quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Heróis da Fé: Dietrich Bonhoeffer, o teólogo que desafiou Hitler

No livro “The Cost of Discipleship”, faz um apelo à obediência mais fiel e radical a Cristo e uma severa repreensão ao cristianismo confortável.



FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA CHRISTIANITY TODAY E ENCYCLOPEDIA

O teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer. (Foto: Reprodução / Trouw)

Dietrich Bonhoeffer nasceu em 4 de fevereiro de 1906, em Breslau, Alemanha (atual Wrocław, Polônia), em uma família aristocrática. Sua mãe era filha do pregador da corte do Kaiser Wilhelm II, e seu pai era um neurologista proeminente e professor de psiquiatria na Universidade de Berlim.

Todos os oito filhos foram criados em um ambiente liberal e nominalmente religioso e foram incentivados a se interessar pela boa literatura e pelas artes plásticas. A habilidade de Bonhoeffer ao piano, na verdade, levou alguns em sua família a acreditar que ele estava se encaminhando para uma carreira na música. Quando, aos 14 anos, Dietrich anunciou que pretendia se tornar ministro e teólogo, a família não gostou.

Como teólogo protestante, Bonhoeffer tinha profunda visão do papel do cristianismo no mundo secular. Seu envolvimento em uma conspiração para derrubar Adolf Hitler levou à sua prisão e execução. Suas Cartas e Documentos da Prisão, publicadas postumamente em 1951, são talvez o documento mais profundo de suas convicções.

Bonhoeffer se formou na Universidade de Berlim em 1927, aos 21 anos, e depois passou alguns meses na Espanha como pastor assistente de uma congregação alemã. Depois, voltou à Alemanha para escrever uma dissertação, que lhe garantiria o direito a um cargo universitário. Em seguida, passou um ano na América, no Union Theological Seminary de Nova York, antes de retornar ao cargo de professor da Universidade de Berlim.

“Graça barata”

Nesse ínterim, em 1937, Bonhoeffer escreveu The Cost of Discipleship (“O custo do discipulado”), um apelo à obediência mais fiel e radical a Cristo e uma severa repreensão ao cristianismo confortável: "Graça barata é pregar o perdão sem exigir arrependimento, batismo sem disciplina na igreja, Comunhão sem confissão. ... Graça barata é graça sem discipulado, graça sem a cruz, graça sem Jesus Cristo, viva e encarnada."

Durante esse tempo, Bonhoeffer estava ensinando pastores em um seminário clandestino, Finkenwalde (o governo o proibiu de ensinar abertamente). Mas depois que o seminário foi descoberto e fechado, a Igreja Confessante ficou cada vez mais relutante em falar contra Hitler, e a oposição moral se mostrou cada vez mais ineficaz, então Bonhoeffer começou a mudar sua estratégia. Até então ele era um pacifista e tentava se opor aos nazistas por meio de ações religiosas e persuasão moral.

Agora ele se inscreveu no serviço secreto alemão (para servir como um agente duplo - enquanto viajava para conferências da igreja na Europa, ele deveria estar coletando informações sobre os lugares que visitou, mas, em vez disso, estava tentando ajudar os judeus a escapar do nazismo opressão). Bonhoeffer também se tornou parte de uma conspiração para derrubar e, mais tarde, assassinar Hitler.

Como sua tática estava mudando, ele foi para a América para se tornar um palestrante convidado. Mas ele não conseguia se livrar do sentimento de responsabilidade por seu país. Poucos meses depois de sua chegada, ele escreveu ao teólogo Reinhold Niebuhr: "Cometi um erro ao vir para a América. Devo viver este período difícil em nossa história nacional com o povo cristão da Alemanha. Não terei o direito de participar da reconstrução da vida cristã na Alemanha após a guerra, se eu não compartilhar as provações desta época com meu povo."

Bonhoeffer, embora a par de várias conspirações sobre a vida de Hitler, nunca esteve no centro dos planos. Eventualmente, seus esforços de resistência (principalmente seu papel no resgate de judeus) foram descobertos. Em uma tarde de abril de 1943, dois homens chegaram em uma Mercedes preta, colocaram Bonhoeffer no carro e o levaram para a prisão de Tegel.

