quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

50 foguetes disparados contra o sul de Israel, o maior bombardeio em semanas

Os disparos aconteceram simultaneamente aos relatos dos palestinos sobre o retorno dos tanques israelenses ao norte da Faixa de Gaza.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO TIMES OF ISRAEL

O impacto de um foguete na cidade do sul de Netivot, após uma barragem disparada da Faixa de Gaza, 
 zem 16 de janeiro de 2024. (Foto: Serviços de Bombeiros e Resgate)

Na manhã de terça-feira (16), foram lançados mais de 50 foguetes partindo de Gaza em direção à cidade de Netivot, no sul de Israel. Pelo menos um dos foguetes atingiu o interior da cidade, marcando a maior ofensiva partindo da Faixa de Gaza em várias semanas.

A barragem de foguetes ocorreu simultaneamente aos relatos dos palestinos sobre a incursão de tanques israelenses em áreas do norte da Faixa de Gaza, de onde se retiraram na semana passada.


Os relatórios sucedem ao anúncio das Forças de Defesa de Israel (IDF) de que iniciaram a transição para operações mais específicas e de menor escala no norte de Gaza, declarando ter derrotado a "estrutura militar" do Hamas na região. Como parte de seus planos para uma guerra prolongada, as IDF retiraram várias unidades da Faixa de Gaza.

As autoridades locais em Netivot afirmaram que mais de 50 foguetes foram lançados na barreira, no entanto, outros relatos da imprensa indicam que aproximadamente 25 projéteis foram disparados.

Em Netivot, um foguete danificou uma loja, enquanto outro atingiu um armazém na comunidade vizinha de Givolim, provocando em mais danos.

Barragem partiu de Gaza

Os serviços de emergência informaram que não houve relatos de feridos, embora um vídeo da área de Netivot tenha mostrado um foguete passando por pouco por um grupo de pessoas que estavam trabalhando em uma área aberta nas proximidades da cidade no sul.

A barragem de foguetes, pela qual o Hamas posteriormente assumiu a responsabilidade, partiu de um local no centro de Gaza, de onde as tropas das IDF se retiraram recentemente.

Na segunda-feira (15), as IDF começaram a retirar a 36ª Divisão do centro da Faixa de Gaza, como parte dos seus planos para uma longa guerra, que deverá incluir operações menores e direcionadas contra o Hamas, assim que a sua principal força de combate for derrotada.

A 99ª Divisão do exército permanece em outras áreas do centro de Gaza, onde confrontos intensos estão ocorrendo entre as tropas israelenses e os terroristas do Hamas.

Mortes e feridos em combates

O lançamento do foguete ocorreu logo após as IDF anunciarem a morte do sargento de primeira classe (reserva) Nitzan Schessler, em combates ocorridos na segunda-feira no sul da Faixa de Gaza.

Sargento Primeira Classe, da reserva, Nitzan Schessler. (Foto: Forças de Defesa de Israel)

Schessler, 21 anos, de Hadera, fazia parte do 7155º Batalhão da 55ª Brigada.

O exército informou que outro reservista do batalhão de Schessler ficou gravemente ferido durante a mesma batalha. Além disso, em um incidente separado, um soldado do 603º Batalhão do Corpo de Engenharia de Combate ficou gravemente ferido enquanto combatia no sul de Gaza.

Os militares também anunciaram a morte de um soldado que não resistiu aos ferimentos sofridos durante os combates em Gaza, em dezembro, elevando para 190 o número de soldados mortos na ofensiva terrestre contra o Hamas.

Sargento da reserva, major Noam Ashram, 37, da 179ª Brigada da 5352ª companhia de patrulha, de Kfar Saba, foi gravemente ferido em 29 de dezembro durante uma batalha no centro de Gaza, durante a qual um RPG foi disparado contra as tropas.

Os combates mais ferozes ocorrem agora no sul e no centro do enclave. As tropas têm realizado operações com menor intensidade no norte de Gaza, depois de os militares afirmarem que derrotaram todos os batalhões do Hamas na área.

