quarta-feira, 31 de maio de 2023

Como os crimes cometidos pela Venezuela afetam os cristãos

O país é apontado por violar direitos humanos e pela atual crise de imigração entre os venezuelanos.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA BBC E CNN

Nicolás Maduro. (Foto: Wikimedia Commons/Kremlin)

A visita do ditador Nicolás Maduro ao Brasil para participar de encontros com o presidente Lula e outros 10 líderes de países sul-americanos levantou diversas polêmicas nas redes sociais.

É a primeira vez que o presidente da Venezuela vem ao Brasil desde 2015 e a primeira desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro o proibiu de entrar em território brasileiro, em 2019.

O jornalista da BBC News, Leandro Prazeres, citou pelo menos três polêmicas que giram em torno da presença do ditador no país: “Direitos humanos, crise de imigração e a enorme dívida que a Venezuela tem com o Brasil, feita por empreiteiras investigadas e condenadas.”

Para o pastor venezuelano, Enrique Soto, tudo o que acontece na Venezuela tem a ver com um problema espiritual: “Muitos estão sendo tocados pelo Senhor, mas muitos ainda se apegam à feitiçaria, santeria e todo tipo de idolatria. A guerra espiritual é intensa”.

Soto explica que o falecido presidente Hugo Chávez era um sacerdote da santeria — religião afro-cubana que tem rituais parecidos com o Candomblé no Brasil — e fez todos os tipos de pactos e rituais satânicos, auxiliados por Cuba, a fim de manter o poder e entregar a Venezuela às trevas do comunismo.

‘Venezuela é denunciada por violar direitos humanos’

Maduro não mede esforços para conter aqueles que protestam contra o seu governo, conforme a BBC: “Há prática de violência contra manifestantes, mas o governo da Venezuela rebate as acusações dizendo que isso faz parte de uma campanha internacional para desacreditar a liderança de Maduro”.

‘Crise de imigração e dívida com o Brasil’

A Venezuela passa por uma grave crise política, econômica e humanitária, o que vem causando a imigração de milhares de venezuelanos para diversos países. Mais de 6,1 milhões fugiram da Venezuela nos últimos anos”.

O Brasil já recebeu 320 mil imigrantes venezuelanos que entraram pela fronteira entre os dois países, no estado de Roraima.

Um dos pontos mais polêmicos da vinda de Maduro ao Brasil é a dívida que a Venezuela tem com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

“Até março deste ano, as dívidas totalizavam US$ 722 milhões (aproximadamente 3,6 bilhões de reais). O valor é referente a financiamentos feitos pelo Banco para obras de infraestrutura na Venezuela. E, parte delas foi feita por empreiteiras investigadas e condenadas pela Operação Lava Jato”, lembrou o jornalista da BBC.

Crise humanitária e o papel da Igreja

A situação dos venezuelanos é delicada. Sob o regime socialista, os militares assumiram grande parte da economia, incluindo a distribuição de alimentos. “A eletricidade é cortada diariamente. Há escassez de comida e remédios. O preço do petróleo está em queda. E para acrescentar, a agitação política deixou a nação em turbulência”, explicou Vernon Brewer, fundador da organização cristã World Help.

O pastor compartilha que a Igreja tem sido atuante na distribuição de alimentos, remédios e, principalmente, na esperança espiritual: “Sendo as mãos e pés de Jesus e mostrando o amor de Cristo, que é o mais importante para essas pessoas, que estão cercadas de desesperança. Não estamos apenas distribuindo comida para os cristãos, estamos distribuindo comida para todos”.

Perseguições e crimes cometidos pela Venezuela

Os atos documentados de perseguição e criminalização, conforme um relatório do Cepaz (Centro de Justiça e Paz), em 2022, constituem uma violação dos direitos humanos e liberdades fundamentais das vítimas.

O relatório especifica violação dos direitos como a vida, integridade pessoal, liberdade de expressão e religião, liberdade de reunião e associação, garantias judiciais, paz, entre outros que garantem os referidos direitos essenciais para uma sociedade livre e democrática.

“Na Venezuela parece haver motivos razoáveis ​​para supor que a política de perseguição e criminalização tenha sido cometida em conjunto com outros crimes contra a humanidade, como assassinatos, prisões, torturas e estupros”, diz ainda o relatório.

Em 2020, a Missão Internacional Independente de Investigação sobre a Venezuela também apresentou um relatório exaustivo, no qual concluiu que as autoridades venezuelanas cometeram crimes contra a humanidade, incluindo o crime de perseguição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.