quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Pastores contam como o terremoto de 2011 abriu portas para o Evangelho no Japão

Os pastores Eiji Sumiyoshi e Yukikazu Otomo não se intimidaram diante do grande terremoto de 2011 e têm dado apoio espiritual à população local.

Em 2011, um grande terremoto e um tsunami devastaram a região de Fukushima, no Japão. (Foto: Warren Antiola - CC)
Em 2011, um grande terremoto e um tsunami devastaram a região de Fukushima, no Japão. (Foto: Warren Antiola - CC)
Grande Terremoto do Leste do Japão em 2011 levou as igrejas japonesas a repensarem a maneira de se envolverem com a população e se engajarem no evangelismo e crescimento ministerial.

Na região de Tohoku, norte do Japão, há muitos exemplos de pessoas que anteriormente não tinham mostrado interesse Evangelho, mas se tornaram receptivas após a experiência da catástrofe de 2011. Essa abertura surgiu, mesmo sem uma grande campanha evangelística ou um programa estratégico de atração da igreja. Em vez disso, as pessoas foram atraídas ao cristianismo, simplesmente enquanto viram Cristo na vida de voluntários cristãos que, sem exigir nada em troca, continuavam chegando às áreas de desastre para fornecer ajuda e apoio.


Voluntários cristãos incansáveis

Imediatamente após o desastre de 2011, um grande número de voluntários locais e estrangeiros chegaram ao litoral de Tohoku, que havia sido devastado pelo tsunami que acompanhou o terremoto. No entanto, alguns meses depois - quando os centros de evacuação começaram a fechar, a distribuição de água e alimentos tornou-se desnecessária, e o trabalho de remoção de lama do tsunami das casas em grande parte já havia terminado - a maioria dos voluntários e organizações de apoio pararam de chegar ao local; Mas os voluntários cristãos continuaram a se dirigir para a região.

Eles trabalharam através de igrejas locais e continuaram a apoiar as pessoas afetadas pelo desastre, mesmo depois que elas já haviam saído dos centros de evacuação para moradias temporárias. Os cristãos estavam conscientes de que esse sofrimento não se tratava apenas de necessidades físicas, como roupas, alimentos e habitação - eles também estavam lidando com necessidades espirituais, enquanto lutavam com a perda de entes queridos.

Muitos dos sobreviventes e famílias das vítimas se questionavam 'por que tal catástrofe havia caído' sobre eles. Então pastores e voluntários cristãos se encontraram envolvidos no "ministério de presença", pois eles incansavelmente ouviram as vítimas repetirem suas histórias e desabafos de tristeza, ansiedade e arrependimento. Ainda hoje, seis anos após o terremoto e o tsunami, muitos pastores, homens e mulheres, continuam a visitar idosos na região de Tohoku, que estão solitários e ainda vivendo em habitações temporárias. Os pastores se assentam com estas pessoas, tomam um chá, conversam e oferecem apoio espiritual.


Cristo na vida dos cristãos

Agora que a maioria dos voluntários se foi, as pessoas nas áreas de desastre expressam frequentemente a preocupação de que o resto do mundo possa esquecê-las, mesmo que o trabalho de restauração esteja muito longe da conclusão.

Enquanto os cristãos continuam a visitar as pessoas afetadas pelo desastre, eles acabaram sendo chamados pela população de 'Kirisuto-san' ou 'Sr. / Sra. Cristo', com muito respeito e apreciação. Isso é algo semelhante a o que aconteceu no primeiro século, após a morte e ressurreição de Jesus. As pessoas usaram o termo cristão em desprezo pelos seguidores de Cristo, mas depois o utilizaram o termo com respeito e carinho. Então agora, 20 séculos mais tarde, no norte do Japão, as pessoas continuam a verem Cristo na vida dos cristãos.

A maioria dos cristãos que se dedicaram ao trabalho de ajuda em Tohoku nunca pediu nada em troca, como por exemplo, exigir que as vítimas ouçam uma pregação do Evangelho. Comovidos pela total devastação de Tohoku e as trágicas circunstâncias das pessoas, os voluntários cristãos não pensaram em se engajar em um "proselitismo desleal".


Respostas à presença

Os cidadãos locais receberam com muita alegria os cristãos que simplesmente se apresentavam como ajudantes da igreja e continuavam atendendo às necessidades das pessoas. Os moradores da habitação temporária abraçaram esses cristãos como amigos. Ao longo do tempo, eles acabaram pedindo a esses voluntários que falassem sobre a Bíblia. Quando eles perguntaram aos cristãos por que eles repetidamente viajaram de tão longe para ajudar aquela população afetada pela catástrofe, isto soou como um convite aberto para que o Evangelho fosse então pregado.

Na cidade de Iwaki, prefeitura de Fukushima, a igreja do pastor Eiji Sumiyoshi tornou-se um centro de distribuição de materiais de socorro que vieram de igrejas em toda a região após o desastre de 2011. Embora houvesse explosões na usina de energia nuclear a 80 quilômetros ao norte da igreja e muitos moradores tivessem fugido da cidade, Sumiyoshi ficou. Ele sabia das pessoas ao redor da igreja que ficavam e não podia simplesmente abandoná-las.

Juntamente com outras atividades, ele ajudou a atender às necessidades da comunidade ao servir refeições no centro de evacuação. Sua presença contínua surpreendeu totalmente os moradores locais. Desde que Sumiyoshi tinha sido designado para a igreja de Iwaki - vindo Tóquio - apenas quatro anos antes do desastre, os moradores locais acreditavam que ele estaria entre os primeiros a fugir. Quando souberam que Sumiyoshi escolheu ficar por causa deles, eles responderam com gratidão e respeito.

Várias pessoas voluntariamente manifestaram o desejo de começar a participar dos cultos na sua igreja e ouvi-lo pregar aos domingos. Alguns se tornaram regulares, se converteram e, após algum tempo, foram batizados.
 
Como qualquer comunidade local no Japão, as pessoas na prefeitura de Fukushima normalmente percebem os recém-chegados como estranhos durante, pelo menos, os primeiros anos. No entanto, o Pastor Sumiyoshi ganhou a confiança dos seus vizinhos.


