segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Israel celebra terceiro aniversário do reconhecimento de Jerusalém como sua capital

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu recebeu o embaixador dos EUA em Israel, David Friedman para uma solenidade em seu gabinete.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO JERUSALEM POST

Embaixador dos EUA em Israel, David Friedman (à esquerda) foi recebido pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (à direita),
 para a celebração de uma solenidade para marcar o terceiro ano do reconhecimento de Jerusalém. (Foto: GPO Amos Ben)

No último domingo (6), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu expressou sua gratidão ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ter reconhecido Jerusalém como a capital de Israel, celebrando o terceiro aniversário dessa proclamação histórica.

Netanyahu e o embaixador dos EUA em Israel, David Friedman, penduraram uma cópia da proclamação no gabinete do primeiro-ministro, ao lado do reconhecimento do ex-presidente dos EUA Harry Truman, em 1948 do Estado de Israel, que fora criado naquele ano.

“Essas duas proclamações históricas nunca serão esquecidas pelo povo judeu e pelo Estado judeu. Eles serão estimados por gerações”, disse Netanyahu em uma mensagem dirigida a Trump. “Estamos profundamente gratos por tudo que você fez por Jerusalém e Israel, trazendo a paz e levando a aliança EUA-Israel a patamares sem precedente”.

Netanyahu então observou outros movimentos positivos feitos por Trump em nome de Israel.

“Você reconheceu a soberania de Israel sobre as Colinas do Golã. Você reconheceu os direitos legítimos de Israel na Judeia e Samaria. Você propôs um plano de paz realista que reconhece esses direitos e mantém a capacidade de Israel de se defender. Vocês forjaram os históricos acordos de Abraão, que inauguraram um novo período de paz, que está mudando dramaticamente a face do Oriente Médio diante de nossos olhos”, disse ele.

“E ao invés de apaziguar aqueles que gritam 'Morte à América' e 'Morte a Israel' em Teerã [Irã], você se retirou do perigoso acordo nuclear com o Irã, colocou sanções paralisantes sobre o Irã e eliminou o terrorista mais perigoso do mundo, Qassem Soleimani”, Netanyahu.

Soleimani, comandante da Força Quds na Guarda Revolucionária Iraniana, foi morto em um ataque de drones dos EUA no Iraque no início deste ano.

Durante a cerimônia, Friedman e Netanyahu colocaram juntos a proclamação nas paredes da sala do gabinete. Friedman se juntou a Netanyahu para elogiar a mudança.

“Ao reconhecer Jerusalém, o presidente Trump também fez outra coisa. Ele enviou uma mensagem clara ao mundo de que os Estados Unidos estão firmes com seus aliados e que baseiam sua política externa na verdade, não em desejos ou fantasias”, disse ele.

“Essa mensagem, desde então, reverberou por toda esta região e outras regiões, e tornou o mundo um lugar mais seguro”, acrescentou.

Netanyahu observou que os judeus em todo o mundo celebrarão o Hanukkah a partir desta semana. O feriado marca a vitória dos macabeus judeus sobre seus opressores greco-sírios há 2.000 anos.

“Graças a você, Senhor Presidente, nós, os descendentes dos Macabeus, podemos comemorar que aquela aliança entre o renascido Estado Judeu e o país mais poderoso da terra, está mais forte do que nunca. E celebramos o fato de que a bandeira americana está hasteada no topo da nova embaixada americana que você, presidente Trump, mudou para nossa gloriosa capital eterna - Jerusalém”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.