segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Otan se prepara para conflito com a Rússia: “Não será fácil nos próximos 20 anos”

De acordo com o chefe militar da Otan, o resultado da guerra entre Rússia e Ucrânia “vai determinar o destino do mundo”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA CNN BRASIL


Rob Bauer. (Captura de tela: YouTube Arctic Circle)

De acordo com Rob Bauer, o chefe do comitê militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), existe uma preparação para um eventual conflito contra a Rússia e os grupos terroristas.

Ao falar sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o almirante holandês disse que a Otan vai continuar apoiando a Ucrânia e alertou que o resultado desse conflito vai “determinar o destino do mundo”.

“Nem tudo é planejável e nem tudo será fácil nos próximos 20 anos”, ele disse aos jornalistas durante uma entrevista coletiva na última quinta-feira (18). De acordo com o militar, tanto os governos quanto os civis “devem se preparar para conflitos esmagadores”.

‘Transformação bélica’

Bauer explicou que uma eventual guerra com Moscou só aconteceria se a Otan fosse atacada: “Não estamos buscando nenhum conflito, mas se eles nos atacarem, temos que estar preparados”.

Ele também disse que a paz é incerta. “É por isso que temos planos e é por isso que estamos nos preparando para um conflito com a Rússia e grupos terroristas”, disse ainda conforme a CNN.

Em Bruxelas, sede da aliança, o almirante ainda disse que a Otan precisa de uma transformação bélica para o momento. Segundo ele, no passado, os governos tinham abundância de recursos, previsibilidade e controle — um cenário totalmente diferente dos dias atuais.

‘90.000 soldados em exercício militar’

A declaração de Bauer ocorre na mesma semana em que a Otan anunciou que vai realizar os maiores exercícios militares da aliança desde a guerra fria. Cerca de 90 mil soldados estarão envolvidos.

Os exercícios, chamados “Steadfast Defender 2024”, ocorrerão até maio, conforme o principal comandante da Otan, Chris Cavoli. Haverá simulações de guerra com a participação de mais de 50 navios, de porta-aviões a destróieres — mais de 80 caças, helicópteros e drones e ao menos 1.100 veículos de combate, incluindo 133 tanques e 533 veículos de combate de infantaria.

A organização não mencionou o nome da Rússia no seu anúncio, mas seu principal documento estratégico identifica a Rússia como a ameaça mais significativa e direta à segurança dos membros do bloco.

Sobre a Otan

A Aliança Atlântica conhecida como Otan é um tratado militar assinado em 4 de abril de 1949, que formou um sistema de defesa coletivo, conhecido também como “Tratado de Bruxelas”. Os estados-membros concordam com a defesa mútua em caso de ataques externos.

A sede da organização fica em Bruxelas, na Bélgica, um dos 31 países membros da América do Norte e Europa. O país a ingressar mais recentemente foi a Finlândia, em 4 de abril de 2023.

Existe também uma ligação da Otan com 21 outros países através da “Parceria para a Paz” e mais 15 países que se envolvem em programas de diálogo institucionalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.