"Desde o momento em que cheguei na igreja de Iwaki até o desastre atingir a área, eu nunca tinha percebido uma abertura para falar com meus vizinhos", comentou Sumiyoshi.
Além do terremoto e tsunami, incêndios também ocorreram nas usinas te Fukushima e agravaram a situação. (Foto: Geografia Visual)

Respostas dos pescadores

Outro pastor repetidamente foi ajudar em uma vila de pescadores ao longo do litoral, onde o tsunami causou uma devastação significativa. Um dia, um pescador veio ao pastor e disse: "Eu carrego o deus do dragão nos meus ombros, mas em cima da minha cabeça está Jesus".

O deus dragão é uma divindade local a quem os pescadores tradicionalmente adoram para obter segurança marítima e uma bons resultados na pesca. A comunidade de pescadores é tão bem unida sobre esta crença que aqueles que negarem o deus dragão podem ser totalmente excluídos socialmente. Este é provavelmente o motivo pelo qual o pescador não ousou professar que abandonaria o deus dragão, apesar de ter reconhecido Jesus como seu mestre. Ele declarou sua fé da melhor forma possível na época, dizendo que ele tinha Jesus acima do outro deus. Foi assim que o pastor interpretou a declaração do pescador.

Porém chegou o dia em que o pescador entendeu que não precisava mais do dente do dragão nos ombros. Ele se comprometeu unicamente com Jesus. O pastor, com oração, esperou para ver isso acontecer. Um pescador local, até então ligado à prática e costumes religiosos tradicionais se entregar a Jesus, na opinião do pastor, é um avanço sem precedentes.

Em um caso diferente, outro pastor também tem ministrado ajuda a uma vila de pescadores. Alguns pescadores passaram a acreditar em Jesus. No entanto, o pastor não tem intenção de exortá-los a participarem do culto de domingo em sua igreja, que está localizada no interior. Os pescadores não seguem a semana do calendário. Eles vão pescar quando o tempo estiver bom. Eles descansam quando a água não está receptiva.

Então, quando o mar não está bom para a pesca, o pastor convida a aldeia de pescadores para ouvir uma pregação do Evangelho, não na igreja, mas na casa de um deles.

Quando a notícia passa sobre a chegada do pastor se espalha, um a um, os pescadores vão chegando para o culto doméstico. O encontro não segue um estilo conservador ocidental. Para a maioria desses pescadores, ler livros não faz parte do estilo de vida deles. O pastor, portanto, compartilha histórias da Bíblia, usando um livro ilustrado que ele criou, justamente para falar sobre a vida de Jesus.


Lições aprendidas

Antes do desastre de 2011, os evangelistas pioneiros tentaram plantar igrejas nas aldeias de pescadores ao longo do litoral. O cristianismo que apresentaram foi recebido como uma "invasão ocidental", uma religião completamente irrelevante para a população local. Para seguir a Jesus, é preciso abandonar os ídolos e assistir a um culto de igreja todos os domingos. Essa abordagem conservadora do evangelismo nunca produziu frutos reais. Os cristãos no Japão, protestantes e católicos somados, representam menos de 1% da população. Dominada por fortes tradições religiosas, a área do litoral em Tohoku tem um número particularmente pequeno de cristãos e igrejas em relação à população.

No entanto, desde que o desastre de 2011 aconteceu nas comunidades rurais mais conservadoras do Japão. Esses fenômenos não são diferentes dos avanços notáveis do Evangelho que emergiram nas fortalezas do islamismo e do hinduísmo em todo o mundo.


Mudança de paradigma

Em Tohoku, a 'Missão Miyagi' (MMN) foi criada para usar as lições que foram obtidas através do trabalho de de missionários após o terremoto de 2011. Ao longo do tempo, o pastor Yukikazu Otomo, diretor da MMN, passou a acreditar que começar com as igrejas domésticas é a chave para fortalecer o cristianismo na região.

Otomo está convencido do valor de uma mudança de paradigma: sair dos prédios das igrejas para a comunidade local e começar as igrejas domésticas nas casas dos crentes, em vez de seguir o modelo tradicional de reunir pessoas em um templo.

O sexto Congresso do Japão sobre Evangelismo (JCE6) foi realizado em setembro de 2016. Um dos 15 projetos da JCE6 abordou como as igrejas poderiam fazer uso das lições aprendidas através da experiência do grande terremoto do Leste do Japão.

Alguns pastores que participaram do workshop do projeto lamentaram que a Igreja em grande parte não tivesse se interessado pela dor das comunidades e pelas pessoas dentro delas. Através do seu envolvimento em atividades de apoio à área de desastres, os pastores perceberam que o escopo da pastoral não deve ser confinado nos limites da Igreja, mas se estende às pessoas na sociedade em geral.

A catástrofe de 2011 provocou esse tipo de consciência, e as igrejas em todo o Japão - independentemente de terem tido uma tal experiência - devem reconsiderar como se envolver em missão.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO EVANGELICAL FOCUS

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Filha de Billy Graham diz que Deus tirou sua culpa após morte do marido: "A paz me inundou"

Anne Graham Lotz contou como Deus a livrou da culpa que ela passou a sentir após a morte de seu marido, em 2015.

Danny Lotz (esquerda) foi casado com Anne Graham Lotz (direita) e faleceu em agosto de 2015. (Foto: Billy Graham Evangelistic Association)
Danny Lotz (esquerda) foi casado com Anne Graham Lotz (direita) e faleceu em agosto de 2015. (Foto: Billy Graham Evangelistic Association)
A escritora Anne Graham-Lotz, filha do famoso evangelista Billy Graham, falou abertamente sobre a tremenda culpa que sentiu após a morte de seu marido e como Deus a ajudou a trilhar um caminho para finalmente se perdoar.

Em uma postagem bem sincera publicada em seu site, Lotz revelou que, após a morte de seu marido - o ex-jogador de basquete, Danny Lotz, falecido em 2015 - ela realmente passou a se culpar pelo ocorrido.

"Durante três anos, fui a cuidadora em tempo integral do meu marido. Adorei exercer essa função. Mas naquele dia, há dois anos - 17 de agosto de 2015 - eu percebi que ele estava sem reação em nossa piscina. Três dias depois, meu amado marido, com quem vivi 49 anos, Danny, foi ao céu. Bem diante dos meus olhos", lembrou a evangelista e escritora.

"E assim começou uma difícil jornada de perdão", continuou Lotz. "Se eu continuasse me culpando e me revoltando na culpa, eu sabia que eu entraria em uma espiral de amargura e ódio contra mim mesma. Eu realmente poderia sentir que algo me puxava para baixo naquele grande buraco negro, desde o momento em que encontrei Danny".