Reflexos radicais

Bonhoeffer passou dois anos na prisão, correspondendo-se com familiares e amigos, pastoreando outros presos e refletindo sobre o significado de "Jesus Cristo para hoje". Com o passar dos meses, ele começou a delinear uma nova teologia, traçando linhas enigmáticas inspiradas por suas reflexões sobre a natureza da ação cristã na história.

"Deus se deixa ser empurrado do mundo para a cruz", escreveu ele. “Ele é fraco e impotente no mundo, e essa é precisamente a forma, a única forma em que ele está conosco e nos ajuda. [A Bíblia]… deixa bem claro que Cristo nos ajuda, não em virtude de sua onipotência, mas em virtude de sua fraqueza e sofrimento. ... A Bíblia direciona o homem à impotência e ao sofrimento de Deus; somente o Deus sofredor pode ajudar. "

Em outra passagem, ele disse: "Ser cristão não significa ser religioso de uma maneira particular, fazer algo de si mesmo (um pecador, um penitente ou um santo) com base em um método ou outro, mas para ser um homem - não um tipo de homem, mas o homem que Cristo cria em nós. Não é o ato religioso que torna o cristão, mas a participação nos sofrimentos de Deus na vida secular."

Morte por enforcamento

Por fim, Bonhoeffer foi transferido de Tegel para Buchenwald e depois para o campo de extermínio de Flossenbürg. Em 9 de abril de 1945, um mês antes da rendição da Alemanha, ele foi enforcado com seis outros resistentes.

Uma década depois, um médico do campo que testemunhou o enforcamento de Bonhoeffer descreveu a cena: "Os prisioneiros ... foram retirados de suas celas e os veredictos da corte marcial lidos para eles. Através da porta entreaberta em uma das cabanas, eu vi o pastor Bonhoeffer, antes de tirar o uniforme da prisão, ajoelhando-se no chão orando fervorosamente a seu Deus. Fiquei profundamente comovido com a maneira como este adorável homem orou, tão devoto e tão certo de que Deus ouviu sua oração. No local da execução, ele orou novamente e depois subiu os degraus da forca, corajoso e sereno. Sua morte se seguiu em poucos segundos. Nos quase 50 anos em que trabalhei como médico, dificilmente vi um homem morrer tão inteiramente submisso à vontade de Deus."

Cartas na prisão

A correspondência de Bonhoeffer na prisão foi editada e publicada como Letters and Papers from Prison, o que inspirou muita controvérsia e o movimento "morte de Deus" na década de 1960 (embora o amigo próximo e biógrafo de Bonhoeffer, Eberhard Bethge, tenha dito que Bonhoeffer não sugeriu tal coisa). Seu custo de discipulado, bem como a vida junto (sobre a comunidade cristã, com base em seu ensino no seminário subterrâneo), permaneceram clássicos devocionais.

Durante esses anos, Hitler subiu ao poder, tornando-se chanceler da Alemanha em janeiro de 1933 e presidente um ano e meio depois. A retórica e ações antissemitas de Hitler se intensificaram - assim como sua oposição, que incluía gente como o teólogo Karl Barth, o pastor Martin Niemoller e o jovem Bonhoeffer. Junto com outros pastores e teólogos, eles organizaram a Igreja Confessante, que anunciou publicamente em sua Declaração de Barmen (1934) sua fidelidade primeiro a Jesus Cristo: "Repudiamos o falso ensino de que a Igreja pode e deve reconhecer ainda outros acontecimentos e poderes, personalidades e verdades como revelação divina ao lado desta única Palavra de Deus. ..."

O povo alemão estava tão desanimado após a derrota da Primeira Guerra Mundial e a subsequente depressão econômica que o carismático Hitler parecia ser a resposta da nação às orações - pelo menos para a maioria dos alemães. Uma exceção foi o teólogo Dietrich Bonhoeffer, que estava determinado não apenas a refutar essa ideia, mas também a derrubar Hitler, mesmo que isso significasse matá-lo.

Dietrich Bonhoeffer morreu enforcado em 9 de abril de 1945, em Flossenbürg, Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.