No local, igrejas foram plantadas e muçulmanos estão sendo evangelizados pelo trabalho médico.
Fonte: Guiame, com informações de IMBA
Paciente no hospital. (Foto: Reprodução/IMB)
Na Indonésia, há uma equipe de assistência médica que trabalha para restaurar o corpo e a alma dos feridos.
Através de um hospital batista, uma clínica rural e uma faculdade de enfermagem, missionários estão alcançando vidas muito além das fronteiras da ilha e até mesmo do país, pregando o Evangelho às nações.
Em 1951, foi a primeira vez que os missionários do International Mission Board (IMB) foram ao país. O trabalho médico logo se tornou uma estratégia-chave para o evangelismo.
Hoje, as instalações médicas são lideradas por médicos indonésios que estão comprometidos com a Bíblia e a visão de usar a medicina para tornar Jesus conhecido a todas as nações.
Os crentes indonésios trabalham em colaboração com o IMB para maximizar o alcance do Evangelho e liderar outros profissionais de saúde cristãos para atender às necessidades físicas e espirituais.
O missionário Jacob Stanley atua como elo entre as instalações médicas em Kediri, os cristãos indonésios e os profissionais de saúde nos EUA. Ele explicou como a ênfase no “ide” foi inserida no trabalho médico da área.
“Mais de 60 igrejas, que ainda existem hoje, podem traçar suas raízes ao trabalho evangelístico do Kediri Baptist Hospital. O evangelismo foi parte da fundação”, disse Stanley ao IMB.
Muitos estão sendo alcançados por Jesus. (Foto: Reprodução/IMB)
Avanço do Evangelho
Segundo a organização, em um dia típico no Hospital Batista Kediri, todos os leitos estão ocupados. Na Indonésia, é comum os familiares de pacientes esperarem no hospital, às vezes dias, sob calor e umidade constantes.
A diretora do hospital, Dra. Iva Yuana, considera a instalação ultrapassada, de acordo com os padrões médicos mundiais. Ainda assim, o hospital prospera como uma fonte confiável de excelente assistência médica.
Selvia Richard é uma enfermeira que atua como diretora da faculdade de saúde e também é instrutora. Ela trouxe um grupo de alunos para estagiar no hospital.
Cerca de 500 alunos frequentam a faculdade de saúde, que é aberta a homens e mulheres de todas as religiões.
A Indonésia continua sendo o país com a maior concentração de muçulmanos. Apesar da metade dos alunos serem muçulmanos, eles participam de estudos bíblicos e cultos no local.
O IMB informou que a faculdade se tornou um lugar seguro para fazer perguntas e ler a Bíblia.
A instituição de ensino também tem a intenção de treinar enfermeiros cristãos como missionários, que serão encorajados a trabalhar em áreas não alcançadas.
Assim, os alunos têm a oportunidade de fazer intercâmbios evangelísticos, além dos estudos clínicos.
Seis estudantes que passaram em um curso de língua japonesa estão se preparando para trabalhar no Japão. Eles servirão em instalações de saúde e também serão conectados com missionários do IMB e igrejas japonesas para aumentar o alcance do Evangelho no Leste Asiático.
A mais recente adição às instalações de saúde é a Eternal Peace Clinic. Em 2020, a clínica — que incluiu uma farmácia — abriu as portas para moradores de comunidades rurais que podem receber cuidados médicos e odontológicos.
A equipe da Eternal Peace Clinic é treinada para orar com os pacientes e envolvê-los em conversas sobre o Evangelho enquanto esperam para ver o médico ou qualquer outro atendimento.
As visitas domiciliares também oferecem oportunidades de acompanhamento físicos e espirituais.
Stanley afirmou que respeita a atuação dos líderes indonésios e quer que profissionais de saúde e igrejas nos EUA façam parcerias com o trabalho que está sendo feito por meio das instalações na Indonésia.
“Historicamente, esse trabalho essencial com os batistas indonésios levou a igrejas que plantam igrejas”, disse Stanley.
“Só precisamos de mais pessoas para se juntar à visão de como as estratégias de assistência médica estão alcançando os perdidos com o Evangelho”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.