Anne Graham, que é fundadora dos Ministérios AnGel disse que sua jornada em direção ao perdão de si mesma começou com uma simples oração: "Deus, sinto muito. A morte de Danny é minha culpa. Eu não consegui obedecer sua missão que me foi dada para cuidar dele. Sinto muito".

Deus também usou enfermeiras, médicos e amigos para trazer conforto naquele momento de dor, disse Lotz.

"Eles me disseram que não havia evidências de que Danny tivesse se afogado ou tenha sofrido um ataque cardíaco", disse ela. "Parecia que ele simplesmente tinha ido dormir na água. Mas eu ainda estava sentindo muita culpa ... culpa ... e muitos 'e se' rondavam minha mente".

Um dia, Lotz disse que sentiu que Deus sussurrava em seu "coração quebrado, chateado e culpado".

"Anne, eu te perdoo", Ele parecia dizer. "O sangue de Jesus é suficiente para o perdão de todos e todos os pecados, incluindo sua negligência temporária de Danny e sua morte subsequente. Você disse que estava arrependida. Você me pediu para te perdoar. E assim eu fiz. Agora aceite meu perdão e o meu tempo. Eu o chamei para casa quando a vida dele já estava completa. Eu tinha contado os dias dele. Confie em mim e perdoe-se".

"Enquanto pensava nisso, entendi: se Deus diz que Ele me perdoa, o que eu deveria responder: 'Deus, muito obrigada, mas eu não posso me perdoar?'. Eu sou maior do que Deus? Os meus padrões de justiça são superiores aos Dele? Se ele me perdoa, eu realmente não tenho outra opção, senão aceitar o perdão Dele e me perdoar. Então assim eu fiz. Com humilde gratidão e ação de graças. E foi aí que a paz me inundou.

Mas somente quando Lotz conseguiu aceitar o perdão de Deus, ela conseguiu se perdoar e experimentar a verdadeira paz.

"Uma vez que contamos a Deus que nos sentimos arrependidos pelo nosso pecado, fracassos e aceitamos o perdão Dele, depois passamos a perdoar os outros - inclusive a nós mesmos - e este é um ato de adoração", afirmou. "É uma decisão que tomamos não só em obediência ao mandamento de Deus, mas também em resposta ao Seu próprio amor, graça e misericórdia estendidos a nós. Puro e simples. Como você pode ... ou eu ... aceitar o perdão de Deus e logo depois se atrever a não perdoar outra pessoa ou a si mesmo?".

Lotz encorajou outros que podem estar lutando contra a mágoa e a culpa - assim como ocorreu com ela - a clamar a Deus por perdão e depois começar liberando perdão, a começar por si mesmos.

"Por quê? Pelo simples motivo de que Deus te perdoou primeiro. E viver em Seu perdão é estar onde a paz pode ser encontrada", concluiu.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO GOSPEL HERALD

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

John Piper alerta cristãos sobre como vencer o diabo: "Memorizem a Palavra de Deus"

O pastor afirmou que ter a Palavra de Deus na mente pode fortalecer sua fé e fazer com que você medite dia e noite em sua Palavra.

O pastor alertou os crentes em Jesus para vencer as tentações. (Foto: Reprodução).
O pastor alertou os crentes em Jesus para vencer as tentações. (Foto: Reprodução).
Há muitas maneiras pelas quais podemos lutar contra o diabo e seus esquemas. Através da oração, adoração e fixar constantemente nossos olhos em Jesus. Podemos frustrar as provações e tentações de satanás. Mas o pastor John Piper sugere outra maneira que foi altamente eficaz para ele em sua jornada cristã.

"Memorizar as Escrituras torna a meditação possível. Nas vezes em que você não pode ler a Bíblia, a meditação é o caminho para uma compreensão mais profunda", diz Piper. "Se você vai meditar sobre a lei do Senhor dia e noite, você precisa ter algo em sua cabeça".

Além disso, isso muda a forma como vemos o mundo, argumenta Piper. "Quando medito sempre nas Escrituras, isso muda minha mente de acordo com o ponto de vista de Deus em relação a tudo", ressalta.

"Memorizar as Escrituras torna a Palavra de Deus mais fácil de alcançar para vencer a tentação do pecado. Porque as advertências e as promessas de Deus são a maneira como obtemos conquistas sobre as enganosas mentiras do Diabo", pontuou.

"Memorizar as Escrituras me permite vencer o Diabo, batendo em sua cara com uma força na qual ele não pode resistir. Para proteger a mim e a minha família de suas investidas. Com o que você está batendo nele?", questiona o líder.

"Ele é milhões de vezes mais forte que você. Ele odeia você, seu casamento e sua família, a Igreja e Deus. Como alguém atravessa este mundo governado pelo diabo sem uma espada nas mãos?", indaga.

O pastor afirma que ter as Escrituras na mente fortalece a fé, pois a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Além disso, nos ajuda a detectar falhas em nossas vidas de forma mais rápida e eficaz.

Confira o trecho de sua pregação (em inglês):
FONTE: GUIAME


domingo, 20 de agosto de 2017

Horas antes de ataque terrorista, pastores intercederam por Barcelona

Igrejas evangélicas pedem oração pela cidade

por Jarbas Aragão
Horas antes de ataque terrorista, pastores intercederam por Barcelona


O pastor espanhol Rafael Diaz, do ministério de Kairós, relatou ao site Mundo Cristianoque cerca de duas horas antes do ataque terrorista ocorrido nesta quinta-feira, ele e sua esposa sentiram que Deus os chamava a interceder por Barcelona, onde o casal mora.

Eles subiram até um monte e, conforme ele conta: “declaramos a benção sobre a cidade, pois entendíamos que era necessário cobri-la de orações e assim fizemos”.

Pouco tempo após voltarem para casa souberam que terroristas islâmicos atropelaram dezenas de pessoas em Rambla, a avenida mais simbólica de Barcelona. Ao todo, morreram 14 pessoas e 130 ficaram feridas. Quinze delas estão em estado grave no hospital.

Segundo a polícia, os jihadistas planejavam um ataque maior com explosivos, mas acabaram desistindo dessa ação.

Após perseguição policial, os cinco terroristas foram mortos a tiros. Quatro deles vestiam cinturões de bombas falsos. O atentado foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.

O pastor Diaz diz que as igrejas de Barcelona estão se organizando para se opor ao terrorismo: “a Igreja se dissocia de todos os atos violentos que implique o nome de Deus nesses tipos de atos terroristas. Estamos cuidando da cidade de Barcelona, ​ e nestes dias agiremos como Igreja pelo nosso nome e pelo Senhor.”

