disse [minha esposa] ..." Nós não conseguimos voltar e fingir que é mais comercial de sempre ", disse Via. "Foram vários meses depois que finalmente conseguimos uma aplicação com uma agência de adoção com o propósito expresso de adotar uma criança da casa de bebês da Arise Africa".

Via explicou que houve alguns contratempos iniciais que são comuns com as adoções de países como o Uganda. Uma vez que tudo foi aprovado pelo sistema judicial de Uganda para que eles adotassem da casa dos bebês, os Vias finalmente conseguiram viajar para conhecer sua nova filha adotada, Chloe, em abril de 2012.

(FOTO: PROJETO ARCHIBALD)
A família Via se une com sua filha e irmã adotiva, Chloe, pela primeira vez nesta foto a partir de abril de 2012.

O Vias acreditava que seria apenas uma questão de semanas antes que eles pudessem voltar para casa com os EUA com sua nova filha adotada.

No entanto, Deus tinha "algo completamente diferente em mente", explicou a Via.

"Foi imediatamente após essa data que começou a sentir que tudo estava caindo aos pedaços", disse emocionalmente.

Embora o Vias tenha passado pelo sistema judiciário de Uganda e tenha sido nomeado seus responsáveis ​​legais em maio de 2012, a situação deu uma volta para o pior depois que o Vias solicitou um visto para Chloe através da Embaixada dos EUA.

"Por razões sem o conhecimento de nós, não sabemos inteiramente o que aconteceu, mas sei com certeza que o consular que julgava nosso caso por algum motivo ficou convencido de que algo antiético ou algo esboçado aconteceu no processo de adoção, "Via disse. "Ela partiu desse ponto para sabotar nossa adoção".

"É uma afirmação ousada, eu percebi, mas nós realmente a capturamos em várias mentiras flagrantes e falsas declarações de nosso caso", continuou Via.

Segundo a Via, trabalhou anteriormente com a Arise Africa por mais de 10 anos. Ele assegurou que a organização nunca fez nada antiético.

Via disse que porque ele e sua esposa não queriam "roubar uma criança" ou fazer algo antiético, Kelly Via rastreou a mãe biológica de Chloe e se encontrou com ela face-to-face e fez várias perguntas difíceis com a ajuda de um tradutor.

Uma das perguntas, via lembrou, foi: "O que estava passando por sua mente quando você lançou Chloe para a casa dos bebês?"

"Nós até perguntamos:" E se não a adotarmos? ", Via lembrou. "E se nós o adotássemos como uma família e nós o patrocinamos como uma família? Isso faria a diferença, então talvez você tenha as finanças para poder cuidar dela e dar-lhe e educação? Isso mudaria alguma coisa para você? "

De acordo com a Via, a mãe disse a sua esposa que, quando ela deu a filha até a casa dos bebês, ela não mais considerava Chloe como sua filha.

"No entanto, o consolar na embaixada reuniu suas informações e enviou-o para os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA com os cartões claramente empilhados contra nós", disse Via.

Em outubro de 2012, a Via recebeu uma carta da USCIS dizendo que eles iriam negar o pedido de visto da Chloe. Entre a aprovação de maio no sistema judicial de Uganda e a carta de outubro da USCIS, Via disse, foi uma dificuldade para a família, já que eles passaram muito disso dividido entre dois continentes.

Depois de receber a carta de negação, Via disse que não sabia o que mais fazer.

"Eu li essa carta e quase caí no chão do meu banheiro. Eu coloquei lá nas minhas costas e fiquei tão bravo. Eu disse: 'Deus, eu não entendi. Eu não entendo o que você está fazendo? Você é aquele que iniciou todo esse processo. Você colocou isso em nosso coração, estamos apenas tentando fazer o que você nos chamou para fazer. Por que acha que sua mão está ativamente envolvida em tornar esse processo difícil? Deitei lá e não houve resposta ", disse Via.

"Eu coloquei lá e disse:" Tudo bem. O que eu deveria fazer porque estou tão perdido agora? Não sei o que fazer. Não sei aonde ir. Não sei a que decisão tomar Faça. Não sei. O que devo fazer? ", perguntou Via. "Ele me respondeu com três palavras muito simples," luta por ela ". Ele disse que lutou por ela porque eu lutei por você e o que você não entende é que eu estou contando uma história maior aqui. Eu estou dizendo algo muito maior do que apenas sua adoção. '"

Via disse que saiu do banheiro com um "novo nível de clareza". Ele esclareceu que não era realmente uma "direção" que Deus havia providenciado, porque naquele momento ele ainda não tinha certeza de o que lutar por sua filha significava tanto quanto as ações que ele precisava tomar.

"Eu sabia uma coisa com certeza - que nunca haveria no momento em que eu deixaria de lutar pela minha filha", disse Via.

Quando o Vias recebeu uma notificação final de negação do USCIS em 31 de dezembro de 2012, ficou claro o que a família precisava fazer.

"Com o nosso novo nível de clareza, dissemos:" O que isso parece? O que nós temos que fazer? O que luta para ela se parece? ", Explicou a Via. "Nós olhamos para isso e nós pensamos sobre isso e percebemos que o que significava era lutar pela maneira como Jesus lutou por nós. Se você não veio a Deus, Jesus veio até nós".

Foi em 3 de abril de 2013 que os Vias se mudaram para Jinja, Uganda, quase um ano depois de conhecer Chloe.

"Então é aí que eu e a família trabalhamos nos últimos cinco anos, vivendo e trabalhando com a Arise Africa International", disse Via.

De acordo com o site da Vias, os Vias estão ativamente envolvidos na plantação de igrejas, treinamento pastoral e ministerial e também trabalham no lar dos bebês.

De acordo com o site Evangélicos para a Vida , os Vias plantaram mais de 20 igrejas, viram "milhares se tornando seguidores de Jesus" e estão ajudando a fornecer atendimento médico gratuito em várias aldeias em torno de Uganda.

Fonte: https://www.christianpost.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.