100 lançadores de foguetes

Os militares disseram na terça-feira que as tropas das IDF que operam em Beit Lahiya, no norte de Gaza, localizaram cerca de 100 lançadores de foguetes enquanto as operações de limpeza continuavam na parte norte da Faixa. Acrescentou que as tropas lutaram e mataram dezenas de agentes do Hamas na área.

As tropas das IDF operam na Faixa de Gaza em uma imagem publicada em 16 de janeiro de 2024. 
(Foto: Forças de Defesa de Israel)

Na parte norte do campo de Shati, na cidade de Gaza, as FDI disseram que a 5ª Brigada de Infantaria de Reserva dirigiu um helicóptero de ataque e outra aeronave contra um grupo de homens armados do Hamas, matando nove deles.

Explosões massivas foram vistas nas regiões do norte de Gaza, do lado oposto da fronteira com Israel.

No sul de Gaza, as FDI relataram que a 7ª Brigada Blindada conduziu várias operações aéreas para atacar membros do Hamas na área de Khan Younis. Além disso, um helicóptero de ataque foi utilizado para atingir equipamentos de observação empregados pelo grupo terrorista.

Na área de Khan Younis, a Brigada de Paraquedistas identificou um homem armado do Hamas em um edifício próximo e o neutralizou em um tiroteio. Pouco tempo depois, as IDF localizaram um segundo atirador no mesmo edifício, sendo eliminado por bombardeios de tanques.

Duração da guerra

As FDI avaliaram que os combates em Gaza provavelmente se estenderão ao longo de todo o ano de 2024, embora com menor intensidade do que anteriormente, conforme Israel busca despojar o Hamas de suas capacidades militares e governamentais.

O exército também está se preparando para potencial escalada dos combates na fronteira com o Líbano, onde o Hezbollah e grupos terroristas palestinos aliados têm realizado ataques diários com foguetes, mísseis e drones, simultaneamente à guerra em Gaza.

O ministro da Defesa, Yoav Gallant, declarou na segunda-feira (15) que a "fase intensiva" da ofensiva terrestre de Israel no norte de Gaza foi concluída e que em breve também será encerrada na área de Khan Younis, no sul da Faixa.

No norte de Gaza, Gallant disse: “Todas as estruturas de batalhão [do Hamas] foram desmanteladas. Estamos agora trabalhando para eliminar focos de resistência. Conseguiremos isso através de incursões, ataques aéreos, operações especiais e atividades adicionais.”

No centro de Gaza, ele disse: “Estamos destruindo a indústria militar do Hamas, os seus centros de produção. Estes são os locais que produzem foguetes, IEDs, explosivos e outras armas para serem usadas contra nós. As conquistas [das nossas tropas] são muito impressionantes.”

No sul de Gaza, Gallant disse que “as tropas das FDI estão focadas na cabeça da cobra, a liderança do Hamas. Como parte desta ação… a Brigada Khan Younis está gradualmente a desintegrar-se como força de combate.”

“Também cortamos as estradas que levam a Rafah acima e abaixo do solo”, disse ele. As FDI ainda não operaram no terreno na área de Rafah, na fronteira egípcia, mas indicaram que acabarão por expandir a ofensiva ali.

Reféns

Apesar de sugerir que os combates de alta intensidade estavam diminuindo, Gallant afirmou que somente a pressão militar contínua sobre o Hamas poderia resultar em um novo acordo de reféns.

“Se o fogo parar, o destino dos reféns ficará selado durante muitos anos no cativeiro do Hamas. Sem pressão militar, ninguém falará conosco. Somente a partir de uma posição de força os reféns poderão ser libertados”, disse ele.

Ele fez esses comentários em um momento em que as famílias dos reféns expressavam crescente frustração com o governo, alegando que essa política se mostrou ineficaz, já que nenhum refém é libertado há mais de um mês.

Israel retomou sua ofensiva terrestre no início de dezembro, após uma trégua de sete dias que resultou na libertação de mais de 100 reféns.

Em relação aos reféns sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro, acredita-se que 132 permaneçam em Gaza, com incertezas sobre o estado de saúde deles e se algum morreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.