O líder religioso afirma ainda que as igrejas evangélicas estão pedindo orações pela cidade e que toda a população se sentiu afetada após o ataque. Ele se junta à Federação de Entidades Religiosas da Espanha, que fez um apelo pela união de todos os cristãos contra os “terroristas que buscam atemorizar, desestabilizar e dividir os cidadãos”.

Diaz ressaltou: “Estamos passando por coisas complicadas e outras coisas ainda podem acontecer. Há um risco, ainda estamos alerta. Existe esse espírito de medo e incerteza. Então, orem por Barcelona para que o Senhor possa colocar a sua mão e, de certa forma, cessar todos os que intencionam cometer essa barbárie”.

Segundo a polícia, as investigações ainda estão em andamento, mas sabe-se que pelo menos 12 pessoas faziam parte dessa célula terrorista. Entre os presos estão três marroquinos e um espanhol.

Fonte: https://www.gospelprime.com.br/

sábado, 19 de agosto de 2017

Bíblia não é de direita nem de esquerda, explica sociólogo cristão

Estudioso acredita que esses rótulos estão em desarmonia com a cosmovisão bíblica

por Jarbas Aragão

Bíblia não é de direita nem de esquerda, explica sociólogo
Thadeu de Jesus e Silva Filho, antropólogo e doutor em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), é diretor do departamento de Arquivo, Estatística e Pesquisa da Sede Sul-americana Adventista.

O especialista, fez recentemente uma análise do crescente embate “direita X esquerda”, que ocorre em boa parte do mundo, explicando que nenhuma desses rótulos poderia ser atribuído aos preceitos bíblicos.

Ele lembra que a formulação desses conceitos se iniciou na França, no final do século 18, quando o país vivia o momento conhecido como Revolução Francesa.

“Tão logo foi instaurada a assembleia constituinte de 1789, os favoráveis à manutenção do poder do rei sentaram do lado direito do presidente para não se misturarem aos adeptos à revolução, fazendo com que o lado esquerdo do parlamento passasse a ser o lugar da causa dos menos favorecidos e que precisam quase que completamente do atendimento do Estado, e o direito, o de manutenção da situação de elitismo”, aponta.

Ao longo do tempo, essas ideias foram mudando, mas chega-se ao século 21 com o uso desses termos gerando grande controvérsia, em especial no Brasil, que vem de um governo de 13 anos de grupos socialistas/comunistas que se autodenominam “de esquerda”.

Em contrapartida, crescem os movimentos que se opõem e se intitulam “de direita”, embora o país ainda não tenha nenhum partido político que possa ser encaixado nessa concepção.

Curiosamente, há representantes de ambos os espectros políticos que fazem alusões à Bíblia e à figura de Jesus para justificar sua ideologia. O doutor Thadeu discorda do uso do nome de Jesus para justificar plataformas políticas, asseverando que “A religião de Cristo é de natureza sobrenatural e qualitativamente superior às criações humanas”.

Em sua análise “Se a fragilidade das esquerdas consiste em afirmar que os problemas são causados por algo fora do ser humano (as estruturas injustas da sociedade), e que a eliminação de tais estruturas injustas faria desaparecer tais problemas, a da direita é construir seu edifício sobre algo dentro do homem, a saber, o egoísmo natural – entendido como algo virtuoso e a fonte das realizações”.

O sociólogo acredita ser importante deixar claro que “quando uma ideologia apresenta elementos semelhantes ao de Cristo, evidentemente se estabelecem pontos comuns… O de proteção aos pobres expresso pelas esquerdas é um deles”.

Contudo, é preciso ser cuidadoso, por que “observado com mais atenção, revelará que ele não é o núcleo da ideologia das esquerdas nem tem a ver com a religião de Cristo, por ser uma plataforma de ação política, ou seja, algo que opera segundo a lógica do poder e que está longe do amor desinteressado, como é o de Jesus”.

Por outro lado, assevera, “Há vertentes teóricas que advogam que as ideologias de direita são a transcrição política do cristianismo ou as que mais se aproximam dele por defenderem valores como a família, por exemplo. Isso me parece ser um erro conceitual (pelo fato de estas serem marcas do conservadorismo, não da direita)”.

No cenário atual, aponta o sociólogo, “ainda que alguns cristãos se aproximem da direita, a adesão deles a ela não a torna um estandarte do cristianismo”.

Como faz questão de frisar: “casos concretos e linhas teóricas mostram que não é pertinente associar direita ao cristianismo – como é o caso do populismo de direita na Europa e do pensamento de Ayn Rand (filósofa ateia, que defende que o ser humano deve planejar sua vida para amar e satisfazer somente a si e guiá-la de acordo com sua vontade e razão, longe de qualquer determinação vinda de Deus)”. Mesmo assim, admite, que “a direita conta, de fato, com uma ala cristã”.

Para ele, existe um grande perigo atualmente, que é o cristão se deixar influenciar pelo “marxismo cultural”. Ao invés de receber as ideias comunistas apenas pela política, eles acabam sendo influenciados por questões culturais, que são parte de “uma estratégia de poder que tenta acabar com os valores judaico-cristãos em sociedades neles fundamentadas. É realizada por meio de ocupação de cargos e de espaços de influência, tendo como fundamentos a filosofia de Karl Marx”.

Isso vem ocorrendo com maior clareza nos últimos anos, quando ficou claro que não só os membros de partidos políticos, mas também professores, artistas, jornalistas e veículos de comunicação tentam “realfabetizar as mentes com conteúdo revolucionário nas esferas política, religiosa, jurídica, econômica, científica e artística, a ponto de as pessoas passarem a pensar como marxistas sem necessariamente saberem disso, tomando o marxismo como conhecimento natural e esperado”.

Sendo assim, alerta, os cristãos precisam lembrar continuamente que “ideologias são incapazes de dar a Vida e a Verdade… não é possível servir a dois senhores (Mateus 6:24): é preciso decidir se a Bíblia será a autoridade normativa sobre a vida”.

Finalizou lembrando que a própria Bíblia nos adverte: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” (Colossenses 2:8, Nova Versão Internacional).

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Missionária morreu para salvar crianças judias do nazismo, na Segunda Guerra

Jane Haining foi professora de crianças judias em uma escola na Hungria e se recusou voltar ao seu país de origem, para protegê-las do nazismo.

