segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Jovens que leem a Bíblia regularmente ficam menos estressados, diz novo estudo

Na Geração Z, a faixa etária que mais enfrenta estresse, aqueles que meditam nas Escrituras encontram mais propósito na vida.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE CHRISTIAN HEADLINES

Jovens da Geração Z que leem e vivem a Bíblia têm níveis mais baixos de estresse. (Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Gift Habeshaw).

Um novo estudo revelou que jovens da Geração Z que leem a Bíblia regularmente ficam menos estressados do que aqueles que não têm o hábito de meditar na Palavra de Deus.

A pesquisa “State of the Bible”, realizada pela Sociedade Bíblica Americana neste ano, descobriu que a Geração Z – nascidos entre 1997 e 2012 – enfrentam “níveis mais altos de estresse do que as gerações mais velhas”.

Usando um questionário com 10 perguntas, os pesquisadores avaliaram os níveis dos sentimentos envolvidos no estresse, como insônia, solidão e desesperança.

Os entrevistados da geração Z, dos Estados Unidos, apresentaram a pontuação mais alta na escala de estresse (14,9), ultrapassando os Millennials – nascidos entre 1981 e 1996 – (12), os Boomers – nascidos entre 1946 e 1964 (6,6). A pontuação utilizou um sistema de 40 pontos.

Geração Z: a faixa etária mais estressada

“Embora este não seja um estudo clínico, o autorrelato baseado em sintomas reflete os métodos de triagem usados ​​em contextos de saúde mental”, pontuou o relatório do estudo.

Segundo a pesquisa da Sociedade Bíblica, 35% das mulheres da Geração Z e 31% dos homens da Geração Z sofrem de “alta ansiedade”.

As porcentagens são maiores do que a média nacional (18%) e do que todas as demais faixas etárias.

“Muito tem sido escrito sobre as pressões sociais e emocionais da sociedade moderna sobre os jovens em geral – e especialmente as mulheres jovens”, afirmou o estudo.

“As redes sociais fazem exigências constantes. Há competição por notas e empregos. A permissividade sexual levanta questões de valor pessoal”.

Um conselho do Surgeon General de 2021 destacou que crianças, adolescentes e jovens enfrentaram “desafios sem precedentes” durante a pandemia.

“A pandemia do Covid-19 mudou drasticamente o mundo deles, incluindo a forma como frequentam a escola, interagem com amigos e recebem cuidados de saúde”, disse o conselho.

“Eles e suas famílias podem ter perdido o acesso a cuidados de saúde mental, serviços sociais, renda, alimentação ou moradia. Eles podem ter tido coronavírus, sofrido com sintomas prolongados de Covid ou perdido um ente querido para a doença”.

Encontrando propósito na Bíblia

Mas, conforme a nova pesquisa da Sociedade Bíblica, os jovens da Geração Z envolvidos com as Escrituras possuem níveis mais baixos de problemas de saúde mental.

Os pesquisadores explicaram que aqueles que leem a Bíblia encontram maior significado e propósito em sua vida.

“As pessoas que leem a Bíblia regularmente e a aplicam em suas vidas relatam menos sintomas de estresse, ansiedade ou depressão. As estatísticas para homens e mulheres engajados nas Escrituras na Geração Z mostram níveis normais de sintomas de ansiedade e depressão”, concluiu o estudo.

“Isso é verdade em todos os dados da pesquisa, e especialmente entre as mulheres da Geração Z. Por mais altos que sejam os níveis de ansiedade e depressão para as mulheres da Geração Z, eles são ainda maiores quando essas mulheres são desengajadas da Bíblia”.

A pesquisa ainda ressaltou que a leitura bíblica não é uma cura instantânea para problemas mentais, mas é um hábito benéfico para a saúde emocional e espiritual.

“Não queremos sugerir que pegar uma Bíblia vai curar instantaneamente os problemas de saúde mental de uma pessoa e fazê-la prosperar em todos os aspectos da existência”, observou o relatório.

“O envolvimento com as Escrituras é um modo de vida, no qual as pessoas se encontram com Deus regularmente e reformulam seus pensamentos e atividades em resposta à orientação de Deus. De acordo com nossos dados, essa interação contínua está associada à saúde mental e ao florescimento humano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao pedir cópia de Certificados ou convites favor enviar e-mail para a resposta.
Obrigada.