sexta-feira, 2 de junho de 2023

Irã executou mais de 300 pessoas em 2023, segundo grupo de direitos humanos

Só no mês de maio, 142 pessoas foram enforcadas pela República Islâmica.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO TIMES OF ISRAEL

Aumenta número de execuções por enforcamento no Irã. (Foto representativa: Wikimedia Commons/Hamidreza Nikoomaram)

A organização Iran Human Rights (IHR), com sede na Noruega, disse que o Irã executou 307 pessoas neste ano — um aumento de 75% em relação ao mesmo período em 2022.

Só no mês de maio, 142 pessoas foram executadas pela República Islâmica. Este número é o maior desde 2015 e significa que, na média, mais de 4 pessoas estão sendo enforcadas diariamente, conforme o The Times of Israel.

Os defensores da vida acusam o Irã de intensificar as execuções para incutir medo na população enquanto a liderança se move para reprimir o movimento de protesto que eclodiu em setembro.

Enforcamentos

Sete homens foram enforcados em casos relacionados aos protestos, mas ativistas dizem que as execuções aumentaram em casos menos importantes, entre eles, execuções por uso e porte de drogas, homicídios e casos relacionados a questões étnicas e religiosas.

“O objetivo da intensificação das execuções arbitrárias da República Islâmica é espalhar o medo social para evitar protestos e prolongar seu governo”, disse o diretor do IHR, Mahmood Amiry-Moghaddam.

“Se a comunidade internacional não mostrar uma reação mais forte à atual onda de execuções, centenas mais serão vítimas de sua ‘máquina de matar’ nos próximos meses”, continuou.

A República Islâmica executa mais pessoas a cada ano do que qualquer outra nação, ficando atrás somente da China, de acordo com a Anistia Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.