A escocesa Jane Haining foi missionária na Hungria e ajudou salvar crianças judias, durante a Segunda Guerra Mundial. (Imagem: Guiame)
A escocesa Jane Haining foi missionária na Hungria e ajudou salvar crianças judias, durante a Segunda Guerra Mundial. (Imagem: Guiame)
Uma missionária escocesa que morreu ajudando a proteger as estudantes judias do regime nazistana Hungria deve ser homenageada em sua cidade adotiva de Budapeste.

Jane Haining foi uma missionária da Escola Missão Escocesa ("Scottish Mission School") durante a Segunda Guerra Mundial e será o foco de uma nova exposição no Centro Memorial do Holocausto na capital húngara.

Sua história tinha sido "negligenciada" pela cidade, disse o porta-voz Zoltan Toth-Heinmann sobre a missionária da Igreja da Escócia (Protestante), descrevendo-a como uma figura "única e importante".

Haining teve seu retorno à Escócia exigido pelos oficiais da Igreja da Escócia - devido ao ambiente de guerra e opressão que se instalou na Alemanha da época - mas se recusou, dizendo: "Se essas crianças precisam de mim em dias de sol, quanto mais elas precisam de mim nos dias da escuridão?".

Ela foi presa em 1944, acusada de trabalhar a favor de judeus e levada para Auschwitz-Birkenau, onde morreu aos 47 anos.

A missionária cresceu em Dunscore, perto de Dumfries (Escócia), e Toth-Heinmann visitou a Igreja do 'Queen's Park' em Glasgow, onde ela congregou antes de se mudar para Budapeste, em 1932.

"A história de Jane Haining é uma parte importante da história do Holocausto em Budapeste, e às vezes, para o público em geral, pode ser negligenciada", disse ele.

"Ela era única, porque todos os outros personagens da vida real nessa história - socorristas, vítimas e perpetradores - eram pessoas locais", acrescentou. "Ela foi a única que teve a chance de escolher entre ficar lá para arriscar sua própria vida, salvando crianças ou simplesmente partir de volta para a Escócia".

Toth-Heinmann também lembrou que queria que o maior número possível conhecesse a história de Jane e espera que a exposição "ilustre seu heroísmo aos visitantes".

Ele disse: "O principal objetivo será a educação dos jovens para que eles possam aprender que às vezes é importante fazer sacrifícios".

"Temos vários itens relacionados à sua vida - artefatos, fotografias e documentos - que, juntamente com os testemunhos de alguns de seus ex-alunos, aproximarão sua história dos visitantes", explicou.

O Reverendo Ian Alexander, secretário do conselho missionário mundial da Igreja da Escócia, disse: "A história de Jane Haining é dramática, mas também verdadeiramente inspiradora para nós".

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN TODAY

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Cristãos ajudam sobreviventes de desastre que matou mais de 400 pessoas, em Serra Leoa

Fortes chuvas causaram deslizamentos na última segunda-feira, deixando mais de 3 mil pessoas sem moradia.

Os deslizamentos deixaram mais de 3 mil desabrigados. (Foto: Reuters).
Os deslizamentos deixaram mais de 3 mil desabrigados. (Foto: Reuters).
Cristãos e outros grupos humanitários estão se unindo ​para ajudar o que estão chamando de a pior devastação de Serra Leoa, que deixou cerca de 400 pessoas mortas, e mais de 600 desaparecidos. As fortes chuvas provocaram inundações, que por sua vez causaram  deslizamentos na última segunda-feira (14).

"Vi várias casas desaparecendo, estradas completamente afastadas. Em uma ponte vi duas pessoas que já estavam mortas sendo puxadas para fora da água. Em apenas uma das comunidades em que trabalhamos, 60 pessoas morreram e 300 perderam suas casas. Uma das igrejas foi atingida pelo deslizamento de terra", disse Gaston Slanwa, representante da Tearfund em Serra Leoa, de acordo com The Guardian.

A Reuters informou que estão lutando para "encontrar espaço para todos os mortos", lidando com as consequências catastróficas de um deslizamento da montanha na cidade de Regent. "Nosso problema aqui é o espaço. Estamos tentando separar, quantificar e examinar rapidamente e depois emitiremos certificados de óbitos antes do enterro", disse Owiz Koroma, chefe do depósito central em Freetown.

Número de mortos
O presidente Ernest Bai Koroma ordenou que todos os moradores de Regent e outras áreas inundadas em torno de Freetown evacuassem imediatamente, enquanto o chefe principal Seneh Dumbuya compartilhou que teme o aumento do número de mortos para mais de 500. Koroma lutou contra lágrimas quando visitou Regent na segunda-feira, informou a BBC News.

"Comunidades inteiras foram eliminadas. Precisamos de apoio urgente agora", disse o presidente. "Esta tragédia de grande magnitude mais uma vez nos desafiou a nos unir, ficar um ao lado do outro e nos ajudar uns aos outros". Issatu Koroma, cujo filho e sobrinho estão desaparecidos no deslizamento de terra, disse a repórteres:

"Tudo se foi. Perdemos tudo. Nossa casa, tudo. A lama caiu com a água tão rápido e meu filho não escapou. Nós o encontramos deitado na lama. Ele era apenas um menino. Eles levaram seu corpo com os outros para um lugar que eu desconheço. Deus ajuda Serra Leoa. Por que somos amaldiçoados? O que devemos fazer agora?", questionou.

A pior de todas
James Chfwelu, diretor nacional de organização cristã World Vision em Serra Leoa, disse ao primeiro ministro que a devastação foi "a pior que este país já viu". "Em primeiro lugar, queremos ser reais e apenas dizer que isso é doloroso, isso é algo que foi inesperado, mas acho que a palavra de esperança para aqueles que sobreviveram é que, mesmo que estejam nesta situação desesperada, seja ferida, órfã ou sem-teto, eles estão muito melhores do que aqueles que realmente morreram. Foram muitas vidas perdidas", disse Chfwelu.

"Para aqueles que sobreviveram, estamos levando a Palavra de Deus com esperança em vez de preocupá-los com a situação". O Tearfund pediu aos cristãos que orassem. "Por favor, orem pelo conforto de Deus para as centenas de famílias afetadas, para os nossos parceiros da igreja que trabalham incansavelmente para ajudar os membros da comunidade local e para melhorar o acesso que nos permite alcançar aqueles que estão precisando desesperadamente, oferecendo alimento também", exortou.

