segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Cristãos são presos e igrejas fechadas na Argélia

Cristãos que insistem em se reunir são presos

Fonte: Portas Abertas


Enquanto as mesquitas muçulmanas já podem reabrir após decreto que fechou todos os templos no país devido a Covid-19, as igrejas evangélicas seguem fechadas, sem autorização de funcionamento e cristãos que insistem em se reunir são presos

Hamid Soudad foi preso em 21 de janeiro na província de Oran, no norte, sob a acusação de insultar o profeta do islã, Maomé. Um dia depois, o tribunal em Erzwe considerou Soudad culpado de blasfêmia com base em uma postagem rede social três anos antes, na qual ele compartilhava uma caricatura de Maomé. Ele recebeu a sentença máxima de cinco anos de prisão, decisão que ele disse que vai recorrer.

Dois outros cristãos ex-muçulmanos também foram condenados por motivos semelhantes recentemente. Eles receberam sentenças de prisão de seis meses e três anos, respectivamente, bem como uma multa entre US $ 375 e US $ 1.900 cada.

Enquanto isso, o fechamento forçado de uma dúzia de igrejas protestantes nos últimos anos continua sendo uma preocupação séria, de acordo com a Aliança Evangélica Mundial durante uma apresentação ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, na semana passada. “As 13 igrejas protestantes lacradas desde novembro de 2017 permaneceram fechadas. Todas as outras igrejas protestantes na Argélia ainda estão fechadas devido às medidas do COVID-19, enquanto as autoridades permitiram a reabertura de mais de 180 mesquitas na província de Tizi Ouzou e algumas igrejas católicas”, disse a Aliança.

Em agosto de 2020, o primeiro-ministro da Argélia anunciou que mesquitas com capacidade para mais de mil fiéis poderiam ser reabertas, mas não fez nenhuma referência a igrejas, fazendo com que permanecessem fechadas devido à pandemia.

Sérias consequências

A maioria das igrejas protestantes da Argélia são membros da rede da Igreja Protestante da Argélia, conhecida como EPA. O grupo ainda está esperando seu novo registro formal sob uma lei de 2006 que exige que todos os locais de culto não-muçulmanos sejam licenciados, assim como suas igrejas membros que também solicitaram o registro.

A comissão nacional que supervisiona o processo de licenciamento não está operando durante a pandemia e até agora não concedeu uma licença a nenhuma das igrejas que se candidataram, dando às autoridades um pretexto para forçar o fechamento das igrejas.

Em dezembro, três relatores especiais da ONU expressaram suas preocupações sobre a situação em uma carta ao governo argelino. “Atualmente, um total de 49 locais de culto e igrejas estão ameaçados de fechamento”, o que, segundo eles, parecia ser uma “campanha que teria sérias consequências para os direitos da minoria cristã protestante de se manifestar e praticar livremente sua religião ou crença."

Lembrando o governo de suas obrigações perante o direito internacional, os representantes da ONU também disseram que estavam preocupados com “alegados atos de repressão e intimidação perpetrados pelas autoridades estaduais contra seguidores e representantes de igrejas protestantes”.

A Argélia é o 24º país na Lista Mundial da Perseguição 2021 e os cristãos enfrentam perseguição severa em várias esferas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.