O porta-voz da Cruz Vermelha, Abu Bakarr Tarawallie, alertou que pelo menos 3 mil pessoas ficaram desabrigadas e precisam de moradia, assistência médica e alimentos. "Também temos medo de surtos de doenças como cólera e febre tifoidea", disse Tarawallie. "Nós só podemos esperar que isso não aconteça", finalizou.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN POST

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

“Se preparem para a vinda de Jesus Cristo”, anuncia ex-presidente da Nigéria

Olusegun Obasanjo alertou sobre a segunda vinda de Jesus Cristo durante um discurso numa igreja.

Olusegun Obasanjo foi presidente da Nigéria entre 1999 e 2007. (Foto: Reprodução)
Olusegun Obasanjo foi presidente da Nigéria entre 1999 e 2007. (Foto: Reprodução)
O ex-presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, alertou sobre a segunda vinda de Jesus Cristo durante um discurso realizado em uma igreja no último sábado (12).

“Vocês precisam estar completamente preparados para a segunda vinda do nosso Senhor, não há acordo”, disse Obasanjo na Igreja Fé Apostólica Choir no estado de Ogun, na Nigéria.

Obasanjo, que foi presidente do país entre 1999 e 2007, aproveitou o momento de louvor para dizer que a adoração é uma indicação do que será o céu.

“Jesus Cristo veio ao mundo para nos mostrar o caminho para a salvação e para a vida eterna. Temos uma boa herança e temos tudo para nos orgulhar", disse ele, segundo a Agência de Notícias da Nigéria.

O político falou ainda sobre a situação do país africano e sua mudança diante da fé. “A Nigéria pode ser consertada por Deus, mas devemos convidá-Lo para as nossas vidas. O que temos que fazer com este país está em nossas mãos. A graça de Deus é abundante quando não abusamos dela”, afirmou.

A Nigéria tem sido marcada nos últimos anos por uma crise econômica provocada pelos conflitos contra o grupo terrorista Boko Haram, que tem assassinado tanto cristãos como muçulmanos.

Embora o governo tenha dito que o grupo extremista islâmico foi coagido no ano passado, o líder do grupo, Abubakar Shekau, ressurgiu para declarar que não há espaço para que os cristãos convivam com muçulmanos no país.

A imprensa nigeriana estima que a guerra contra o Boko Haram já resultou em pelo menos 20 mil vítimas desde seu início em 2009, tendo cristãos como principal alvo do grupo.
Adebayo Adeniran, superintendente distrital da Igreja Fé Apostólica na África Ocidental, aproveitou a reunião do último sábado para convocar os cidadãos a promover a convivência pacífica, independentemente das diferenças religiosas e políticas.

“Os ombros do nosso país serão elevados entre a cortesia das nações. Todos os nigerianos, independentemente da religião, devem orar pela ressurreição daquilo que a nossa nação perdeu”, declarou Adeniran.

“Os nigerianos devem permanecer pacientes diante da intolerância política e religiosa, da insegurança e das dificuldades econômicas. Deus nos fará triunfar sobre tudo isso”, disse ele.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE THE CHRISTIAN POST

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Ex-funcionário do Facebook prevê “apocalipse digital”

Antônio se refugiou em uma ilha afastada para se proteger

por Tiago Abreu

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Ex-funcionário do Facebook prevê "apocalipse digital"

Antonio García Martínez trabalhou por dois anos como gerente de produto do Facebook. Atualmente, decidiu deixar a vida tecnológica, foi para uma ilha no norte dos Estados Unidos e constrói um abrigo para se defender de um ‘apocalipse tecnológico’ que acredita estar vindo.

Ele morava na cidade de San Francisco, um dos polos da indústria tecnológica nos Estados Unidos, mas por acreditar que existirá uma catástrofe social daqui a alguns anos, decidiu mudar de vida.

Antonio afirma que o principal problema será a falta de empregos pela automação de atividades, o que ocasionará conflitos sociais. Martínez, então, não vê o futuro com bons olhos.

“Dentro de 30 anos, metade da humanidade não terá trabalho. E a coisa pode ficar feia, pode haver uma revolução. É por isso que estou aqui. Em San Francisco, eu vi como o mundo será daqui cinco a dez anos”, afirmou ele.

“Você pode não acreditar que está vindo, mas está – e tem a forma de um caminhão sem motorista prestes a te atropelar”, acrescentou Antonio García Martínez em entrevista a BBC.

O ex-executivo escolheu sua residência em um barco que se localiza na ilha de Orcas, no estado de Washington, perto da fronteira com o Canadá. Também possui terras na ilha e, atualmente, está a construir um abrigo caso haja necessidades futuramente.

Além da segurança estrutural, Martínez está armado com um fuzil AR-15 e diz que toda essa infraestrutura lhe garantiria uma segurança durante um tempo do caos. Ainda, escolheu o local por causa da posição remota e do fator estratégico de se posicionar perto da fronteira.

“Ninguém me conhece aqui. E dá para ir nadando ou de caiaque até o Canadá se a situação exigir”, contou. Também destacou, como vantagens, o clima e a fertilidade da terra.

Além de ter trabalhado no Facebook com marketing digital, Antonio desenvolveu uma start-up de anúncios digitais que, mais tarde, foi vendida para o Twitter. Martínez é doutor em Física pela Universidade da Califórnia.

Autor da obra Chaos Monkeys: Obscene Fortune and Random Failure in Silicon Valley, Antonio falou da sua experiência ao trabalhar no Facebook e suas outras atividades de investimento de start-ups.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Arqueólogos buscam indícios do tabernáculo bíblico nas ruínas de Siló

Expedição achou uma grande quantidade de ossos, que pode ser de animais sacrificados

por Jarbas Aragão
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Arqueólogos buscam indícios do tabernáculo bíblico


Munidos de pás e de muita fé, uma equipe de arqueólogos norte-americanos faz escavações nas colinas da antiga cidade de Siló, na atual Cisjordânia. Eles seguem as pistas oferecidas pela Bíblia sobra a localização do Tabernáculo, ou a Tenda do Encontro, onde ficava a Arca da Aliança.

O trabalho da Associates for Biblical Research (ABR) que dura cerca de dois meses ainda não ofereceu resultados concretos. Na verdade, várias outras escavações já foram realizadas no sítio arqueológico de Tel Shiloh desde o século passado. Obviamente, encontrar vestígios do histórico tabernáculo, que abrigava as famosas tábuas dos Dez Mandamentos, seria um grande feito.

O pastor Scott Stripling, que há 20 anos é professor na Universidade Batista de Houston, nos EUA, e diretor de escavações da ABR, afirma: “há quem diga que a Bíblia não é confiável, mas para nós a Bíblia é um documento histórico sério”.

Em entrevista à Fox News, Stripling insistiu: “Estamos confiantes de que o tabernáculo repousou em Siló. Foi ficou montado em Siló por volta do ano 1400 a.C., Josué 18:1 menciona isso”.

Maior quebra-cabeça do mundo

Até o momento, as escavações revelaram 10 enormes jarros de cerâmica que seriam anteriores à construção do Primeiro Templo. Os arqueólogos destacam que podem ser um indício de que o local foi abandonado abruptamente, conforme é descrito na Bíblia.

Nessas escavações, foram encontradas cerca de 2 mil peças de cerâmica além de 700 objetos, que incluem 250 moedas, joias, ferramentas, armas de metal e de pedra, pedaços de vasos de pedra usados em rituais judeus, e um kobaat, cálice ritual que provavelmente era usado em práticas religiosas.

Mas até agora, não há sinais inequívocos de onde ficava o tabernáculo. “É o maior quebra-cabeças do mundo”, avalia o professor. Usando as técnicas arqueológicas mais modernas, incluindo tecnologia digital, sua equipe acredita que poderá encontrar provas da história narrada na Bíblia.

Eles se preparam para escavar durante os próximos 20 anos, embora acreditem que os resultados esperados aparecerão antes.

A escavação mais recente desenterrou nas fortificações do norte da cidade antiga uma grande quantidade de ossos de animais. Stripling acredita que eles podem estar relacionados aos sacrifícios de animais no local sagrado. “Achamos uma enorme quantidade de ossos. Você tem 350 anos de sacrifícios, para onde todos esses ossos vão?”, questiona, numa referência ao tempo aproximado em que o Tabernáculo ficou em Siló.
Escavações em Siló
Escavações em Siló

Os ossos estão sendo meticulosamente analisados pela ABR. “A Bíblia especifica quais animais deveriam ser sacrificados e também diz que eram animais jovens”, lembra o chefe da expedição. “Se esses ossos combinam com os animais do sistema de sacrifício bíblico e a idade especificados, então podemos ter uma clara evidência que o tabernáculo ficava aqui perto”, comemora.

O grupo espera receber resultados da análise óssea – feita nos Estados Unidos – nas próximas semanas.

Segundo a Bíblia, Moisés indicou os preceitos, segundo o que teria sido dito por Deus, para a construção da Arca da Aliança, onde seriam guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos.

Os arqueólogos acreditam que o tabernáculo que alojou a Arca só pode ter sido instalado em Siló, que teria sido o grande lugar de oração dos israelitas antes da construção do Primeiro Templo, em Jerusalém.

A pesquisa da ABR está focada num local específico. As dimensões de um “tel” ou “monte” no centro das ruínas da antiga Siló correspondem as descrições bíblicas do tabernáculo, insistem eles.


História recontada

As Escrituras afirmam que o Tabernáculo era o cento da adoração dos judeus durante pelo menos 350 anos na antiga cidade de Siló, até ser destruído pelos filisteus no ano 1.050 a.C., Stripling disse à Fox News. Recontando a história bíblica, ele diz que a Arca da Aliança foi perdida para os inimigos, mas logo voltou às mãos dos israelitas após a intervenção divina.

Estudiosos apontam que a Arca da Aliança foi levada para Jerusalém pelo rei Davi por volta do ano 1.000 a.C. Ela estava no Primeiro Templo, construído por seu filho Salomão, mas desapareceu da narrativa bíblica quando a cidade santa foi destruída pelos babilônios, em 587 a.C.

Até hoje existem múltiplas teorias sobre seu destino. Enquanto algumas pessoas acreditam que o ouro dos objetos sagrados e da Arca foi derretido pelos babilônicos, outros alegam que a Arca foi levada para o Monte Nebo, na Jordânia, enquanto outros afirmam que está na Etiópia.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

domingo, 13 de agosto de 2017

Água em vinho: Descoberta fábrica de talhas na Galileia

Objetos são semelhantes aos usados por Jesus em seu primeiro milagre  

por Jarbas Aragão

Água em vinho: Descoberta fábrica de talhas na Galileia

Arqueólogos israelenses descobriram uma oficina de produção de vasilhas de pedra com 2.000 anos de idade na Galileia, norte de Israel. No local eram fabricados recipientes similares aos usados por Jesus para transformar água em vinho, o primeiro milagre narrado nos Evangelhos.
“O hábito de os judeus daquela época usarem vasilhas de pedra por razões religiosas é algo bem documentado nas fontes talmúdicas e no Novo Testamento”, explicou nesta quinta-feira (10) Yardena Alexandre, arqueóloga do Instituto de Antiguidades de Israel, que destaca o caráter ritualístico do material encontrado.
Os vasos eram fabricados com cerâmica durante o Império Romano. Mas os judeus consideravam o material impuro e inapropriado para os rituais de purificação pela sua possibilidade de ruptura. Por isso começaram a fabricar utensílios de pedra.
“É possível que os grandes recipientes de pedra do tipo mencionado nas Bodas de Caná da Galilea fossem produzidos localmente”, aponta Alexandre. Para ela, a descoberta “proporciona uma evidência fascinante do lugar central da pureza ritualística na vida cotidiana dos judeus galileus no tempo de Jesus”.
As escavações começaram após os achados durante os trabalhos de construção de um centro esportivo e, segundo os especialistas, apontam que os residentes desta zona há 2.000 anos seguiam “meticulosamente” as normas judaicas.
Yonatan Adler, professor da Universidade de Ariel e diretor das escavações, revela que “esta oficina fabricava principalmente canecas e tigelas de vários tamanhos. Os produtos finalizados foram comercializados em toda a região na Galileia. Nossos achados fornecem provas impressionantes de que os judeus eram escrupulosos em relação às leis da pureza”.
O local da escavação é o antigo vilarejo de Reineh, que fica ao lado de Caná, cidade mencionada no Evangelho de João como o local aonde Jesus realizou o famoso milagre, durante um casamento.
Segundo a Bíblia, ele pediu que os servos colocassem água em grandes vasos de pedra, que provavelmente foram feitos no local agora descoberto.
“Mas até agora, neste sítio arqueológico, não encontramos a produção de vasos grandes”, disse Adler. “Provavelmente os usados pelo povo de Caná foram produzidos ou aqui ou em um local exatamente como este, nesta mesma área”. Com informações Daily Mail
Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

sábado, 12 de agosto de 2017

Palestinos admitem que Israel poderá construir Terceiro Templo no lugar das mesquitas

Classificado de “imaginário", edificação seria plano para “judaizar” Monte do Templo

por Jarbas Aragão

Palestinos admitem que Israel poderá construir Terceiro Templo
Tayeb Abdel Rahim, principal assessor do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, reclamou publicamente esta semana dos “planos da ocupação para judaizar Al-Quds [Jerusalém] e construir uma sinagoga em preparação para edificarem seu Templo imaginário”.
Segundo ele, “devemos ter cuidado… porque Netanyahu está ferido e tentará se vingar e completar seu plano… ele já abriu os portões para os colonos [judeus] profanar e contaminar nossos lugares sagrados e expulsar nosso povo”, discursou, falando em nome de Abbas.
Para o líder palestino, seria preciso a intervenção dos EUA para que se inicie logo um novo “processo de paz”.
Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana Rami Hamdallah, veio a público reclamar que Israel está em campanha para “falsificação da história”, após as recentes resoluções da UNESCO reconhecerem apenas o direito dos muçulmanos ao Monte do Templo  e ao Túmulo dos Patriarcas em Hebrom.
Os islâmicos ignoram a ligação judaica com esses lugares, apesar deles serem mencionados centenas de vezes no Antigo Testamento. Enquanto Israel comemora em 2017 os 50 anos da reunificação de Jerusalém, os palestinos emitiram um documento acusando-os de promover uma “falsificação da narrativa histórica da Cidade Santa”.
Na tentativa de causar intimidação, os palestinos estão pedindo a intervenção da “comunidade internacional” para protege-los e seus locais sagrados. Para isso, pediram que as Nações Unidas rejeitem qualquer proposta para a candidatura de Israel a cargos na organização, pois isso seria considerado um incentivo ao seu “colonialismo” e “desobediência ao direito internacional”.

Crise política e religiosa

As tensões entre Israel e Autoridade Palestina voltam a incluir questões religiosas. Geralmente, os líderes palestinos não abordam a possibilidade da construção do Terceiro Templo como algo plausível.
A última vez que isso aconteceu foi em 2013, quando um dos responsáveis islâmicos por Al-Aqsa alegou que os judeus planejavam destruí-la e para isso usavam produtos químicos para corroer os alicerces da mesquita para que ela desabasse.
A Mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha ficam no alto do Monte do Templo, local considerado sagrado por islâmicos. No mês passado, palestinos e israelenses tiveram disputas violentas em relação ao local, após o governo de Israel decidir aumentar a segurança e colocar detectores de metal e câmeras para coibir os ataques terroristas.
Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Rio se transforma em cor de ‘sangue’ e assusta moradores de vilarejo, na Indonésia

O fenômeno no rio Bah Bolon foi registrado nesta semana pelos moradores de Raya, no distrito de Simalungun, ao norte de Sumatra.

O rio Bah Bolon se tornou vermelho e intrigou moradores da Indonésia. (Foto: Reprodução/Facebook/Rodrigo Contreras Lopez)
O rio Bah Bolon se tornou vermelho e intrigou moradores da Indonésia. (Foto: Reprodução/Facebook/Rodrigo Contreras Lopez)
Trazendo uma referência às pragas bíblicas que atingiram o Egito, um rio localizado em um vilarejo da Indonésia se tornou vermelho na última segunda-feira (7).

O fenômeno no rio Bah Bolon foi registrado pelos moradores de Raya, no distrito de Simalungun, ao norte de Sumatra. Com a coloração vermelha, o local que abriga diversos animais teve seus peixes mortos.

Conhecido pelos habitantes locais como "Balneário dos Reis", o rio é delineado pela cidade de Pematangsiantar antes de atravessar o vilarejo, onde casas foram construídas em suas margens.

A praga aparentemente inexplicável é semelhante à descrição do castigo de Deus sobre o Egito relatado em Êxodo. “Os peixes do Nilo morrerão, o rio ficará cheirando mal, e os egípcios não suportarão beber das suas águas (Êxodo 7:18)”.

Embora não haja uma explicação exata sobre o fenômeno, alguns moradores acreditam que uma fonte de resíduos industriais pode ter provocado a coloração vermelha. Outro argumento indica que a causa está no crescimento descontrolado de algas mortais.

Para os religiosos, no entanto, a imagem passa uma mensagem incisiva. Com uma população de 88% de muçulmanos, a Indonésia tem promovido algumas ações de perseguição religiosa contra os cristãos, que representam apenas 9% dos indonésios.

O rio Bah Bolon se tornou vermelho e intrigou moradores da Indonésia. (Foto: Reprodução/Facebook/Rodrigo Contreras Lopez)
O caso mais conhecido é do governador cristão de Jacarta, capital da Indonésia, que foi condenado a dois anos de prisão por “blasfêmia” contra o islamismo.

A acusação se deu pelo fato de Basuki Tjahaja Purnama, mais conhecido como Ahok, ter citado um verso do Alcorão durante sua campanha da reeleição em setembro do ano passado.

Enquanto seus oponentes usavam o mesmo verso para incentivar muçulmanos a não votarem em líderes não-muçulmanos, Ahok alertou o público sobre a manipulação dos políticos. Uma versão editada de seu discurso foi postada na internet e se espalhou pelas redes sociais, provocando manifestações em massa contra ele.

Por outro lado, embora a influência do islamismo radical venha impactando a Indonésia, o cristianismo está avançando no país, de acordo com o pastor Kongkin, que atua em Jacarta.

Em seu trabalho missionário, ele tem conhecido muitas histórias de ex-muçulmanos que decidiram se entregar a Jesus. “Os números estão ficando cada vez maiores em muitas partes da Indonésia. Há um crescimento constante”, disse ele, observando que a comunidade islâmica está preocupada com o aumento do cristianismo.

“Muitos muçulmanos estão percebendo que o Islã é falso. Eles vêem os bombardeios e ataques terroristas feitos em nome do islamismo e se perguntam: ‘É isso mesmo o que eu quero?’”, revela Kongkin. “Eles percebem que há um caminho melhor, e então encontram a Cristo”.

Confira o vídeo feito por moradores da região:
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE BREAKING ISRAEL NEWS